Conheça os uniformes dos times do Brasileirão Série B 2023

Se tem algo que cria grande expectativa no torcedor para o início de uma temporada, é saber qual será o design do uniforme do seu time para a disputa de uma competição importante. Com cada vez mais detalhes e vibrantes, os mantos de cada time são a apresentação pessoal da agremiação, revitalizando a tradição dos clubes, mas também, em muitos casos, inovando para mostrar um perfil mais arrojado, mais moderno, para chamar a atenção de um público mais jovem.

Em 2023, alguns times como o Botafogo-SP, lançaram um terceiro  uniforme, com cores que fogem um pouco do seu padrão Tricolor, preto, branco e vermelho, como forma de alcançar um público diferente, mas sem perder sua essência e tradição. Já outras agremiações, como o Avaí de Santa Catarina, se mantiveram fiéis aos padrões, uma vez que, a mudança nas camisas também impacta no interesse dos torcedores em relação à compra deste item.

Veja os uniformes dos times do Brasileirão Série B 2023

Uniforme do ABC-RN

Tradicional time do nordeste brasileiro, o ABC de Natal se manteve fiel às suas raízes, porém, aliou um design arrojado a um modelo mais conservador nos seus primeiros dois uniformes, em seu terceiro manto, a cor cinza escuro é o que predomina em suas cores e há ainda um quarto uniforme, que foge completamente de suas cores originais.

Assinada pela própria marca do clube chamada de ElefanteMQ, a camisa titular do time potiguar é predominantemente branca, e traz listras verticais num tom cinza bem clarinho.

O logo da ElefanteMQ foi colocado ao lado direito do peito, na cor prata, enquanto que o distintivo do time foi posto do lado direito, em uma belíssima versão na cor prata. Os calções e meiões brancos completam o primeiro uniforme do time para a disputa do Brasileirão Série B 2023.

Já a camisa reserva é listrada verticalmente em preto e branco, sendo que as listras mais escuras trazem um detalhe quadriculado muito charmoso, em um tom sobre tom. A gola da camisa é da cor preta, e tem um corte V frontal na mesma cor, as mangas são pretas, e ainda são complementadas com o punho branco.

Na parte de trás, as listras são interrompidas para a aplicação da numeração que é preta, o uniforme é completado com os calções e meiões pretos. O terceiro uniforme do time é cinza escuro e tem faixas verticais colocadas em um dégradé de mesma tonalidade com linhas bem finas da mesma cor junto às bordas. Ao centro e nas laterais, é possível ver cabeças de elefante, que é o mascote oficial do time.

A quarta camisa do time do ABC foge de tudo o que é padrão, e tem como objetivo celebrar o amor do torcedor pelo clube potiguar. Batizada de “Roxo de Amor” também celebra alguns pontos turísticos do Rio Grande do Norte, como as dunas da praia de Genipabu e o Cajueiro de Pirangi do Norte.

O manto foi desenvolvido na cor roxa, o que não é nada comum entre os times brasileiros, e tem um alto relevo que representam as famosas dunas da região, a gola foi desenvolvida em um corte Y, com borda branca, que também pode ser observada nos punhos. O distintivo do ABC foi posto do lado esquerdo, enquanto que o logo da ElefanteMQ foi colocado do lado direito do uniforme, e com bordas brancas.

Veja o uniforme do ABC-RN para o Brasileirão Série B 2023.

 

Uniforme do Avaí

O Avaí manteve suas raízes e tradições nesta temporada e lançou somente dois uniformes, fazendo referência ao centenário do clube, comemorado este ano. O titular traz as tradicionais listras verticais em azul e branco, com a gola arredondada na cor azul e alguns detalhes em branco nas laterais. A cor azul, é vista também nos punhos, enquanto que nas mangas, podemos observar alguns grafismos, que fazem referência aos diamantes, símbolos da fornecedora de material esportivo do clube, a Umbro, que aparecem em alto relevo.

A frase “Avaí, meu Avaí, há 100 anos já nasceste campeão”, retirada do próprio hino original do clube catarinense, aparece de forma especial em uma etiqueta, colocada na parte interna da gola, e outro selo dourado é posicionado na parte inferior das camisas, que destaca um Leão, junto ao número 100.

