Yeison Guzmán é oferecido ao Santos

Antes de mais nada, com o fim do Transfer Ban (proibição de contratar jogadores), o Alvinegro Praiano aos poucos vem buscando algumas opções no mercado. Com isso, o meia Yeison Guzmán, do Envigado-COL, foi oferecido ao Santos, que vê com bons olhos a possível chegada do colombiano para cobrir a saída do venezuelano Soteldo. A informação é do jornalista Diogo Rossi.

PROBLEMA COM O CRUZEIRO

Em suma, Guzmán está envolvido em um imbróglio com o Cruzeiro, que chegou a anunciar a contratação do colombiano. No entanto, o meia recuou nas negociações e não se apresentou. Com isso, a Raposa quer que o jogador se apresente. 

“Somente para que todos entendam a situação, eles (Cruzeiro) mandaram uma carta solicitando que o jogador se apresentasse em 15 dias. Nós estamos ao lado de Yeison, ele faz parte da família Laranja, pensamos que teve uma desinformação, que ele não foi bem assessorado”, completou.

Decerto o presidente do Envigado, Ramiro Ruiz, já havia informado, em entrevista anterior, que Yeison apenas aceitou uma proposta salarial. Segundo ele, o meia de 23 anos não assinou nenhum pré-contrato com a Raposa. O dirigente colombiano disse que o imbróglio passa por uma discussão jurídica.

OFERECIDO AO SANTOS 

Desse modo, devido a situação com o Cruzeiro, o colombiano está a procura de um novo clube. Com isso, foi oferecido oficialmente ao Flamengo e ao Santos. No entanto, o Rubro-Negro não demonstrou interesse pelo jogador. Entretanto, no Peixe, o nome foi visto com bons olhos, especialmente após a saída de Soteldo para a MLS.

VALOR DA CONTRATAÇÃO

Antes de mais nada, na frustrada negociação do Cruzeiro com o Yeison Guzmán a equipe mineira iria pagar cerca de R$ 6,5 milhões por 80% dos direitos econômicos do atleta. Com isso, caso o Santos queira realizar a contratação de Guzmán com o Envigado deverá pagar aproximadamente este valor. Além disso, segundo apuração, o salário do jovem de 23 anos é de aproximadamente R$ 130 mil mensais. Dessa forma, um valor consideravelmente baixo pode caber dentro do orçamento do Alvinegro Praiano.

COMEÇO DE CARREIRA 

Em suma, o jovem de 23 anos vem sendo considerado como uma grande promessa do futebol sul-americano. Ao todo, segundo o site Ogol, nas últimas quatro temporadas, o colombiano atuou em 120 partidas, marcando 25 gols e concedendo 20 assistências.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO JOGADOR

Decerto, Guzmán já atuou em ao menos seis posições diferentes em campo. No entanto, sua posição de origem é a de meia ofensivo, armador de jogadas. Rápido, habilidoso e o cobrador de faltas, chegaria para “brigar” com Marinho. Guzmán é um meio-campista bastante técnico, o clássico camisa 10.

Assim, pelo Envigado, o colombiano atua como meia, mas praticamente como um segundo atacante avançado, com bastante liberdade para circular por todo o campo. No entanto, por ter destaque no time, dificilmente é visto ajudando na marcação e quase nunca recebia a bola atrás do meio-campo, sempre visando o ataque.

  •  1,8 key passes (passe que gera uma finalização)
  •  3,3 chutes ao gol
  •  1,4 cruzamento
  •  2,1 dribles concluídos (66% de aproveitamento)
  •  51 toques por partida
  •  8,2 bolas perdidas
  •  1,2 falta sofrida
  •  1,4 desarme

*Números foram extraídos da plataforma de análise Instat

Primeiramente, segundo o site Sofascore, Y. Guzmán de 23 anos é o melhor jogador colombiano entre 226 jogadores de linha sub-23. Os dados são de 2020 até o mês de Abril e de 2021.

1° em assistência (7)

2° em participações em gols (16)

1° em passes decisivos (75)

2° em passes no terço final (417)

2° em Nota SofaScore (7.21)

3° em grandes chances criadas (7)

Assim, confira mais sobre o Peixe:

Foto Destaque: Divulgação/Envigado

Avatar
Alef Sousa
Sempre fui apaixonado por esportes, especialmente futebol. E vi através do jornalismo uma oportunidade de estar trabalhando com a minha Paixão. Estou no 3º Semestre da faculdade de Jornalismo. Meu grande Objetivo é torna-me repórter de campo e cobrir grandes competições. Sou um cara, extrovertido, animado, comunicativo e cheio de vontade de aprender.

Deixe uma resposta