Campeonato mais democrático do futebol brasileiro, a Copa do Brasil é a segunda competição mais importante do cenário nacional. O torneio anualmente engloba clubes das quatro séries (A, B, C, D), e sem divisão. Desde 1989, o mata-mata faz a alegria do torcedor e, de lá para cá, muita coisa aconteceu.
O Futebol na Veia separou algumas curiosidades históricas da Copa do Brasil que provavelmente você não sabia. Embarque com a gente nessa e fique por dentro de todos os detalhes do mata-mata nacional!
Índice
- 1 Veja curiosidades históricas da Copa do Brasil
- 1.1 Primeiro gol da Copa do Brasil
- 1.2 Técnico mais vitorioso da Copa do Brasil
- 1.3 Jogadores mais vitoriosos
- 1.4 Maior soma de resultados
- 1.5 Algumas surpresas e zebras
- 1.6 Pior média de público
- 1.7 Primeira final decidida nos pênaltis
- 1.8 Sport – único nordestino campeão da Copa do Brasil
- 1.9 Região Norte e Centro-Oeste
Veja curiosidades históricas da Copa do Brasil
A Copa do Brasil é um campeonato almejado por quase todos os times da Série A do Brasileirão que, além do título, buscam a classificação para a Libertadores do ano seguinte, conquistada pelo campeão. Isso faz com que o torneio seja mais do que especial e reúna inúmeras curiosidades ao longo desses mais de 30 anos de competição.
Primeiro gol da Copa do Brasil
Alcindo, atacante do Flamengo do final da década de 1980 até o início de 1990, foi o responsável por marcar o primeiro gol da história da Copa do Brasil. Ele fez o tento que abriu caminho para a vitória do Rubro-Negro por 2 x 0 sobre o Paysandu, em duelo válido pela ida da 1ª fase do mata-mata nacional daquele ano.
Técnico mais vitorioso da Copa do Brasil
Luiz Felipe Scolari, o Felipão, é o técnico com mais títulos de Copa do Brasil. O ex-comandante da Seleção Brasileira faturou o caneco em 1991 com o Criciúma, 1994 com o Grêmio, e 1998 e 2012, ambos dirigindo o Palmeiras.
Jogadores mais vitoriosos
Nos mais de 30 anos de disputa da Copa do Brasil, Zinho e Roger Machado foram os jogadores que mais vezes levantaram o troféu do mata-mata nacional, com quatro conquistas cada. O ex-volante, atualmente comentarista dos canais ESPN, venceu o título defendendo as cores de Flamengo (1990), Palmeiras (1998), Grêmio (2001) e Cruzeiro (2003).
Já o ex-lateral Roger Machado, por sua vez, foi tricampeão com o Grêmio, em 1994, 1997 e 2001, e conquistou a taça também pelo Fluminense, no ano de 2007.
Maior soma de resultados
A maior soma de resultados numa mesma fase da Copa do Brasil foi 15 x 1. O Internacional goleou o Ji-Paraná de Rondônia por 6 x 0 no jogo de ida, e aplicou um 9 x 1 na volta da 1ª fase do mata-mata nacional de 1993. Vale destacar que naquela edição ainda não havia a regra da classificação com determinado número de gols do visitante nos chaveamentos iniciais.
Algumas surpresas e zebras
A Copa do Brasil é palco de inúmeras surpresas e zebras. Além dos históricos títulos de Criciúma (1991), Juventude (1999), Santo André (2004) e Paulista (2005), o mata-mata nacional reservou outras campanhas marcantes de clubes de menor expressão.
Em 1994, o Linhares do Espírito Santo ficou em 3º lugar na Copa do Brasil. O Brasiliense chegou às finais de 2002 e à semifinal de 2007. Já em 2004, o XV de Novembro fez campanha histórica, eliminando o Vasco na 2ª fase e alcançando as semis, sendo eliminado pelo campeão Santo André.
Pior média de público
A edição de 1990 foi a pior da Copa do Brasil no quesito média de público, apenas 6.281 pessoas por jogo. Além disso, naquele ano, a competição registrou o recorde negativo de público pagante numa partida. Somente 91 torcedores pagaram para assistir a vitória de 1 x 0 do Rio Negro do Amazonas sobre o Juventus do Acre, em Manaus.
Primeira final decidida nos pênaltis
Até 2015, nenhuma final de Copa do Brasil havia sido decidida nos pênaltis. Naquela ocasião, o Palmeiras levou a melhor sobre o Santos na marca da cal e levantou o troféu de campeão em casa, no Allianz Parque. Nas cobranças, o Alviverde venceu por 4 x 3. Gustavo Henrique e Marquinhos Gabriel perderam as penalidades pelo Peixe, enquanto Rafael Marques foi o único a desperdiçar do lado palmeirense.
Sport – único nordestino campeão da Copa do Brasil
Até os dias de hoje, o Sport é o único clube nordestino campeão da Copa do Brasil. Depois de ser derrotado por 3 x 1 no Morumbi, o Rubro-Negro reverteu a desvantagem, superou o Corinthians por 2 x 0 na Ilha do Retiro, e ficou com o caneco de 2008 do mata-mata. Lembrando que naquela edição ainda valia a regra do gol fora ser critério de desempate.
Região Norte e Centro-Oeste
Somente a Região Norte não teve representantes na final da Copa do Brasil até o momento. Já a Região Centro-Oeste também ainda não venceu nenhuma edição, contudo esteve presente na final por duas vezes: em 1990 com o Goiás e em 2002 com o Brasiliense.