A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), assinou o documento que visa promover a inclusão social e feminina através do futebol. Portanto, após aumentar a premiação da Libertadores Feminina, esta é mais das várias ações que visa promover a categoria feminina no esporte.
De acordo com a entidade, o projeto é uma parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Que dará apoio nas fases finais das categorias Sub-14 e Sub-16 da Liga de Desenvolvimento e Evolução. Ao qual, é realizado pela Associação Paraguaia de Futebol.
Hoy firmamos un Memorando de Entendimiento con el Banco de Desarrollo de América Latina (CAF) con el fin de trabajar en conjunto para promover la inclusión de niñas y mujeres en el fútbol, como plataforma de transformación social y desarrollo en los países miembro de CONMEBOL. pic.twitter.com/v2X8lLMJDo
— Alejandro Domínguez (@agdws) March 7, 2022
O que diz o acordo entre Conmbebol e CAF
A assinatura foi na sede da entidade, em Luque no Paraguai, na última semana. Ao mesmo tempo em que acontecia a final da Liga de Desenvolvimento Feminino. Na ocasião, esteve presente Alejandro Domínguez, presidente da entidade. Além do Ministro da Fazenda, Óscar Llamosas, e do CEO da CAF, Sergio Díaz-Granados.
De acordo com Alejandro, a parceria visa dar mais oportunidades. Além de promover valores e capacidades através do futebol feminino da América do Sul.
” Vamos promover a inclusão de meninas e mulheres no futebol. E agir como meio de transformação e avanço social para nossos países membros “, disse.
Além disso, ambos os órgãos vão criar um quadro de parceiros. Em que o objetivo é criar espaços para formar e capacitar as pessoas em situação vulnerável. E sobre isso, Sergio disse que a meta é reforçar o foco em gênero, inclusão e diversidade. Ao mesmo tempo, que vai apoiar seus sócios nos planos para a igualdade.
” Vamos eliminar as barreiras que negam o acesso aos direitos e oportunidades iguais. Tanto das mulheres quanto dos indígenas, pessoas com deficiência e outros “, falou Díaz-Granados.
Em suma, a meta é que cerca de 700 atletas participem do evento. Por fim, o torneio tem data de início para julho.
Foto de destaque: Divulgação / Conmebol