Conheça os prováveis favoritos à melhores técnicos do Brasileirão Série B 2023. Na próxima sexta-feira (14), Guarani e Avaí farão o jogo de abertura da competição, às 19h (horário de Brasília), no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e ao longo destes dias o portal Futebol na Veia tem publicado vários conteúdos sobre o torneio(confira) e entrando no clima para cobrir as 38 rodadas desta temporada, que tem previsão para terminar em novembro deste ano.
Listamos cinco treinadores que ao longo de 2023 tem ganhado muito destaque, não só pelos resultados alcançados, mas também pela solidez dos seus últimos trabalhos no futebol brasileiro, confira.
Favoritos aos melhores técnicos do Brasileirão Série B 2023
Mozart Santos (Atlético Goianiense)
Demitido pouco antes do fim do Paulistão pelo Guarani, em pouco tempo, Mozart Santos conseguiu um novo clube para trabalhar e foi contratado pelo Atlético Goianiense com a missão de ir bem na Copa do Brasil, vencer o estadual, e preparar o time para a disputa do Brasileirão da Série B.
Parte desta missão foi cumprida com o título estadual, conquistado na casa do maior rival Goiás, no último final de semana. Após derrota no tempo normal pelo placar de 3 x 1, o jogo foi para a disputa de pênaltis, já que no primeiro jogo, o Dragão venceu pelo placar de 2 x 0.
Nas cobranças de penalidades máximas, o time Rubro Negro se deu melhor e conquistou o caneco. Na Copa do Brasil, entretanto, o resultado não foi dos melhores, este foi o primeiro jogo oficial de Mozart no comando do time goiano, que foi eliminado da competição para o Volta Redonda-RJ, após empate, em 1 x 1, no tempo normal, e derrota nos pênaltis.
Em relação àSérie B, pela experiência do técnico na competição, tendo salvado o Guarani de um quase certo rebaixamento na temporada passada, e quase subindo com o CSA em 2021, a tendência é que o Atlético-GO faça uma boa campanha em 2023, e lute por uma das quatro vagas na elite do futebol brasileiro.

Gustavo Morínigo (Ceará)
Um dos principais responsáveis pela boa fase do time do Ceará em 2023 é o paraguaio Gustavo Morínigo, que treinou o Coritiba em 2021, e está no Vozão desde a temporada passada. Os números este ano impressionam, apesar das decepções na Copa do Brasil e também no Campeonato Cearense, já que foi eliminado para o Ituano na competição nacional, e acabou perdendo a final do estadual para o maior rival.
Ao longo de 21 partidas em 2023, o Ceará venceu 13 jogos, empatou quatro e perdeu outros quatro, um aproveitamento de 68%, média altíssima para os padrões brasileiros, e que se mantida poderá trazer bons frutos ao Vozão, que tem a expectativa de subir, e quem sabe, conquistar o título da Série B do Brasileirão.
O clube vive a expectativa da disputa das finais da Copa do Nordeste contra o Sport para tentar amenizar o sentimento de tristeza do torcedor com a perda do título do estadual para o Fortaleza.
Enderson Moreira (Sport)
O Sport vive fase iluminada na temporada. Além das boas exibições de Luciano Juba e Vagner Love, a montagem feita pelo técnico Enderson Moreira foi fundamental para o time conseguir produzir muito e ter consistência defensiva, o que levou o Leão da Ilha para as finais da Copa do Nordeste e também do Campeonato Pernambucano.
O time ainda disputa a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série B, sendo um dos favoritos ao título da competição. Enderson Moreira viveu altos e baixos na carreira, mas parece ter encontrado seu melhor caminho no clube pernambucano e seu trabalho em 2023 pode credenciar o treinador para ser um dos melhores da divisão ao final do ano.
Em 23 jogos comandando o Sport até aqui na temporada, o Leão da Ilha venceu 17 vezes, empatou cinco e perdeu apenas um jogo, aproveitamento muito positivo de 81%.
Fernando Marchiori (ABC)
Treinador de uma das maiores sensações da temporada. O Elefante Potiguar foi um rolo compressor de adversários ao longo da primeira parte da temporada, e por pouco não chegou até a final da Copa do Nordeste, acabou derrotado por 1 x 0 em um jogo muito equilibrado contra o Sport, na semifinal da competição.
O perfil adotado pelo ABC lembra muito o futebol praticado na Europa, com muita intensidade, muitos homens na última linha do campo de ataque, e superioridade numérica em praticamente todos os setores do campo, para que o time consiga triangular e envolver o adversário para criar chances claras de gol.
Em 20 jogos disputados na temporada, o ABC venceu 14, empatou três e perdeu outros três, sendo que o aproveitamento é de 75%. Apesar de não ser o grande favorito ao acesso, muito menos ao título da Série B, será interessante observar e apreciar o estilo de jogo do time potiguar na Série B de 2023.
Hélio dos Anjos (Ponte Preta)
Líder, estrategista, e talvez o maior responsável pelo acesso da Ponte Preta à elite do futebol paulista em 2024, e pela manutenção da Ponte Preta na Série B em 2023. Hélio dos Anjos está acostumado a acessos, e divisões inferiores no Campeonato Brasileiro e acumulou ao longo de sua longa trajetória como treinador, trabalhos de destaque, seja na Série A, como na Série B do Campeonato Brasileiro.
Hélio chegou em um momento delicado do time em 2022, mesmo com a queda da Ponte Preta para a Série A2 do Paulistão este ano, a diretoria o manteve, e mesmo sem muitos jogadores, e precisando recorrer às categorias de base para formar o time desta temporada, o treinador mostrou muita eficiência em seu trabalho e montou uma equipe muito competitiva, e que pode brigar na parte de cima da tabela do Brasileirão Série B, caso consiga trazer mais alguns nomes até o final da janela, ou no começo da próxima.



