Nem Lázaro, nem Cuca: Corinthians vive situação única sob o comando de Luxa

O Corinthians foi dominado pelo time do Independiente Del Valle e perdeu pelo placar de 3 x 0, fora de casa, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Com o resultado, o Timão não tem mais chances matemáticas de se classificar para as oitavas de final da competição. Resta ao time Alvinegro vencer o último jogo, que será disputado contra o Liverpool, do Uruguai, para garantir ao menos a 3ª colocação da chave, e dessa forma, ir para o play-off da Copa Sul-Americana. Os gols do time equatoriano foram marcados pelo atacante argentino Michael Hoyos, que anotou o primeiro, e o segundo gol da partida, e pelo ex-corintiano Júnior Sornoza, meia que passou pelo Coringão entre 2019 e 2020, e aplicou a Lei do Ex marcando o terceiro, e último gol do Del Valle. Com a vitória diante do time brasileiro, o Independiente garantiu vaga nas oitavas de final da competição continental.

Vivendo fase instável desde o início da temporada, o Corinthians coleciona decepções ao longo de 2023. Eliminado ainda nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Ituano, nos pênaltis, em plena Neo Química Arena, o Timão iniciou o ano sob o comando do Analista de Desempenho do clube, Fernando Lázaro, que inclusive, iniciou o trabalho à frente do time no Brasileirão. Porém, com a derrota para o Argentinos Juniors em Itaquera, pela Libertadores, a diretoria corintiana decidiu por tirar o profissional do comando técnico do time, e colocar alguém mais experiente no cargo de treinador. A escolha, porém, foi ainda mais polêmica. Cuca foi o contratado para substituir Fernando, mas por conta das acusações de estupro que o técnico sofreu, ainda quando era jogador, em 1989, causou revolta na torcida corintiana, boa parte puxada das manifestações contra o comandante eram puxadas pela comunidade feminina, que pedia a não contratação do técnico, e depois de sua chegada, a saída do mesmo.

A pressão foi tanta, que com apenas dois jogos disputados, o treinador pediu para sair do time. Sendo assim, às vésperas do confronto contra o Independiente Del Valle no primeiro turno do grupo, em Itaquera, quando perdeu por 2 x 1, Vanderlei Luxemburgo foi o escolhido para fazer o time jogar o que não havia jogado ainda na temporada. Entretanto, as sucessivas trocas no comando técnico, e intensa turbulência dentro, e fora de campo, impactam diretamente no desempenho do time, que com um elenco limitado, vive um dos piores momentos de sua história. Para se ter uma ideia, nos últimos nove jogos fora de casa, o time do Corinthians não venceu nenhum jogo, empatou dois, e perdeu nada mais nada menos do que oito. São apenas dois gols marcados e 18 sofridos, consequência de um clube muito desorganizado nos bastidores, e cumpre à risca a receita para ser rebaixado para a Série B do Brasileirão ao final da temporada.

Corinthians tenta a reabilitação em casa diante do Cuiabá

O foco do Corinthians volta ao Campeonato Brasileiro. Neste sábado (10), o Timão vai encarar o Cuiabá pela 11ª rodada da competição. Os dois times brigam na parte de baixo da tabela, sendo assim, o confronto é encarado como um jogo de seis pontos, ou seja, fundamental para a recuperação do Timão dentro da tabela. Com oito pontos ganhos, o time paulista é o 16º colocado, apenas uma posição acima da zona da degola. O Dourado, por sua vez, é o 14º colocado, e vem de uma sequência de três jogos sem perder, sob o comando do novo treinador Antônio Oliveira. O jogo acontece em Itaquera, na Neo Química Arena, às 18h30 (horário de Brasília).

Até o próximo confronto do time corintiano na Libertadores, o Alvinegro terá mais dois compromissos pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro deles será contra o Santos, no dia 21 de junho, às 20h, na Vila Belmiro, e em seguida contra o Athletico Paranaense, também fora de casa, no dia 24 de junho, um domingo, às 16h. Depois o Corinthians enfrenta o Liverpool do Uruguai pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.