Corinthians x Estudiantes: torcedores argentinos recebem orientação para evitar racismo

Clube argentino emitiu nota para seus torcedores; brasileiros ironizaram decisão

Nesta terça-feira (22), a partir das 21h30 (horário de Brasília), o Corinthians recebe o Estudiantes, da Argentina, na Neo Química Arena. O confronto é válido pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Por reunir brasileiros e argentinos, a expectativa é de jogo quente e provocativo, principalmente por parte das torcidas. Com o histórico de racismo recente, o clube visitante optou por divulgar um comunicado orientando seus torcedores a evitarem “qualquer gesto racista ou xenófobo”.

A nota, direcionada aos “hinchas” argentinos que viajaram ao Brasil, destacou a forma que a lei brasileira pune o racismo com cinco anos de prisão (sem direito a fiança) quando é flagrado alguma ação discriminatória no contexto de atividades esportivas destinadas ao público.

https://twitter.com/EdelpOficial/status/1691866181093781590

Nos comentários da publicação do Estudiantes, os fãs do time de La Plata criticaram o tratamento que recebem dos policiais no Brasil e a ausência de posicionamento do clube nesse caso. Ainda tiveram outras mensagens racistas direcionadas ao Brasil.

A mensagem dos Pincharretas, como é conhecido a equipe argentina, foi ironizada para torcedores brasileiros pela “recomendação” para os argentinos não serem racistas – como se fosse um grande esforço para eles. Também houve quem criticou que, quando há jogos em outros países ou no próprio território argentino, não há esse tipo de nota. Confira algumas reações.

Dois últimos confrontos do Corinthians na Sul-Americana tiveram atos de racismo

Ao ser eliminado na fase de grupos da Libertadores, o Corinthians foi para os playoffs da Sul-Americana contra o Universitario, do Peru. Na partida de ida, o preparador físico Sebastian Avellino Vargas foi flagrado imitando um macaco para a torcida em plena Neo Química Arena. O profissional foi preso em 11 de junho e permaneceu na prisão por nove dias até ser solto para responder o processo em liberdade.

A partida de volta, no Peru, teve clima hostil, conforme relatou torcedores ouvidos pelo Futebol na Veia à época. Na ocasião, esses brasileiros que viajaram ao país vizinho ouviram gritos racistas.

Nas oitavas de final, a torcida do Newell's Old Boys, da Argentina, foi flagrada cometendo atos racistas em direção aos brasileiros no Estádio Marcelo Bielsa. Um levantamento da Trivela feito em 10 de agosto revelou que 12 dos 14 casos de discriminação cometidos até então na Libertadores e Sul-Americana foram contra clubes do Brasil. Metade dos casos partiram de torcedores argentinos.

Situação do Corinthians na temporada

Sob comando de Vanderlei Luxemburgo, o Alvinegro viveu seu melhor momento na temporada entre 8 de julho e 13 de agosto, quando engatou 11 jogos de invencibilidade com oito vitórias e três empates. Porém, na última quarta-feira (16), perdeu para o rival São Paulo por 2 x 0 e foi eliminado da Copa do Brasil. Resultado que pesou e fez o time sofrer para empatar com o Cruzeiro no último sábado (19).

Nesse momento, a Sul-Americana parece ter virado o foco da equipe na temporada – mesmo com o técnico falando diversas vezes em entrevistas coletivas que não era. Após poupar seis titulares, Luxemburgo deve escalar o que tem de melhor para o duelo contra o Estudiantes hoje. O provável Corinthians tem Cássio, Bruno Méndez, Gil (Lucas Veríssimo), Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon e Renato Augusto; Rojas, Wesley e Yuri Alberto.

A partida de volta está marcada para 29 de agosto no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata.

Veja os próximos desafios do Corinthians na temporada.

  • Corinthians x Goiás, pelo Campeonato Brasileiro – Neo Química Arena – sábado (26), às 21h (horário de Brasília);
  • Estudiantes x Corinthians, pela Copa Sul-Americana – Estádio Jorge Luis Hirschi – terça-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília);
  • Corinthians x Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro – Neo Química Arena – sábado (03/09), às 16h (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.