O Athletico-PR venceu na noite da última terça-feira (6) o Libertad, do Paraguai, na Arena da Baixada, por 1 x 0. A vitória garantiu ao Furacão a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores, precisando confirmar na rodada final a primeira ou segunda colocação do grupo G.
🎥🌪️ Bora rever os lances da nossa classificação antecipada às oitavas de final da @LibertadoresBR! #Athletico pic.twitter.com/2ollpyVT2i
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) June 7, 2023
A partida mostrou novamente a equipe treinada por Paulo Turra com dificuldades em criar na etapa inicial, marcando seu gol apenas no segundo tempo pelos pés de Christian.
Os gols nos 45 minutos finais são comuns no Athletico de Turra, confira os números levantados pelo SofaScore a pedido do Futebol na Veia.
Athletico marca três vezes mais gols na etapa final
As estatísticas apontam uma equipe que tem muito mais facilidade em jogar no segundo tempo, seja pelas opções no banco de reservas ou as circunstâncias do jogo, como o cansaço do adversário e a necessidade de buscar o resultado.
No recorte das últimas 15 partidas, o Furacão marcou cinco gols no primeiro tempo, enquanto balançou as redes 16 vezes na etapa final. Ainda na questão ofensiva, quase dobra suas finalização nos últimos 45 minutos em comparação aos primeiros: 8.8 chutes a 4.8.
A equipe paranaense também costuma ter melhor desempenho defensivo: sofreu três gols a menos (11 na etapa inicial e oito na segunda).
Nesse período foram nove vitórias, sendo sete triunfos construídos com gols na etapa final, com as viradas em cima de CRB (2 x 1), Libertad (2 x 1), Coritiba (3 x 2) e Botafogo (3 x 2) e desempates com Flamengo (2 x 1), Internacional (2 x 0) e Libertad novamente (1 x 0).
A força mental da equipe a mantém competindo nas outras competições, além da Libertadores. Na Copa do Brasil, o Furacão duela com o Flamengo nas quartas de final em julho. Já no Campeonato Brasileiro, o time de Paulo Turra ocupa a 7ª colocação com 15 pontos somados com cinco vitórias e quatro derrotas.
Dividido entre quatro competições, o Athletico completou 20 jogos desde 2 de abril, sem nenhuma pausa para treinar durante a semana. Neste domingo (21) completará a 21ª partida contra o América-MG, antes da pausa da data FIFA que dará o primeiro descanso em mais de dois meses.