Antes de mais nada, o atacante Rafael Navarro, autor de um dos gol da última vitória do Botafogo, é o artilheiro da temporada do Glorioso. Contudo, o mesmo tem contrato até o fim do ano, e o clube carioca trata da renovação já há alguns meses, que parece cada vez mais difícil, visto o interesse de outros clubes no atacante. Para esclarecer a situação, o diretor de futebol do Alvinegro, Eduardo Freeland, deu mais detalhes sobre as conversas pela renovação e disse ainda acreditar que ele possa ficar para 2022.
Freeland detalha complicada negociação do Botafogo com Rafael Navarro por renovação: ‘Ainda não desisti’ https://t.co/5kYJCrecPK
— FogãoNET ★彡 (@fogaonet) September 29, 2021
Assim, Freeland declarou que ainda não desistiu, apesar da dificuldade:
“Era uma negociação menos difícil, existia uma questão entre as empresas sócias do Navarro, e se tornou mais complicada a partir da elevação da performance dele.”
O diretor ainda revelou que chegaram duas propostas pelo atacante de 21 anos, e que a segunda proposta foi aceita pelo Botafogo. Contudo, o clube não revelado entendeu que o aceite já não fazia mais sentido. Pois eles entendiam que o valor de mercado estava elevado demais.
O principal entrave nas conversas é o valor pedido por Navarro e seu staff. Todavia, segundo informação apurada pelo “Canal do Medeiros” (canal do Youtube especializado em Botafogo), o diretor Freeland tentará “uma última cartada” com valores muito próximos do que pediu Navarro.
Vale lembrar que o Internacional também declarou interesse em Rafael Navarro nesta última quarta-feira (29). Já que segundo apuração de um portal de notícias do Colorado, o atacante é um nome bem avaliado pelo CAPA (Centro de Análise e Prospecção de Atletas). O clube gaúcho também se prepara para possíveis saídas de seus principais atacantes (Paolo Guerrero e Yuri Alberto) no fim de 2021.
Desempenho de Rafael Navarro
Em suma, Rafael Navarro foi contratado em 2019 junto ao Atlético-GO para a equipe sub-20. Contudo, acabou sendo usado na reta final do Campeonato Brasileiro 2020, quando o Glorioso já estava rebaixado. Assim, Eduardo Freeland ainda falou sobre o motivo da utilização do atleta:
“O Navarro só jogou contra o Palmeiras como titular porque o (Matheus) Babi chegou atrasado em um treino na semana e estávamos em um processo de choque de ordem, de não aceitar certos comportamentos. Jogou, fez um bom jogo e um gol muito bonito. Isso foi em 2 de fevereiro.”
A partir daí, segundo o diretor, se iniciou as conversas pela extensão do contrato. Todavia, foi ficando cada vez mais difícil, já que a atuação do jogador foi melhorando cada vez mais. Hoje é o principal jogador de ataque alvinegro. Além disso, já marcou 11 gols, e garantiu nove passes para gol. O número de gol faz com que Rafael Navarro seja o atual artilheiro do time na temporada.
Por fim, apesar de toda esta confusão extracampo, o diretor de futebol do Glorioso elogiou o comportamento do jogador dentro das quatro linhas, falando que ele tem sido muito profissional, tanto nos jogos quanto nos treinos. Apesar do dia a dia preocupar o dirigente durante certo tempo, Navarro se mostrou muito focado em fazer bons jogos pelo time.
Foto Destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo