A Copa do Mundo Feminina 2023 começa na próxima quinta-feira (20), em Austrália e Nova Zelândia. Trinta e duas equipes de todos os continentes entrarão no gramado para defender as cores de seus países.
Para entrar em batalhas importantes sempre é necessário entrar em campo com os melhores equipamentos. E é justamente isso que várias das equipes farão, com camisas desenhadas especialmente para o momento.
Pensando nisso, o Futebol na Veia apresenta as camisas que serão utilizadas pelas 32 seleções no Mundial. Confira abaixo na divisão por grupos:
GRUPO A
Filipinas
Em parceria com a Adidas, as Filipinas lançaram três uniformes para o Mundial Feminino. A camisa branca com listras cinza é a principal, enquanto a azul e a vermelha servem como alternativas.
Noruega
Mesmo sendo parceira da Nike, a Noruega não entrou na campanha de designs especiais para o Mundial. As europeias usarão camisas baseadas em templates da fornecedora de materiais esportivos.
Nova Zelândia
Recebendo o Mundial pela primeira vez, a Nova Zelândia tem a samambaia de prata, símbolo bastante associado ao país, desenhada na já tradicional camisa preta. Na camisa branca, o azul “futurista” é uma homenagem ao time que classificou o país ao primeiro Mundial da categoria chancelado pela Fifa.
Suíça
Até o fechamento desta matéria, a Puma só havia mostrado a camisa principal da seleção suíça. A camisa tem diferentes tons de vermelho para representar as montanhas do país.
GRUPO B
Austrália
Para receber a Copa do Mundo Feminina, as Matildas vão a campo com as já tradicionais cores da seleção australiana de futebol, com a camisa amarela e o calção verde. Já no segundo uniforme, o verde turquesa é predominante com faixas azuis escuras nos lados. De acordo com a Nike, a coleção “celebra a diversidade do país e um convite para que todos os australianos se juntem em um momento inesquecível”.
Canadá
Após a controvérsia sobre a camisa simples da seleção masculina na Copa do Mundo de 2022, a Nike investiu para criar um desenho especial para a equipe feminina. O uniforme principal segue vermelho, mas tem detalhes baseados em um dos grandes símbolos do país, a maple leaf (folha de bordo). Já o uniforme secundário se mantém bastante básico, com detalhes vermelhos em uma camisa branca.
Irlanda
Em seu primeiro Mundial, a Irlanda vai com as cores tradicionais do país: verde e branco, além de alguns detalhes em laranja.
Nigéria
Em colaboração com a Nike, a Nigéria é uma das seleções que mais ousam quando o assunto é design de camisas. E não é diferente para o Mundial Feminino. A camisa primária tem um verde elétrico e conta com detalhes inspirados por artes locais. Já a camisa secundária tem um verde mais escuro com desenhos modernos por todo o tecido.
GRUPO C
Costa Rica
A Costa Rica é uma das poucas seleções que não têm uma camisa especial anunciada para o torneio. A seleção da América Central usará modelos feitos pela Adidas para as duas seleções no início do ano.
Espanha
As espanholas terão a mesma camisa número 1 dos homens e terão uma camisa 2 diferente, assim como a maioria das equipes da Adidas. O segundo uniforme tem base azul clara e conta com um desenho floral nas mangas e em parte da camisa, com inspiração nas barreiras de corais encontradas na costa do país.
Japão
A Adidas segue implementando designs diferentes nas camisas do Japão. O destaque da coleção para a Copa do Mundo Feminina é a segunda camisa. De acordo com a empresa alemã, o desenho em rosa e lilás é inspirado no nascer do sol no Monte Fuji, um dos pontos mais conhecidos do país: “representa a missão coletiva da seleção japonesa: acrescentar mais uma estrela no logo enquanto a Copa do Mundo Feminina emerge no horizonte”.
Zâmbia
A Zâmbia é uma das duas seleções que apresentou três camisas para o Mundial. A camisa amarela serve como a principal, a verde é a segunda e a branca é a terceira opção.
GRUPO D
China
A camisa vermelha da China é inspirada pela 祥云 (xiangyun, em forma romanizada), uma forma de nuvem que é associada com sorte e bons resultados no país. Já a camisa amarela tem apenas detalhes básicos em vermelho.
Dinamarca
A Dinamarca vai para Austrália e Nova Zelândia com uma coleção de camisas inspiradas pelo movimento Pop Art. Os desenhos das camisas são iguais, com a já tradicional vermelha sendo a primária e a branca sendo a secundária.
Haiti
Pela primeira vez no Mundial, as haitianas usarão camisas feitas pela marca Saeta para todas as seleções do país. Os memos desenhos estão representados nas duas camisas: a primária azul e a secundária branca.
