Dupla do Botafogo tem 74% de aproveitamento como titulares; saiba mais

O bom momento do Botafogo no Campeonato Brasileiro se reflete nos números do time em campo. Em cinco jogos na competição até aqui, o time marcou 12 gols, média de mais de dois por partida e sofreu apenas quatro, menos de um gol sofrido por rodada. O equilíbrio ataque e defesa ajudam a entender o porquê do time treinado pelo técnico português, Luís Castro, estar tão bem no Brasileirão, e figurar, neste momento, como a grande sensação da temporada.

Após um início de 2023 turbulento, com a eliminação ainda na primeira fase do Campeonato Carioca, o time se encontrou, venceu a Taça Rio de forma tranquila, avançou sem sustos na Copa do Brasil, e colhe os frutos da longevidade do trabalho realizado pela comissão técnica do time, que está junto ao grupo desde o ano passado. O Botafogo é a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro, está atrás apenas do São Paulo, que tomou três gols. Porém, a de se considerar que no meio de sua trajetória na competição, o Glorioso teve um clássico muito disputado contra o Flamengo, no qual foi vazado em duas oportunidades no triunfo pelo placar de 3 x 2.

Fora isso, o time se manteve bem defensivamente, tomou um gol na sua estreia, quando venceu o São Paulo por 2 x 1, jogando em casa, e depois quando venceu o Bahia, pelo mesmo placar de 2 x 1, jogando em Salvador. Nos últimos dois jogos, contra Atlético Mineiro e Corinthians, o Fogão não foi vazado, e ainda por cima marcou cinco gols. Além do trabalho coletivo, algumas peças tem respondido muito bem individualmente, casos de Victor Cuesta e Adryelson, que são os responsáveis por dar a segurança necessária para o sistema defensivo do Glorioso. A dupla esteve junta em 19 oportunidades na temporada, e possuem juntos um assustador aproveitamento de 74%.

Com os dois formando a dupla de zaga, o Botafogo venceu 13 partidas, empatou três, e perdeu outras três, marcou 32 gols e sofreu apenas 17, menos de um por partida, neste período, o Alvinegro de General Severiano ficou sem tomar gols em oito jogos, ou seja, 42% dos jogos. Para boa parte dos treinadores no futebol brasileiro, de nada adianta ter um ataque eficiente, se o sistema defensivo não funciona, no Glorioso isso se aplica muito já que o trabalho coletivo do time tem potencializado as qualidades individuais dos atletas.

Botafogo no caminho para mais uma vitória no Brasileirão

O Fogão encara o Goiás, neste domingo (13), às 18h30, no estádio Hailé Pinheiro, na Serrinha. O adversário do Glorioso não está nada bem na competição, e neste momento é o 18º colocado, com apenas três pontos ganhos, em cinco jogos disputados. Treinado pelo auxiliar técnico Emerson Ávila, o Esmeraldino só venceu uma partida, contra o Corinthians, na 2ª rodada do Brasileirão, pelo placar de 3 x 1, e vem em uma péssima sequência de três jogos sem vitória. Foi derrotado pelo Athletico Paranaense por 2 x 0, goleado em casa pelo Palmeiras por 5 x 0, e na última rodada, perdeu para o Flamengo por 2 x 0, jogando no Maracanã.

A julgar pelo ótimo momento do Botafogo e pela situação ruim que vive o Goiás na temporada, é bem capaz que a sequência de vitórias do Glorioso continue, e dessa maneira, o time consiga bater um recorde inédito de seis vitórias seguidas de um clube nos primeiros jogos do Brasileirão. A vitória contra o Corinthians no último meio de semana fez com que o Alvinegro carioca alcançasse o feito do São Paulo, que em 2011 também venceu seus cinco primeiros jogos no Campeonato Brasileiro 2023.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.