Conmebol: projeto visa inclusão pelo futebol feminino

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), assinou o documento que visa promover a inclusão social e feminina através do futebol. Portanto, após aumentar a premiação da Libertadores Feminina, esta é mais das várias ações que visa promover a categoria feminina no esporte.

De acordo com a entidade, o projeto é uma parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Que dará apoio nas fases finais das categorias Sub-14 e Sub-16 da Liga de Desenvolvimento e Evolução. Ao qual, é realizado pela Associação Paraguaia de Futebol.

O que diz o acordo entre Conmbebol e CAF

A assinatura foi na sede da entidade, em Luque no Paraguai, na última semana. Ao mesmo tempo em que acontecia a final da Liga de Desenvolvimento Feminino. Na ocasião, esteve presente Alejandro Domínguez, presidente da entidade. Além do Ministro da Fazenda, Óscar Llamosas, e do CEO da CAF, Sergio Díaz-Granados.

De acordo com Alejandro, a parceria visa dar mais oportunidades. Além de promover valores e capacidades através do futebol feminino da América do Sul.

” Vamos promover a inclusão de meninas e mulheres no futebol. E agir como meio de transformação e avanço social para nossos países membros “, disse.

Além disso, ambos os órgãos vão criar um quadro de parceiros. Em que o objetivo é criar espaços para formar e capacitar as pessoas em situação vulnerável. E sobre isso, Sergio disse que a meta é reforçar o foco em gênero, inclusão e diversidade. Ao mesmo tempo, que vai apoiar seus sócios nos planos para a igualdade.

” Vamos eliminar as barreiras que negam o acesso aos direitos e oportunidades iguais. Tanto das mulheres quanto dos indígenas, pessoas com deficiência e outros “, falou Díaz-Granados.

Em suma, a meta é que cerca de 700 atletas participem do evento. Por fim, o torneio tem data de início para julho.

Foto de destaque: Divulgação / Conmebol

Larissa Lisboa

Larissa Lisboa

O esporte sempre foi muito presente na minha vida, assim como a leitura e a escrita. Mas ser mulher no meio esportivo, não é uma tarefa fácil.
Professora de Educação Física por formação e jornalista por vocação. Amante das artes, cultura geek e um bom livro acompanhado de um cafezinho. Meu objetivo é nunca deixar de evoluir.
Antes parte da equipe dos Torcedores, onde dei meus primeiros passos no jornalismo esportivo. E também do Rainhas do Drible onde ajudamos a aumentar o engajamento feminino.
Me junto ao Futebol na Veia, com o objetivo de somar a equipe e dar maior visibilidade ao Futebol Feminino sendo setorista do Ceará.