Já o uniforme reserva, é branco e tem um design limpo, com a gola redonda e detalhes azuis em sua lateral, cor também que aparece nos punhos da camisa. No peito, o escudo do time está colocado do lado esquerdo, enquanto que o logo da Umbro, que está na cor azul, fica localizado do lado direito. Na parte interna do uniforme, dentro da gola, e na barra inferior, são vistos os selos comemorativos ao centenário do clube, comemorado neste ano de 2023.

Veja o uniforme do Avaí para o Brasileirão Série B 2023.

https://twitter.com/seriebcom/status/1646981661295276034

 

Uniforme do Atlético Goianiense

O Dragão apresentou dois uniformes para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, seguindo o mesmo padrão desde 2020, ano em que mudou o design do seu escudo e também do seu manto, trocando as listras horizontais em vermelho e preto pela faixa transversal, em preto, no uniforme número um, e na cor vermelha no uniforme dois.

A camisa titular do time se manteve vermelha mas com uma mudança na direção da faixa, que se estende do lado direito do ombro, até o lado esquerdo da parte inferior da camisa. Sobre o corpo, é colocado um padrão quadriculado, fazendo referência à Art Déco, que era tendência na época da fundação de Goiânia, e que é perceptível em monumentos históricos da capital da Goiás, em alguns monumentos históricos da cidade, como a fachada do Estádio Antônio Accioly.

A gola do uniforme é vermelha, e na parte de trás, na nuca, ela se torna preta, mesma cor em detalhes nos punhos, que ainda contém a frase “Dragão do Brasil” nas costas. O escudo do time fica localizado do lado esquerdo no peito, enquanto que o logo da fornecedora do material, que é a Dragão Premium, marca própria do clube, aparece em preto, no lado esquerdo da parte da frente do manto. No interior da gola, é colocado um selo em referência ao título de “O Mais Querido dos Goianos”, que foi obtido pelo clube em 1973, após uma votação popular.

O segundo uniforme segue o mesmo padrão do primeiro, a diferença é que a cor que predomina é o preto, com a faixa transversal em vermelho. Além disso, o logo da Dragão Premium, tem sua cor alterada para vermelho.

Veja o uniforme do Atlético Goianiense para o Brasileirão Série B 2023.

https://twitter.com/GanemSports/status/1643343334935523328

 

Uniforme do Botafogo-SP

O manto titular do Pantera traz o branco como cor predominante e as tradicionalíssimas listras vermelha e preta na horizontal, colocadas na região do peito. A gola V, com sobreposição é branca, com um contorno vermelho. Já os punhos são tricolores exaltando a tradição do uniforme do time de Ribeirão Preto. A grande novidade deste uniforme é a homenagem feita ao quarteirão paulista, um dos principais pontos turísticos da cidade natal do Botafogo.

Brasões especiais e ramificações de café, que foi uma importante fonte de receita para a cidade e para a economia da região, podem ser observados em um padrão gráfico muito bonito no corpo do manto. Conhecida por ser uma cidade com diversos restaurantes tradicionais, o uniforme tem um selo especial comemorativo que faz referência a esta característica de Ribeirão Preto. Os calções e meiões brancos complementam o uniforme titular.

O uniforme reserva traz as cores vermelha, branca e preta, colocadas de forma vertical, com a base na cor preta, três faixas na cor vermelha e duas faixas brancas, bem finas entre elas. O logo do time aparece do lado esquerdo, enquanto que o logo da Volt, que é a empresa fornecedora do material esportivo, fica localizado do lado direito. O time ainda traz um terceiro uniforme, que foi utilizado no Campeonato Paulista na cor azul claro.

Veja o uniforme do Botafogo-SP para o Brasileirão Série B 2023.

 

Uniforme do Ceará

Um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro da Série B 2023, o Ceará manteve suas tradições em seus dois uniformes apresentados para esta temporada. O primeiro traz a base branca com as listras verticais pretas. A gola em formato redondo tem detalhes em preto e branco, com o logo da Vozão, marca própria do clube, estampado do lado direito do uniforme. As mangas seguem o mesmo padrão de listras encontradas no corpo do manto, com listras mais finas na região dos punhos.

Já o segundo uniforme é branco e traz faixas pretas que fazem um contorno nas mangas, e se encontram na região dos ombros. A gola é em formato polo, tem a cor preta e com um friso branco. Na parte frontal, o detalhe em V faz referência aos anos 90. Na região da nuca, um selo especial tem a frase “Time do Kanal”.

