Newell's Old Boys

Foi no dia 2 de junho de 1974, que o Club Atlético Newell's Old Boys conquistou seu primeiro Campeonato Argentino. Provando seu valor para todo território nacional e principalmente mostrando que o futebol do interior era sim, muito forte. Acabava ali, um jejum que até então já durava 71 anos, desde a sua fundação sem conquistar o Campeonato Nacional. Provando que o monopólio do futebol argentino, não estaria mais somente nas mãos dos tradicionais River Plate, Boca Juniors, Independiente e Racing Club.

Como todo final feliz de filme, o primeiro título de expressão dos ‘Leprosos'  não poderia ter sido mais especial. Pois a glória aconteceu e foi celebrada na casa de seu maior rival, o Rosário Central, marcando época em um dos maiores clássicos da Argentina, o famoso e tradicional ‘Rosarina‘. Dessa forma, o Newell's carimbava de vez a cidade de Rosário, como uma das potências futebolísticas do país, ao lado de seu adversário, provando que o interior ainda iria incomodar muito os ‘gigantes' das grandes cidades.

Image

Reprodução – Twitter / Revista Série Z.

FIM DO JEJUM

Sob o comando do técnico e ídolo Juan Carlos Montes, o Newell's fez uma campanha fantástica e memorável no Metropolitano de 1974. O feito é ainda mais valorizado quando se lembra dos times históricos que os ‘Leprosos' tiveram que batalhar e vencer para atingir seu objetivo, o tão sonhado título. Dentre os lendários times enfrentados estão: Boca Juniors, San Lorenzo e Estudiantes. Além claro do atual campeão, maior rival e ‘carrasco' Rosário Central.

O ‘memorável' dia teve como palco o estádio de seu rival rival, o Gigante de Arroyito. Palco este que até então não trazia boas lembranças aos ‘Leprosos‘, pois não venciam o Rosário Central neste local há muito tempo. O ‘Central‘ além de ser o atual campeão, era também o melhor time da primeira fase do Metropolitano, mas que chegou enfraquecido no triangular final, devido as ausências do matador Mario Kempes e do talismã Aldo Poy, ambos convocados pela Seleção Argentina para a disputa da Copa do Mundo. Ou seja, melhor para os rivais, em especial para o Newell's Old Boys que como se sabe, se sagrou campeão daquele torneio.

Vamos para o jogo …

Necessitando apenas de um empate para se sagrar campeão, os ‘Leprosos' tomaram o primeiro susto no final do primeiro tempo, quando Gabriel Arias converteu o pênalti, colocando os ‘Canallas' à frente. Se o primeiro gol já havia dado calafrio aos torcedores do Newell's, o que dirá o mais fanático ‘Leproso‘ quando aos 24 minutos Carlos Aimar ampliou o marcador para os donos da casa. Parecia surgir ali, um possível novo confronto para decidir o Campeonato Metropolitano.

Porém, como em um roteiro de filme o final foi improvável. Dois minutos depois de sofrer o segundo gol, o zagueiro Capurro de cabeça recolocou os visitantes no jogo. Trazendo ali novamente o ar de decisão para o ‘caldeirão', Gigante de Arroyito. Logo em seguida a equipe visitante se jogou pra cima dos donos da casa em busca do empate. Definitivamente aconteceu o que nem o mais otimista dos torcedores de La Hinchada Mas Popular esperava, o inesquecível gol do título de Mario Zanabria

DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA

Contudo, apesar do melhor desfecho possível, o Newell's amargurou muitas desilusões desde a sua fundação em 1903 até o primeiro título Metropolitano. Isso porque em 1960, o clube do interior sofreu seu primeiro rebaixamento e em meio a todo ‘embrolho' político da década de 60, acabou sendo penalizado com três anos de Série B, só retornando à Primeira División em 1964. Porém, nenhuma dor é tão dolorosa para seus torcedores, quanto a derrota na semifinal do Campeonato Argentino para o Rosário Central em 1971. Que inclusive consagraria dias depois, o seu maior rival como o primeiro clube do interior a ganhar o Campeonato Nacional.

Aldo Pedro Poy mergulha para reproduzir o peixinho que o consagrou

Da mesma forma que aconteceu em 1971, a torcida ‘Canalla' imita todos os anos, o famoso gol de peixinho de Pedro Aldo Poy. Reprodução – Jornal Lance.

VALE A PENA VER DE NOVO

https://twitter.com/CANOBoficial/status/1267858826797162500

CURIOSIDADES

  • O Newell's é um grande formador de jogadores Argentinos. Prova disso são os craques que já passaram pelas categorias de base do clube, tais como: Gabriel Heinze, Gabriel Batistuta, Abel Balbo, Jorge Valdano, Mauricio Pochettino, Mauro Rosales, Maximiliano Rodriguez, entre outros.
  • Tanto os Hinchas quanto os jogadores do Newell's Old Boys são conhecidos como Leprosos, porque no início do século XX foram convidados a participar de um evento beneficente para os pacientes com Hanseníase do Hospital Carrasco. O rival tradicional, Rosario Central, também foi convidado, porém ao contrário do Newell's, se negou a participar da ação beneficente. Levando a partir deste episódio, o apelido de Los ‘Canallas' (canalhas em português). 
  • Ainda é possível encontrar pichações na cidade de Rosário com os dizeres “Bendita seja a tua canhota” fazendo alusão ao chute de Mario Zanabria no título de 1974.

Foto Destaque: Reprodução/Acervo El Gráfico

Lucas Bertuzzi
Tenho 25 anos e estou no 7º semestre do curso de Jornalismo na faculdade São Judas Tadeu. Minha facilidade ao falar em público e principalmente minha paixão pelo esporte, em especial o futebol. Me fizeram ingressar na comunicação social, com um só intuito: ser repórter esportivo.

Artigos Relacionados