10 curiosidades da Série D

Sem dúvida alguma, um dos campeonatos com maior teor de curiosidades em ímpeto nacional é o Campeonato Brasileiro Série D. E com alguns dias para o seu início em 2023, listamos 10 curiosidades sobre a competição, com fatos atuais, e marcas históricas do torneio.

Curiosidades Série D — Formato atual

Série D 2023 terá 64 clubes. Assim, as quatro federações piores ranqueadas tiveram direito a apenas um time na competição.

As equipes que disputam a Série D são normalmente definidas pelo seu posicionamento na tabela de classificação de seus respectivos torneios estaduais.

Em suma, as 64 equipes foram divididas em oito chaves, com oito clubes em cada, com jogos de ida e volta. As quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estas se enfrentam em confrontos eliminatórios, com jogos de ida e volta, até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2024.

Primeira edição

Oficialmente, o Campeonato Brasileiro Série D teve sua estreia no ano de 2009. Na ocasião, o São Raimundo-PA foi o grande campeão, após derrotar na grande final o Macaé-RJ.

Clube com mais participações

O Central-PE é o clube com mais participações na competição, 11 ao total.

Treinador mais vencedor

O cearense Marcelo Vilar é o técnico mais vencedor da Série D, o único a conquistar o título em duas ocasiões: primeiro com o Botafogo-PB, em 2013, e cinco anos depois com o Ferroviário, clube de sua cidade natal.

Maiores artilheiros em uma só edição

Há um empate quando o assunto é o maior artilheiro em uma única edição da Série D: Nino Guerreiro (pelo CRAC em 2013) e Gabriel Santos (pela Caldense em 2021) balançaram as redes adversárias 13 vezes em seus respectivos anos, sendo os goleadores máximos em uma temporada na competição.

Partida com maior público

A partida com o maior público da história da Série D foi no duelo entre Santa Cruz-PE x Treze, em 2011, totalizando 59.966 torcedores presentes no Arruda.

Maior goleada

A maior goleada foi efetuada na edição de 2020, no massacre do Pelotas diante do São Caetano, por 9 × 0.

Clube que subiu da Série D para a Série A (consecutivamente)

O CSA é o único clube na história que conseguiu o feito de três acessos em sequência, nos anos de 2016, 2017 e 2018.

Jogador mais velho a disputar uma partida

O lateral-direito Wilsinho, com 44 anos e dois meses, é o jogador mais velho a entrar em campo pela Série D. O fato aconteceu em 2022, no qual o atleta defendia o 4 de Julho.

Jogador mais jovem a disputar uma partida

Com 16 anos e 11 meses, o volante Diego Gabriel é o atleta mais jovem a entrar em campo em uma partida da Série D. Isso aconteceu em 2022, com as cores do São Luiz-RS.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.