O escudo, aplicado em material TPU, fica localizado do lado esquerdo esquerdo do peito, com o logo da Vozão, aplicado na cor preta, do lado direito do uniforme. O uniforme se completa com os calções e meiões brancos.

Veja o uniforme do Ceará para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme da Chapecoense

O Índio Condá também se manteve fiel às suas tradições em seus dois uniformes para a disputa do Brasileirão Série B em 2023. O manto titular é predominantemente verde, com detalhes estéticos que fazem referências à história da cidade de Chapecó. A gola é branca com um falso corte em V, que tem a cor verde. Na parte interna, um selo especial traz o famoso mote “Somos Todos Chape“, junto à uma pena, que faz referência direta ao mascote do time.

As mangas do manto são verdes, com detalhes brancos na ponta dos dois punhos, enquanto que nas laterais, o uniforme traz uma arte gráfica, inspirada na cultura Kaigang, povo indígena nativa da região. O escudo da Chapecoense é aplicado do lado esquerdo do uniforme, enquanto que o logo da Umbro, fornecedora oficial do clube, aparece do lado esquerdo do peito.

A camisa reserva tem um gola V, com um detalhe frontal verde, a frase “Somos Todos Chape” aparece novamente na parte interna da gola, e os punhos tem detalhes verdes na ponta.

Veja o uniforme da Chapecoense para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme do CRB

Menos é sempre mais para o Clube de Regatas Brasil quando o assunto é uniformes. O manto do Galo Alagoano é simples, mas um dos mais bonitos da Série B do Brasileirão em 2023, justamente por seu design simples, e que respeita a tradição do time Alvirrubro. A camina número um é predominantemente branca, e traz a tradicional faixa horizontal em vermelho na altura do peito, faixa esta que abriga o escudo da agremiação na região do peito. A gola é em formato V, com detalhe em branco na parte da frente, e as mangas são brancas, com os punhos na cor vermelha.

O manto reserva, por sua vez, apresenta o padrão inverso de cores em relação à camisa titular, sendo que a cor que predomina é a vermelha, e os detalhes como a faixa na altura do peito é na cor branca. A gola V também é vermelha, com detalhe frontal em branco, que aparece também nos punhos da camisa.

Veja o uniforme do CRB para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme do Criciúma

O Tigre Catarinense inovou para a disputa do Brasileirão da Série B, e lançou seu novo uniforme com base em um concurso que foi feito junto aos sócios do clube, que decidiram o design oficial do manto para esta temporada após votação. Foram mais de 400 sugestões de modelos enviadas, e o modelo vencedor segue o padrão de cores tradicionais do clube, o diferencial está nos ombros e mangas, nas cores pretas, e com texturas que remetem ao carvão, uma das grandes riquezas da cidade. No peito da camisa, a parte em amarelo possui uma textura especial, com o escudo em um estilo diferenciado, formando listras verticais.

O segundo uniforme faz alusão à indústria da cerâmica, muito importante para a região sul de Santa Catarina. Predominantemente branco e com texturas que remetem ao material e selo com referências ao polo da cidade de Criciúma. O manto também conta com detalhes em preto e amarelo nas laterais e fazem referência às tradicionais faixas que a torcida estende em todos os jogos do time no Heriberto Hülse.

Já o terceiro uniforme do Tigre faz homenagem ao time do Peñarol, do Uruguai, e inclui detalhes que remetem aos títulos do clube e também à torcida carvoeira, tão apaixonada pelo seu clube. O design do uniforme segue as faixas em amarelo e preto, na vertical, assim como o time uruguaio.

Veja o uniforme do Criciúma para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme do Guarani

O Bravo Bugre Guerreiro aliou um design arrojado à simplicidade das cores Alviverdes do seu uniforme para a temporada 2023. A camisa número um é predominantemente verde e tem um detalhe muito interessante ao longo de todo o corpo. Várias marcas tribais, fazendo referência ao mascote do time, percorrem toda a parte interna do manto. A camisa foi feita com exclusividade pela Kappa, e demorou dois anos para ficar pronta, o que gerou muita expectativa no torcedor.

A gola traz o formato em V, com corte horizontal no vértice, e sua cor é branca, com contorno verde, enquanto que os punhos são também da cor branca. O símbolo da Kappa é estampado do lado esquerdo do uniforme, enquanto que o logo do Guarani Futebol Clube, foi colocado do lado direito da camisa.

