Enderson Moreira, técnico do Botafogo, será julgado pelo STJD

A princípio, o técnico do Botafogo, Enderson Moreira, será julgado pela 5ª comissão disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Assim, este julgamento será por conta de sua expulsão no jogo contra o Confiança. Nesta partida, Enderson fazia sua estreia como treinador do Glorioso, e acabou sendo expulso por ofender o 4º árbitro, aos 15 minutos da etapa final da partida. Então, o julgamento será na próxima sexta-feira (20). Além disso, o treinador pode pegar até 12 jogos de suspensão.

Em suma, Enderson Moreira recebeu o primeiro cartão amarelo após reclamar vorazmente de uma falta não marcada a favor do Botafogo. Contudo, seguiu reclamando e chegou a ofender o 4º arbitro, Michael Vinicius Santos Freitas, na beira do campo, e acabou recebendo o cartão vermelho. E mesmo após a expulsão, o treinador ainda continuava muito exaltado. Assim, os auxiliar técnico Luis Fernando Flores e o preparador de goleiros Flavio Tenius ainda tentaram conter Enderson Moreira, sem sucesso. Além disso, mesmo após a expulsão, o treinador tentou assistir ao jogo das arquibancadas. Todavia, acabou tendo que deixar o local também.

O juiz da partida, Zandick Gondim Alves Junior (RN), acabou relatando todo o acontecido na súmula do jogo. Segundo o arbitro na súmula, “o Sr. Enderson Alves Moreira se dirigiu ao quarto-árbitro e proferiu a seguintes palavras de forma ostensiva e ofensiva: “Você não sabe trabalhar, c******, p****!”.

Este teria sido o motivo do segundo cartão amarelo, resultando no vermelho. Entretanto, não parou por aí. Já que o treinador do Botafogo “se recusou a deixar o campo de jogo” e voltou a atacar o 4º arbitro:

“Você é despreparado, eu falei ‘p****’, vai trabalhar com vôlei, vai trabalhar com outro esporte qualquer, pode colocar no relatório tudo que eu falei, vai trabalhar aí o resto da sua vida”.

Enderson Moreira denunciado

Por fim, Enderson Moreira acabou denunciado (toda expulsão acaba em denuncia) em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: No artigo 258 (conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva), que tem pena de um a seis jogos. Todavia, a denuncia mais grave foi a do artigo 243-F, que consiste em ofender algum membro da equipe de arbitragem em sua honra. A pena é mais dura, sendo essa suspensão de quatro a seis jogos e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Foto Destaque: Reprodução/Sportv

João Victor Freire

João Victor Freire

Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá.