O árbitro brasileiro Anderson Daronco (FIFA) recebeu a oportunidade nesta sexta-feira (22) de apitar o jogaço Al Nassr 4 x 3 Al Ahli, pela 7ª rodada do Campeonato Saudita. A partida teve um momento inusitado envolvendo o juiz gaúcho e o craque português Cristiano Ronaldo, que perdeu a elegância com Daronco após um lance polêmico.
Aos 14 minutos do segundo tempo, um cruzamento de Anderson Talisca chegou na pequena área e tocou na mão do também brasileiro Roger Ibañez. Daronco mandou o jogo seguir, para ira de CR7, que partiu para cima do árbitro e reclamou de forma ríspida. O juiz não temeu o português, fez um sinal de não e encarou o craque. Assista ao momento inusitado.
https://twitter.com/futebol_info/status/1705306824272953643
Jogão termina com vitória do time de CR7
Considerado um dos clássicos locais, Al Nassr e Al Ahli, dois times que possuem investimentos do governo saudita, protagonizaram um jogo agitado. O time treinado por Luís Castro, ex-Botafogo, iniciou com tudo ao marcar dois gols em menos de 20 minutos com Cristiano Ronaldo e Talisca. Com meia hora, o marfinense Franck Kessié diminuiu, mas ainda antes do fim do primeiro tempo o brasileiro Talisca marcou de novo.
Na volta da segunda etapa, o Al Ahli do brasileiro Roberto Firmino reagiu em pênalti convertido por Ryhad Mahrez. Entretanto, CR7 marcou outro logo na sequência. Ainda teve tempo do saudita Firas Al-Buraikan fazer o terceiro dos visitantes.
O Campeonato Saudita, conhecido também como Saudi Professional League, tem o Al Ittihad de Romarinho e Karim Benzema na liderança, seguido pelo time de Neymar e Jorge Jesus, o Al Hilal. A equipe de Cristiano está apenas em quinto, uma posição a frente do Al Ahli.
Anderson Daronco não é o primeiro árbitro brasileiro no Sauditão
Antes de Daronco, o também brasileiro Ramon Abatti Abel, árbitro FIFA da Federação Catarinense de Futebol, apitou um jogo do Campeonato Saudita. Na ocasião, o intercâmbio do juiz aconteceu na vitória do Al Hilal por 2 x 0 em cima do Al Ettifaq.
Além dos brasileiros, árbitros europeus também apitaram jogos da Saudi League, como o inglês Michael Oliver e o espanhol Mateu Lahoz. O intercâmbio de membros de arbitragem de outros continentes é comum. Recentemente, o argentino Fernando Rapallini esteve na Eurocopa de 2020. Já a Copa América de 2024 terá juízes da Uefa.