O manto reserva traz um design um pouco mais simples em relação ao titular, com o branco como cor predominante, sem nenhum tipo de grafia especial. As mangas possui uma faixa verde, que se estende até os ombros.

Veja o uniforme do Guarani para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme do Ituano

O Galo de Itu lançou dois uniformes muito arrojados para a disputa do Brasileirão Série B desta temporada. A camisa número um tem o vermelho como cor de fundo e as listras horizontais na cor preta, que também aparecem de forma camuflada no corpo e nas mangas, além da gola em formato V, que tem um contorno vermelho, utilizado na região dos punhos e das mangas.

O escudo do time é aplicado no lado esquerdo do peito, enquanto que o logo da Alluri, fornecedora oficial do time, está estampada somente na manga e na região da nuca. O lado direito é ocupado pela patrocinadora do clube. Já a camisa reserva, traz o mesmo template da titular, entretanto, sua cor predominante é a branca. O padrão gráfico da parte do corpo fica mais aparente, o que revela os contornos ao redor do escudo do clube, em cinza. A gola em formato V são tem as cores preta e vermelha.

Veja o uniforme do Ituano para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme do Juventude

O time de Caxias do Sul possui um dos uniformes mais bonitos do cenário do Brasileirão Série B. A camisa listrada em verde e branco segue o padrão clássico de sua história, sendo que as faixas verdes, são ligeiramente maiores do que as brancas. O design tem um corte lateral e um design em alto relevo.

A camisa número dois, batizada de Neblinera, faz referência aos fenômenos naturais que atingem a região do estádio Alfredo Jacconi, e é uma camisa predominantemente branca com detalhes em verde na gola e nas duas mangas.

Veja o uniforme do Juventude para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme do Londrina

O Tubarão Paranaense lançou três uniformes para a disputa do Brasileirão da Série B este ano. O primeiro segue as tradições do clube, com as listras verticais em azul celeste e branco. São oito tonalidades diferentes de azul, que se dividem em quadrados. A gola foi feita em formato redondo, e é branca, quanto que as mangas, e punhos são da cor celeste, e sem nenhum outro detalhe.

O segundo uniforme é branco, e traz duas finas faixas horizontais azul celeste na região do peito. A gola se mantém redonda, e os punhos são da cor branca.

Já o terceiro uniforme, é um dos mais belos entre todos os 20 clubes da competição. O manto traz o mesmo design da camisa número um, porém, tem como cor de fundo o azul marinho. As outras listras verticais trazem oito tons de azul royal, novamente divididos em quadriláteros. A gola redonda, as mangas e os punhos são azul marinho.

Veja o uniforme do Londrina para o Brasileirão Série B 2023.

https://twitter.com/emersauro/status/1640874554829488129

Uniforme do Mirassol

O atual campeão da Série C do Brasileirão, quer fazer bonito na segunda divisão nacional e lançou o manto “Prazer Mirassol” para a temporada 2023. O primeiro uniforme traz o tradicional amarelo como cor principal, e alguns detalhes em verde, fazendo referência a história do clube e se suas principais conquistas, como o Paulistão A3 de 1997, e os Brasileiros da Série D, vencido em 2020, e da Série C, faturado no ano passado.

Já o uniforme número dois tem o mesmo template do primeiro, a diferença é a troca de cores, ou seja, o verde é predominante, enquanto que o amarelo é utilizado na gola, em formato V, nos punhos e na aplicação dos logos, tanto do clube, como dos patrocinadores.

Veja os uniformes do Mirassol para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme do Novorizontino

O Tigre de Novo Horizonte se manteve fiel às suas raízes e lançou dois uniformes tradicionais para a temporada 2023. Vice-campeão do Paulistão A2 este ano, o primeiro uniforme do time tem as listras verticais em amarelo e preto, que são as cores do clube, e os ombros e mangas são da cor preta, o que dá um realce a cor mais escura em todo o uniforme.

A gola foi feita em formato V, e o escudo do time foi aplicado no centro do peito. A numeração é aplicada com bordas pretas e os punhos tem um detalhe muito belo em amarelo e branco.

A segunda camisa do Novorizontino é predominantemente branca, e do centro da camisa, de onde está localizado o escudo da agremiação, saem duas faixas, uma da cor preta para o lado direito, e uma da cor amarela para o lado esquerdo. As mangas são brancas, assim como os punhos.

