Derrotado pelo Independiente Del Valle pelo placar de 3 x 0, fora de casa, em Quito na capital equatoriana, o Corinthians, com apenas quatro pontos na Copa Libertadores, não tem mais chances matemáticas de se classificar para as oitavas de final da competição. Os gols do jogo, que foi realizado na noite desta quarta-feira (7), foram marcados por Michael Hoyos (duas vezes), e Júnior Sornoza, ex-jogador corintiano, que defendeu as cores do Alvinegro entre 2019, e 2020. Resta ao Timão lutar pela 3ª colocação do grupo e ir em busca da disputa do Play-off para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Conforme o regulamento da competição secundária, os segundos colocados do torneio enfrentam os terceiros de cada chave da Libertadores para definir os outros oito classificados, já que somente os campeões dos grupos avançam de forma direta.
O Corinthians terá mais três semanas de preparação antes de enfrentar o time uruguaio, e vai enfrentar o Cuiabá, neste sábado (10), em Itaquera, depois terá no dia 21 de junho, o time do Santos, fora de casa, na Vila Belmiro, e em seguida, enfrentará o Athletico Paranaense, em Curitiba. Na 16ª colocação do Campeonato Brasileiro com oito pontos, o Timão vem de derrota para o América-MG na última rodada, fora de casa, pelo placar de 2 x 0, e precisa da vitória para não voltar à zona de rebaixamento da competição. A distância para o Goiás, o qual é o primeiro time na região de descenso, é de apenas um ponto. Sendo assim, o Alvinegro vai precisar pontuar nas próximas rodadas para não arriscar cair ainda mais na tabela.
A eliminação na primeira fase da Libertadores é uma tragédia que pela segunda vez na história atinge o Corinthians. Em 1977, na primeira participação do clube na competição, o time corintiano também foi desclassificado na etapa de grupo. Naquela época, as chaves eram divididas da seguinte forma: dois times do mesmo país faziam parte do mesmo grupo. Sendo assim, o Timão teve como adversários o Internacional de Porto Alegre, o El Nacional, e o Deportivo Cuenca, ambos do Equador. A campanha foi regular, com duas vitórias, um empate e três derrotas, com isso, o Alvinegro de Parque São Jorge terminou com cinco pontos, na 3ª posição, e longe de qualquer chance de avançar, já que somente os líderes do grupo avançavam.
A primeira e ÚNICA vez que o Corinthians tinha sido eliminado na fase de grupos da Libertadores foi em 1977. A equipe paulista repetiu o feito negativo após 46 anos… Que fase, hein, torcedor? 😳 pic.twitter.com/wSxDXQQgHg
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) June 8, 2023
Relembre os resultados do Corinthians na Libertadores de 1977
A estreia do Corinthians na Libertadores aconteceu no dia três de abril de 1977. Naquela data, o Timão empatou com o Internacional no Morumbi por 1 x 1 na 2ª rodada, o time brasileiro foi derrotado pelo El Nacional, em Quito, pelo placar de 2 x 1. Na 3ª rodada, nova derrota, dessa vez para o time do Deportivo Cuenca, pelo mesmo placar de 2 x 1. Precisando da vitória de qualquer maneira diante do Inter no returno da chave, o Timão sofreu seu terceiro revés seguido na competição, perdeu por 1 x 0 para os gaúchos e não tinham mais chances de se classificar, mesmo assim, goleou os equatorianos nos dois últimos compromissos conquistando as primeiras vitórias no torneio.
O Corinthians venceu o El Nacional por 3 x 0 e o Deportivo Cuenca por 4 x 0 nos dois últimos jogos. Vale lembrar que somente 35 anos depois da primeira participação, o Corinthians conseguiu seu primeiro, e único título da maior competição Sul-Americana de clubes, e de forma invicta, sob o comando de Tite, em 2021, contra o tradicionalíssimo Boca Juniors da Argentina.