Lucas Perri, do Botafogo, é líder em quesito importante do Brasileirão

Líder absoluto do Campeonato Brasileiro com cinco vitórias em cinco jogos, o Botafogo teve um começo arrasador na competição, com 12 gols marcados e apenas quatro sofridos, sendo a segunda melhor defesa e o segundo melhor ataque neste momento. Na última rodada, o time treinado pelo português Luís Castro venceu de forma dominante o Corinthians pelo placar de 3 x 0, jogando no estádio Nílton Santos. Tiquinho Soares, duas vezes e Eduardo, fizeram os gols do Glorioso. Nos últimos dois jogos, o Alvinegro caroca não sofreu gols, se consolidando como uma das melhores defesas do futebol brasileiro.

Ao longo de 2023, o Glorioso sofreu apenas 18 gols em 27 partidas. Média considerada baixa, pois o nível técnico dos times enfrentados pelo Botafogo neste Brasileirão é alto, o que comprova que o trabalho de Luís Castro à frente do time carioca tem dado frutos. Mesmo com a turbulência do início da temporada, quando o Alvinegro não conseguiu se classificar para as finais do Campeonato Carioca, a diretoria do clube manteve o português no comando técnico do time, e vem colhendo os frutos do que pode ser uma campanha histórica. Desde 1995, o time da Estrela Solitária não sabe o que é vencer um título brasileiro, na última conquista, venceu o Santos.

Grande parte deste bom trabalho defensivo que o time do Botafogo vem aplicando em 2023 passa pelo momento iluminado do goleiro Lucas Perri, que é o arqueiro com mais intervenções entre todos os goleiros da Série A, a taxa de bolas defendidas pelo jogador é de 87%, tendo feito 27 defesas ao longo deste Brasileirão, o que dá uma média de 5,4 defesas por partida, comprovando a teoria de que um bom time começa com um grande goleiro. De acordo com o site Sofascore, Lucas é o segundo melhor goleiro da competição, com uma nota média de 7,66, ficando atrás apenas de Léo Jardim, do Vasco da Gama, que tem nota média de 7,74.

Coletivo do Botafogo potencializa o individual do time

O momento coletivo do Botafogo tem ajudado a potencializar as qualidades individuais das principais peças do time. Além da segurança de Lucas Perri, outros jogadores do Glorioso aparecem neste momento como destaques do Brasileirão. Casos de Tiquinho Soares, que com os dois gols marcados diante do Corinthians, chegou a marca de cinco gols marcados, sendo assim, o artilheiro isolado da competição. Na lista dos 50 melhores feita pelo Sofascore, outro nome que aparece é o do meia Victor Sá, que ao lado de Eduardo, tem feito um papel muito importante na armação do time.

Neste final de semana, o Botafogo encara o Goiás, fora de casa, às 18h30, no estádio Hailé Pinheiro, na Serrinha, o time esmeraldino está na 18ª colocação, com apenas três pontos ganhos. A julgar pelo momento do rival, o Glorioso poderá manter sua série invicta e quebrar o recorde de seis vitórias seguidas nos primeiros seis jogos do Brasileirão, feito jamais antes alcançado por nenhum clube na era dos pontos corridos.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.