O Cruzeiro apresentou, na noite deste sábado (19), os novos Raposão e Raposinho aos torcedores do clube. Essa foi a primeira aparição pública dos mascotes depois de terem seus layouts atualizados aconteceu antes do apito inicial da partida entre o time celeste e o Corinthians, que acontece a partir das 21h, no Mineirão e valerá pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A apresentação aconteceu com direito a lindo show de luzes dos cruzeirenses, fumaça azul e branca e Rock n' Roll. Os torcedores presentes no Gigante da Pampulha ovacionaram a dupla de mascotes, que não participava dos jogos desde que a atualização foi proposta, no último mês de março.
Que sensacional a apresentação dos novos Raposão e Raposinho aqui no Mineirão! Show de luzes da torcida, fumaça e muita vibração!@trivela @siteFNV pic.twitter.com/ojiafHEQGm
— Maic Costa (@omaiccosta) August 19, 2023
Índice
Ronaldo marca presença
Além da dupla de mascotes, outra figura notável marcou presença no Mineirão: Ronaldo Nazário, o Fenômeno, ex-jogador e atual dono da SAF do Cruzeiro. O antigo camisa 9 da Raposa e da Seleção Brasileira acompanhou o jogo de um dos camarotes do estádio. Pentacampeão mundial com o Brasil, R9 tem bonitas histórias tanto no clube celeste, quanto no Corinthians, adversário da noite.
Mudança polêmica
A atualização do Raposão causou muita polêmica e rendeu protestos da torcida do Cruzeiro. No último mês de março, o clube celeste anunciou uma mudança no mascote, com a justificativa da comemoração dos 20 anos de sua criação. Apesar da campanha, que contou com peças visuais e apresentação oficial, o novo visual não agradou e irritou os cruzeirenses.
Além da questão estética do Raposão, que se tornou motivo de piada nas redes sociais, a torcida celeste não gostou da mudança ter sido feita de arbitrária, sem a participação dos torcedores. Membros de organizadas chegaram a ir até a porta da Toca da Raposa II, centro de treinamento do Cruzeiro, para pedir o retorno da versão antiga do mascote.
— Ronaldo, gordão, devolve o Raposão — gritaram os torcedores.
Protesto da Máfia Azul após o Cruzeiro no aniversário de 20 anos do Raposão, trazer uma espécie de Lulu da Pomerânia como o novo Raposão. pic.twitter.com/BLNhSLBNHO
— Ritmo de Torcida (@ritmodetorcida) March 23, 2023
A repercussão negativa fez com que os dirigentes celestes voltassem atrás e anunciassem uma suspensão da mudança, que ainda consideravam necessária. Para se adequar aos pedidos dos cruzeirenses, o Cruzeiro lançou um “Comitê de Torcedores”, formado por 12 pessoas, divididos da seguinte maneira:
- 1 Sócio 5 estrelas;
- 1 ex-atleta notadamente ídolo do Cruzeiro;
- 1 Sócio Diamante;
- 1 representante das Embaixadas;
- 1 membro da Associação de Grandes Cruzeirenses;
- 1 membro de torcidas organizadas;
- 1 representante de grupos de minoria;
- 1 torcedor em geral.
Juntaram-se a esses torcedores um membro do Cruzeiro Associação, o secretário geral e os diretores de Marketing e de Operações do Cruzeiro SAF.
Esse grupo ficou responsável de avaliar novos layouts para o Raposão e escolher três finalistas entre eles. Os sócios-torcedores do clube puderam então votar no seu modelo favorito, pelo site do programa “Sócio 5 Estrelas”, definindo, assim, de forma democrática, qual seria a aparência do mascote.
Victor Gonçalves, representante das Embaixadas do Cruzeiro no Comitê de Torcedores, comemorou a volta do Raposão, após a aprovação da versão física do mascote.
— Feliz com a volta do Raposão, a galera estava toda querendo. A expectativa vai ser cumprida. Ficou melhor que o desenho. A gente estava com medo dele físico. Gostei, ficou muito bom. Cara de mau, mas nem tanto. Dentro do equilíbrio — avaliou Victor.
Por que mudar o Raposão?
Um dos principais questionamentos dos cruzeirenses era sobre o motivo da mudança do Raposão, que era bem aceito e muito querido dentro da torcida. De acordo com a direção do Cruzeiro, a atualização do layout era necessária para que houvesse a continuidade do projeto da “Turma do Raposão”, que visa ampliar o número de personagens e fazer dos mascotes uma fonte de receitas.
Além disso, foram citadas também a intenção de deixar o Raposão mais parecido com uma raposa e a ergonomia da fantasia — de acordo com o Cruzeiro, a cabeça da fantasia atrapalhava a visão dos profissionais e o focinho acabava escondendo o escudo do clube na camisa.
Venhamos e convenhamos mas esses dois aqui vai ficar marcados para sempre, sem dúvidas a melhor versão do Raposão. Não tinha cara de Bobo e nem de demônio, era o mascote mais querido do Brasil pela sua fisionomia de GENTE BOA… pic.twitter.com/h2WAZQns6X
— Leandro Pinheiro 🦊👊🏻💪🏻 (@leandrinhogp) July 21, 2023
Próximos jogos do Cruzeiro no Brasileirão
- 21ª rodada – Grêmio x Cruzeiro – 27/8 (domingo) – 16h – Arena do Grêmio
- 22ª rodada – Cruzeiro x RB Bragantino – 03/9 (domingo) – 18h30 – Mineirão
- 23ª rodada – Santos x Cruzeiro – 13/9 (quarta) – 21h30 – Vila Belmiro
- 24ª rodada – Fluminense x Cruzeiro – 23/9 (quarta) – 21h – Maracanã
- 25ª rodada – Cruzeiro x América-MG – 30/9 (sábado) – (A confirmar)