Bahia vence o Atlético-BA nos pênaltis e conquista o Campeonato Baiano

O Bahia é o campeão baiano de 2020. No sábado (08) com muita emoção, o Bahia ganhou do Atlético de Alagoinhas nos pênaltis por 7 x 6, conquistando assim o título de tricampeão baiano consecutivo. A partida terminou, no tempo regulamentar, em 1 x 1, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, sem torcida de acordo com o protocolo estabelecido para evitar a disseminação do novo coronavírus. No jogo de ida, os clubes terminaram em 0 x 0 e precisavam buscar um triunfo na final.

Portanto, o Tricolor comemora o 49º título baiano. A equipe permanece com uma longa hegemonia no estado, com 20 títulos estaduais à frente do seu maior rival, o Vitória. O último tricampeonato do Esquadrão de Aço ocorreu entre 1986 e 1988, ou seja, passaram-se 32 anos para que o feito pudesse ser repetido. Deste modo, agora a equipe volta a comemorar.

1º TEMPO

O primeiro tempo foi fraco. O Atlético de Alagoinhas começou melhor o jogo e permaneceu assim até o final. O Bahia não apresentava perigo ao goleiro do time visitante, pois não teve nenhuma grande finalização. O Atlético foi o time mais incisivo em campo nos primeiros 45 minutos da partida e assim, foram sete finalizações do Carcará contra nenhuma do Tricolor. Sem gols, o jogo ainda permanecia incerto.

2º TEMPO

A etapa final do jogo foi eletrizante e não faltaram oportunidades para balançar as redes. Ambos os times voltaram com uma intensidade ainda maior e conseguiram fazer gols. Os visitantes logo abriram o placar, aos 15 minutos, com Magno Alves, batendo de canhota. A bola desviou na zaga, mas entrou no cantinho para deixar o primeiro gol da partida. Logo aos 25 minutos, o meia Daniel marcou o gol do empate.

Inicialmente, o árbitro anulou a jogada por compreender que a bola tinha saído do campo, mas depois confirmou o empate do Tricolor após revisão pelo VAR.

Com 1 x 1 no placar, a decisão do título precisou ser nos pênaltis. Nas cobranças, Magno Alves desperdiçou para o Atlético, enquanto que Marco Antônio também perdeu para o Bahia.

Além desses desperdícios, todos de resto acertaram, levando para as alternadas. Mas na oitava cobrança, o título foi decidido, o goleiro Douglas defendeu a batida de Dedeco, conquistando o título para o Tricolor Baiano.

E AGORA?

Na próxima quarta-feira (12), a equipe faz a estreia contra o Coritiba, no Estádio de Pituaçu. Já o Atlético, por sua vez, se prepara para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, contra o Gama, com data a ser oficializada.

MELHORES MOMENTOS

Foto Destaque: Felipe Oliveira/EC Bahia

Avatar
Gisele Souza
Gisele Souza, 19 anos, soteropolitana, apaixonada pelo Esporte Clube Bahia e estudante de jornalismo. Meu sonho pelo jornalismo veio em 2013 ao perceber a oportunidade de juntar a comunicação e o esporte na minha profissão. O futebol, em especial, é um esporte que une e emociona indivíduos e falar sobre ele não seria diferente. Além disso, com o Futebol na Veia espero evoluir nessa área que me concede informar sobre o que eu tanto amo.

Artigos Relacionados