Botafogo reencontra ídolo em grupo da Sul-Americana

O Botafogo conheceu na última segunda-feira (27) o seu grupo na Copa Sul-Americana 2023. O principal adversário do Glorioso na chave será a LDU do Equador, além de enfrentar Magallanes (Chile) e Universidad César Vallejo (Peru). O que acha atenção é o técnico da equipe peruana, um dos ídolos da história recente do Fogão, Sebastian Loco Abreu.

O reencontro entre Loco e o Botafogo acontecerá entre 18 a 20 de abril, no Estádio Nilton Santos, sendo esperada uma grande recepção ao ídolo. César Vallejo e o clube da Estrela Solitária voltam a se enfrentar no final de maio, no Peru, podendo definir os primeiros colocados do grupo.

O regulamento da Sula prevê classificação do líder da chave e o segundo vai para outro mata-mata com os terceiros colocados da Libertadores.

Botafogo reencontra ídolo em grupo da Sul-Americana
Foto: Divulgação/Conmebol

Trajetória de “El Loco” no César Vallejo

Loco Abreu assumiu o César Vallejo em novembro de 2022 e vem fazendo um bom início no Apertura peruano. São quatro vitórias do time treinado pelo uruguaio, um empate e uma derrota. Está na sexta colocação do campeonato, a dois pontos do líder com dois jogos a menos. A equipe iniciou na Sul-Americana de 2023 na fase prévia e teve que bater o Binacional por 3 x 1 para alcançar a fase de grupos.

Ídolo no Botafogo e jogador de muitas camisas

O atacante uruguaio passou pelo Glorioso entre 2010 e 2012 e marcou 62 gols em 105 jogos, conquistando o Campeonato Carioca de 2010, sendo um ídolo em um momento carente do clube. Loco Abreu também tem uma passagem significante pela Seleção Uruguaia, sendo o ápice quando ele cobrou o último pênalti nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, contra a Gana, de cavadinha e classificou a Celeste para semifinal. Ele também venceu a Copa América um ano depois.

El Loco” é considerado pelo livro dos recordes, o Guinness Book, como o atleta com que mais passou por clubes na carreira: 32. O centroavante enfim se aposentou ao final de 2021 no Olimpia Minas, do Uruguai.

A carreira como técnico iniciou em 2020 no Santa Tecla e teve passagens por Boston River, Always Ready e Paysandú FC. O uruguaio mesclou períodos entre a beira do campo na comissão técnica e como atacante.

Foto Destaque: Reprodução/ Iconsport

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.