Corinthians: alvinegros provocam argentinos após ‘batalha’ e classificação

Torcedores do Corinthians presentes no jogo na Argentina foram vítimas de racismo

Na noite desta terça-feira (8), o Corinthians segurou o 0 a 0 contra o Newell's Old Boys na Argentina e garantiu vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Em jogo tenso, brigado e marcado por atos racistas por parte da torcida da casa, o Timão não conseguiu repetir as boas atuações dos últimos compromissos. No entanto, o 2 a 1 na partida de ida em São Paulo foi suficiente para o Alvinegro avançar de fase na competição continental.

Após o apito final, corintianos encheram as redes sociais de provocações aos argentinos. Os alvinegros protestaram contra o racismo cometido pelos torcedores do Newell's antes e durante a partida no Estádio Diego Armando Maradona. Mensagens como “fogo nos racistas”, “vencemos esses imundos”, “respeitem o Corinthians” foram publicadas. Confira algumas reações:

https://twitter.com/younggkako/status/1689103154334375937?s=20

Racismo e confusão nas arquibancadas durante Newell´s Old Boys x Corinthians

Antes da bola rolar no Diego Armando Maradona, torcedores do Newell´s Old Boys ecoaram o grito de “mono” (macaco) e fizeram gestos racistas em direção aos corintianos presentes no estádio. O clima esquentou ainda mais na volta dos times do intervalo.

A divisória que separava dois setores no Estádio Marcelo Bielsa cedeu e as torcidas de Newell's Old Boys e Corinthians entraram em conflito. A polícia precisou intervir e utilizou balas de borracha para conter a confusão. Relatos dão conta de que os argentinos jogaram objetos nos corintianos. Os jogadores do time da casa chegaram a se aproximar das arquibancadas e pediram que os adeptos parassem.

Corinthians chega a 10 jogos sem perder

Com o empate na Argentina, o Corinthians atingiu a expressiva marca de 11 jogos invicto. Neste recorte, foram sete vitórias (Atlético-MG, Universitario, América-MG, São Paulo, Vasco e Newell's Old Boys) e três empates (Bahia, Internacional e Newell's Old Boys). O Timão marcou 16 gols e sofreu apenas oito.

Graças a tal sequência, o Corinthians segue vivo na Copa Sul-Americana (quartas de final) e Copa do Brasil (semifinal). No Campeonato Brasileiro, o Alvinegro ocupa a 14ª colocação, com 20 pontos conquistados.

Quem o Corinthians enfrentará nas quartas de final?

Com vaga assegurada para as quartas de final da Sul-Americana, o Corinthians agora aguarda seu adversário, que sairá do confronto entre Goiás x Estudiantes. Na partida de ida, disputada na Argentina, os hermanos venceram o Esmeraldino por 3 a 0.

O jogo de volta entre Goiás x Estudiantes ocorre nesta quarta-feira (9). A bola rola a partir das 19h (horário de Brasília), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Para se classificar no tempo normal, a equipe brasileira terá de vencer por quatro ou mais gols de diferença. Triunfo alviverde por três tentos leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outro resultado dá a vaga para o time argentino.

Próximos jogos do Corinthians

  • Corinthians x Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro – Neo Química Arena – domingo (13/8), às 16h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Corinthians, pela Copa do Brasil (semifinal – volta) – Morumbi – quarta-feira (16/8), às 19h30 (horário de Brasília);
  • Cruzeiro x Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro – Mineirão – sábado (19/8), às 21h (horário de Brasília)
Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.