Vasco x Botafogo

Antes de mais nada, Vasco x Botafogo se enfrentaram neste último domingo (7), no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Assim, o duelo foi válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2021. Em suma, foi um atropelo do Glorioso sobre o Gigante da Colina. O clube de General Severiano aplicou a maior goleada já feita em São Januário e venceu o rival por 4 x 0.

Assista aos melhores momentos de Vasco x Botafogo

1º tempo: Botafogo abre três gols de vantagem

Em suma, o clássico começou com o Vasco em cima, fazendo o goleiro botafoguense Diego Loureiro trabalhar. Contudo, foi apenas isso que o Gigante da Colina fez na 1ª etapa. A partir dai, foi um passeio do Glorioso. Assim, o primeiro gol saiu logo aos 11 minutos, em um contra-ataque fulminante que começou com Luis Oyama, passou por Warley e terminou com Marco Antônio abrindo o placar.

Após isso, o Vasco se tornou uma pilha de nervos. Já que, além de começar o jogo já atrás, a sua torcida passou a fazer uma grande pressão. Assim, o time da casa já estava desesperado na primeira metade da 1ª etapa. E o Botafogo só teve o trabalho de aproveitar o espaços deixados pela defesa inexistente do adversário. Então, o segundo gol era questão de tempo, e aconteceu aos 19 minutos. Carlinhos enfiou para Diego Gonçalves na esquerda rolar para o meio da área para Rafael Navarro, de carrinho, aumentar a conta na Colina Histórica.

E para o time da casa, a situação só piorava. Já que aos 25 minutos, o zagueiro Leo Matos recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Assim, o Botafogo, que já tinha o controle do jogo, passou a ser, praticamente, o único time em campo. E também era questão de tempo até sair o terceiro gol. Ele saiu aos 35 minutos: Luís Oyama lançou, Marco Antônio entrou livre em direção ao gol e marcou o segundo dele na partida.

2º tempo: Vasco passa a tentar evitar a humilhação

Já na etapa complementar, São Januário tinha apenas os torcedores do Botafogo incentivando. Já que o torcedor do Vasco ou já havia ido embora, ou protestava contra todo o seu time. E em um 2º tempo meramente protocolar, a equipe visitante continuava em cima do Cruz-Maltino. Assim, ainda no início, o Glorioso chegou ao quarto gol com Diego Gonçalves de cabeça.

A partir daí, o técnico do Vasco, Fernando Diniz, fechou completamente seu time, em buscar de tentar evitar que a goleada ficasse ainda pior. Por outro lado, o Botafogo passou a trocar passes dentro do campo do adversário, claramente, tirando intensidade de seu jogo. Assim, o jogo acabou em 4 x 0 para o Glorioso.

Vasco x Botafogo – E Agora?

Em suma, o Vasco não soma pontos na partida deste domingo (7). Assim, acaba o sonho dos vascaínos de jogar a Série A em 2022. Já que a equipe precisava vencer seus últimos cinco jogos. Com a derrota, o clube cruz-maltino fica na 9ª posição, com 47 pontos. Além disso, acumula a terceira derrota seguida na competição. Portanto, as próximas quatro partidas do Vasco na Série B são meramente protocolares, e elas começam na próxima quarta-feira (10), a partir das 21h30 (horário de Brasília), contra o Vitória.

Por outro lado, o Botafogo, com a vitória, é o novo líder da Série B. Além disso, fica muitíssimo próximo de confirmar sua vaga na Série A de 2022. Matematicamente, a apenas um ponto de se confirmar. Entretanto, o Glorioso tem um objetivo a mais a partir da agora: o título. E para isso, precisa vencer a Ponte-Preta em sua próxima partida, que será na próxima quinta-feira (11), a partir das 19h (horário de Brasília).

Foto destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

João Victor Freire
Alagoano, porém criado no Rio De Janeiro. 20 anos. Tenho pra mim que o Jornalismo é uma das profissões mais belas que existem, e é o que eu sei e gosto de fazer desde pequeno. E aliado a isso, tenho uma paixão por esportes.