Em suma, o caldeirão de São Januário sempre foi uma arma poderosa à favor do Vasco da Gama. Decerto, o estádio lotado sempre empurra o time para se superar e conseguir resultados importantes. Por outro lado, para os visitantes, jogar na colina é um verdadeiro pesadelo.
Situado na zona norte do Rio de Janeiro, o estádio fica exatamente no meio de um bairro residencial e por isso, seu acesso não é tão tranquilo. Além disso, a comunidade Barreira do Vasco cresceu no entorno do local, e é abraçada com muito orgulho e paixão, tanto pelo clube, tanto pela torcida.
Portanto, em entrevista ao podcast Podpah!, o volante Cristian, que teve passagem por Corinthians e Flamengo, declarou que jogar em São Januário foi a pior experiência de sua carreira:
“Jogar contra o Vasco, nossa senhora. Não dá. Favela dos dois lados, São Januário fica no meio. Para entrar ali é um parto. Os caras balançam o ônibus, parece que você vai morrer. É cada pedrada. É desespero. O pior lugar que joguei.”
O jogador não foi o primeiro a declarar que jogar na colina é difícil. É comum o estádio estar em listas dos lugares mais vibrantes para se praticar o esporte futebol.
Foto destaque: Reprodução/Vasco