Copa do Mundo Feminina 2023: conheça todos os estádios da competição

Na madrugada desta quinta-feira (20), Nova Zelândia x Noruega se enfrentam em jogo que marca a abertura da Copa do Mundo Feminina 2023. O torneio terá partidas disputadas em dez estádios espalhados por Austrália e Nova Zelândia.

Em nove cidades divididas entre os dois países, 32 seleções lutarão pelo título mais importante do futebol feminino mundial. A grande decisão está marcada para o dia 20 de agosto. Conheça os estádios que vão sediar os jogos do torneio:

Estádios da Copa do Mundo Feminina 2023

Accor Stadium – Estádio Olímpico de Sydney (Austrália)

Construído em 1999, o Estádio Austrália acabou ficando popularmente conhecido como Estádio Olímpico de Sydney. Isso porque, o local sediou os Jogos Olímpicos de 2000.

Atualmente, costuma receber partidas de futebol australiano, críquete, rúgbi, além de shows de nomes importantes da música, como Rolling Stones, Justin Bieber, Adele, entre outros. A capacidade do Estádio Olímpico de Sydney é para 75.784 torcedores.

Estádio de Futebol de Sydney (Austrália)

Com capacidade para 40.583 torcedores, o Estádio de Futebol de Sydney foi inaugurado em 1988 e desde então é utilizado para receber jogos de futebol masculino e feminino. O local passou por uma importante reforma e foi entregue em setembro de 2022, visando justamente a Copa do Mundo Feminina deste ano.

Estádio Brisbane (Austrália)

Construído em 1914, o Brisbane Stadium tem capacidade para 49.461 pessoas e além de jogos esportivos, recebe também eventos e shows ao longo dos anos. Vale destacar que a Seleção Brasileira jogará neste estádio na 2ª rodada da fase de grupos, contra a França, no dia 29 de julho.

Copa do Mundo Feminina 2023: conheça todos os estádios da competição
Brisbane Stadium (Foto: FIFA)

Estádio Retangular de Melbourne (Austrália)

O Estádio Retangular de Melbourne será palco do jogo do Brasil contra a Jamaica na Copa do Mundo Feminina 2023, no dia 2 de agosto (3ª rodada da fase de grupos). O local foi inaugurado em 2010 e comporta 27.706 torcedores.

Estádio Retangular de Perth (Austrália)

O Estádio Retangular de Perth foi construído no ano de 1910 e na época tinha formato oval. Em suas primeiras décadas, recebia apenas partidas de lacrosse e críquete. No entanto, foi remodelado no início dos anos 2000 e atualmente é apropriado para a prática de futebol. A capacidade é de 18.727 espectadores.

Estádio Hindmarsh (Austrália)

Palco da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina 2023, contra o Panamá, o Estádio Hindmarsh fica localizado em Adelaide, na Austrália. Com capacidade para 13.557 torcedores, o local foi construído na década de 1960 e passou por obras recentemente.

Copa do Mundo Feminina 2023: conheça todos os estádios da competição
Hindmarsh Stadium, o palco da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina (Foto: FIFA)

Estádio Regional de Wellington (Nova Zelândia)

Inaugurado em 2000, o Regional de Wellington, na Nova Zelândia, será palco de nove jogos da Copa do Mundo Feminina 2023. É considerado a casa do futebol da Nova Zelândia e um dos principais estádios do país. Comporta até 33.132 pessoas nas arquibancadas.

Eden Park (Nova Zelândia)

O Estádio Nacional de Aotearoa, popularmente conhecido como Eden Park, é o maior estádio da Nova Zelândia, e tem capacidade para 43.217 espectadores. O local já recebeu uma série de eventos esportivos importantes, como finais da Copa do Mundo de Rugby Masculino e Feminino.

https://twitter.com/NZ_Football/status/1681175810982682624?s=20

Waikato Stadium (Nova Zelândia)

O Waikato Stadium fica localizado em Hamilton, na Nova Zelândia, e pode receber até 18.009 torcedores. Inaugurado em 2002, o local, construído em um terreno que já foi cemitério, recebeu partidas da Copa do Mundo Sub-17 de 2008 e da Copa do Mundo Sub-20 de 2015.

Copa do Mundo Feminina 2023: conheça todos os estádios da competição
Waikato Stadium (Foto: FIFA)

Dunedin Stadium (Nova Zelândia)

Reconhecido como o primeiro estádio de grama natural totalmente fechado do mundo, o Dunedin Stadium, na Nova Zelândia, pode receber até 25.947 torcedores. Dentre todas as arenas que serão utilizadas no Mundial, esta é a única coberta.

O Dunedin Stadium é relativamente recente, já que foi inaugurado no dia 5 de agosto de 2011. Naquele mesmo ano, o local recebeu quatro jogos válidos pela Copa do Mundo de Rugby. Além disso, também foi utilizado durante a Copa do Mundo de Futebol sub-20 de 2015.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.