Veja o uniforme do Novorizontino para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme da Ponte Preta

A Macaca Querida, vem embalada e cheia de tradição para a disputa do Brasileirão Série B, o clube lançou dois uniformes em 2023 que respeitam ao máximo às tradições desta centenária agremiação. A camisa titular segue o padrão com a tradicional faixa preta, um pouco mais larga e com linhas brancas na borda, em uma camisa predominantemente branca. Além disso, alguns chevrons, em tom sobre tom podem ser observados, o que remete aos mantos utilizados em 1999.

Na segunda camisa, o padrão segue o mesmo, mudando o fato de que a cor predominante no uniforme é a preta, com a faixa branca na camisa, porém com os mesmos detalhes na manga.

Veja o uniforme da Ponte Preta para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme do Sampaio Corrêa

A Bolívia Querida apostou na manutenção da tradição para confeccionar e lançar seus novos uniformes para a temporada 2023. O manto número um traz a combinação tradicional do clube, nas cores verde, amarelo e vermelho, em listras verticais. A gola do uniforme é em formato Y, na cor verde e com bordas amarelas, com a nuca vermelha, enquanto que os punhos, que também são vermelhos, são acompanhados de filetes amarelos.

O manto reserva é branco e traz uma faixa linda, em zigue-zague, com as cores tradicionais do clube na parte central da camisa. A gola é redonda, e traz o mesmo estilo da faixa central da camiseta, que pode ser observado também nos punhos.

Veja o uniforme do Sampaio Corrêa para o Brasileirão Série B 2023.

https://twitter.com/torcidboliviana/status/1647049104596320256

Uniforme do Sport

O Leão da Ilha manteve o simples, mas muito arrojado e bonito design clássico de seu manto para a temporada 2023 do Brasileirão Série B. A camisa titular traz as tradicionais faixas horizontais rubro-negras, sendo quatro da cor preta e três da cor vermelha, cor que também aparece na faixa lateral do uniforme. A cor preta colore as mangas e a gola da linda camiseta, que também trazem um detalhe dourado na região da frente. O formato cabide da gola é um charme a mais deste belo manto.

Já o uniforme número dois, é predominantemente branco, e tem uma linha fina horizontal que se estende até os punhos. formando um detalhe contínuo em toda a camisa.

Veja o uniforme do Sport para o Brasileirão 2023.

Uniforme do Tombense

Lançado pela Vetor ainda no ano passado, o time de Muriaé vai utilizar seus mesmos uniformes do final da temporada passada para 2023. O primeiro é predominantemente branco, com detalhes em vermelho, tanto na gola, como nos punhos. Já o uniforme dois segue o padrão inverso das cores tradicionais do clube e é vermelho, com os detalhes em branco nos punhos e na gola.

Veja o uniforme do Tombense para o Brasileirão Série B 2023.

Uniforme do Vila Nova

Os novos mantos do Tigre Goiano comemoram os 80 anos de fundação do clube. O primeiro foi batizado de “Manto da Paixão”, e assim como a cor do amor, é predominantemente vermelho, com um belo padrão gráfico em vermelho no corpo, e lembra muito a pele do mascote oficial do time.

O branco é presente na parte da nuca, nos punhos e na barra, onde está escrito “Vila Amor Infinito”. Ainda são colocadas as coordenadas geográficas do estádio OBA na parte das costas da camisa.

Já o manto reserva foi denominado como “Manto da Raça”, e traz o mesmo template da camisa titular, com todos os detalhes da camisa titular, porém com as cores invertidas, ao invés do vermelho, a cor predominante é o branco, enquanto que o vermelho aparece nos punhos.

Veja o uniforme do Vila Nova para o Brasileirão 2023.

Uniforme do Vitória

Fechando o desfiles de uniformes do Brasileirão Série B 2023, temos o Vitória, o Leão Baiano, que ainda não lançou oficialmente seu manto número dois, mas já tem sua camisa titular para a temporada.

O primeiro manto do Vitória traz de volta as faixas verticais rubro-negras, sendo quatro listras vermelhas e três pretas, cobertas com um padrão em relevo da marca.

As mangas são pretas e tem um contorno vermelho, assim como a gola. A empresa Volt estampa seu logo em branco, no lado direito do peito, enquanto o escudo do Vitória é colocado no lado esquerdo. Na nuca, é escrita a frase “Deus me livre não ser Vitória”, logo acima do logo da Nego, marca própria do time.

https://twitter.com/ECVitoria/status/1647218327587115010

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.