Inglaterra
A camisa branca da Inglaterra tem a cor off-white para imitar o exterior original do estádio de Wembley e será acompanhada de calções azuis e meias brancas em homenagem ao time que representou o país em 1984. Já a camisa azul contém um gráfico inspirado pelo movimento Art déco.
GRUPO E
Estados Unidos
A camisa principal da seleção americana é inspirada no expressionismo abstrato, movimento cultural nascido nos EUA na década de 1940, segundo a Nike. A segunda camisa é azul escura com detalhes vermelhos que relembram as pontas de estrelas.
Holanda
Na principal camisa, a Nike mantém o padrão da Holanda: uma simples camisa laranja com poucos detalhes. Já no uniforme alternativo, a empresa adaptou marcas de leoas para criar uma forma geométrica diferente na camisa azul.
Portugal
Se a camisa vermelha segue a linha do tradicional, não dá para dizer o mesmo do uniforme alternativo de Portugal: a camisa branca com detalhes em vermelho e verde água é inspirada dos designs de calçadas do país. De acordo com a Nike, a coleção oferece um misto de arte moderna e fashion, além de honrar a tradição marítima do país.
Vietnã
O Vietnã terá as mesmas camisas usadas pela seleção masculina. A primária é vermelha com detalhes em amarelo, enquanto a segunda é branca com vermelho.
GRUPO F
Brasil
A coleção do Brasil para o Mundial é inspirada pela Floresta Amazônica, com folhagens nas duas camisas. Se na amarela o desenho das folhas é sublimado no tecido, ele toma um papel de maior destaque na azul, que tem folhas verdes nas mangas.
França
As camisas francesas têm inspiração do Orfismo, movimento cultural surgido nos anos 1910 e popularizado na década seguinte, quando mulheres começaram a entrar nos campos de futebol. As duas camisas têm gráficos desenhados a partir de formas comuns no Orfismo.
Jamaica
Estreando na Copa do Mundo, as jamaicanas usarão camisas fruto de uma parceria entre Adidas e a estilista britânica Wales Bonner. A camisa principal tem as cores da bandeira do país, enquanto a secundária é marrom escura com detalhes em dourado, verde e vermelho.
Panamá
Outra estreante no Mundial, a seleção panamenha tem camisas simples produzidas pela Reebok. A grande diferença no uniforme principal são os hexágonos inclusos no tecido vermelho.
GRUPO G
África do Sul
A África do Sul apresentará camisas da marca Le Coq Sportif em Austrália e Nova Zelândia. A primeira camisa tem um amarelo vibrante com detalhes em verde, enquanto a segunda tem verde escuro como base com detalhes em dourado.
Argentina
Enquanto a camisa principal é a mesma usada pelos homens na conquista do Mundial do Catar, a camisa alternativa da Argentina faz parte da campanha da Adidas para o torneio. O design diferenciado tem inspiração em paisagens da Argentina, da Serranía de Hornocal no norte ao Ushuaia no sul.
Itália
A Itália vai ao Mundial Feminino com uniformes que imitam o mármore. A coleção foi lançada em janeiro desse ano quando a FIGC trocou a fornecedora de materiais esportivos, saindo da Puma depois de 18 anos de parceria para voltar a trabar com a Adidas.
Suécia
Parte do projeto da Adidas para o Mundial Feminino, a Suécia conta com uma camisa secundária em diferentes tons de azul para representar as geleiras encontradas do país. A camisa amarela segue o padrão adotado para a seleção masculina.
GRUPO H
Alemanha
A Alemanha é mais uma das seleções que fazem parte do projeto autoral da Adidas para o Mundial de 2023. A camisa verde das bicampeãs mundiais representa as “áreas verdes do país, desde a Floresta Negra até a Zaubervald”, de acordo com a companhia. A camisa branca é a mesma utilizada pelos homens na Copa do Catar.
Colômbia
Enquanto a camisa primária vem com o tradicional amarelo das seleções colombianas, a camisa secundária das Cafeteras faz parte de uma campanha da Adidas com desenhos únicos. A inspiração é o Rio Caño Cristales, bastante conhecido por ser um “rio de cinco cores”. De acordo com a companhia alemã, a camisa “celebra o fenômeno que acontece por causa da reflexão da luz contra a água”.
Coreia do Sul
A Coreia do Sul vai ao Mundial com a camisa principal vermelha e com detalhes em rosa choque. Segundo a Nike, a intenção é representar o “espírito jovem do país e do time”. A camisa branca tem detalhes em azul e vermelho como na bandeira do país.
Marrocos
Até o fechamento da matéria, a Puma só havia mostrado a camisa principal da seleção marroquina, seguindo o padrão tradicional com detalhes verdes em uma camisa vermelha.