O Corinthians venceu o Universitario por 2 x 1 em Lima, no Peru, nesta terça-feira (18) e avançou às oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Usando um time cheio de jovens nas duas partidas, o Timão viu um confronto muito mais complicado do que o necessário, seja dentro ou fora de campo.
Após a prisão de um funcionário do Universitario na vitória do Corinthians por 1 x 0 na última semana, o duelo ganhou uma tensão muito maior do que se imaginava quando os times foram pareados no play-off do torneio.
Índice
A prisão no jogo de ida
O confronto parecia ter um clima hostil após após a prisão de Sebastian Avellino Vargas, preparador físico do Universitario, no jogo de ida. O funcionário do clube peruano foi detido na Neo Química Arena sob acusação de racismo após imagens gravadas no estádio mostrarem gestos racistas feitos por ele.
Jogadores e diretores do Universitario se mostraram incomodados com a prisão de Vargas. Um cartola do clube peruano disse que foi “incrível” porque o preparador estava apenas reagindo a insultos. Três dias depois, a delegação do Universitario entrou em campo com uma faixa em apoio ao preparador detido antes do jogo contra o Comercial, válido pelo campeonato nacional.
O clube também afirmou através de nota oficial que “a honra de um profissional do clube foi manchada” e a prisão foi algo “inadmissível, degradante e indignante”.
Tensão pré-jogo
O Corinthians chegou a avaliar a possibilidade de não ir ao jogo após receber um alerta de segurança de autoridades locais de Lima durante a tarde desta terça. De acordo com a Trivela, o clube foi orientado a ir do estádio ao hotel em um ônibus da polícia local.
A recepção da torcida adversária
A delegação do Corinthians chegou ao estádio Monumental em um ônibus fretado acompanhado pela polícia local. Algumas dezenas de torcedores peruanos foram até o local recepcionar o ônibus corintiano, mas nada de clima hostil.
Dentro de campo
Dentro das quatro linhas, o confronto não foi tão complicado para os jovens do Corinthians. Depois de um primeiro tempo com poucas chances para os dois lados, os brasileiros abriram o placar com 25′ do segundo tempo. Roger Guedes teve a cabeçada defendida e Maycon apareceu para fazer o primeiro gol.
Quando tudo parecia tranquilo, Biro cometeu pênalti por mão na bola e Edison Flores empatou a partida aos 32′. O Universitario foi para cima e tentou o abafa, mas Carlos Miguel não teve muitos problemas.
Já nos acréscimos, Roger Guedes puxou contra-ataque e chutou. O goleiro espalmou e o garoto Ryan apareceu para dar números finais ao confronto.
Tentativa de intimidação no fim
Durante a comemoração do gol de Ryan, a geração de imagens perdeu o início de uma briga em volta do banco de reservas do Corinthians. Seguranças do clube brasileiro e membros da polícia local tentaram proteger os jogadores do Timão enquanto os atletas da equipe peruana buscavam criar uma confusão.
O Corinthians teve dois expulsos – Ryan e Matheus Araújo -, enquanto três jogadores do Universitario levaram cartões vermelhos: Guzmán, Calcaterra e Di Benedetto.
Não é a primeira vez que os jogadores do Universitario se envolvem uma situação complicada na Sul-Americana desta temporada. Ao fim do jogo contra o Gimnasia y Esgrima (ARG) na fase de grupos, os atletas das duas equipes entraram em uma batalha após alguns argentinos cobrarem o árbitor Esteben Ostojich.
Oito jogadores do Gimnasia e dois atletas do Universitario foram expulsos por causa da confusão.
O adversário nas oitavas
O Corinthians vai enfrentar o Newell's Old Boys, da Argentina, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os argentinos foram os líderes do grupo do Santos na competição continental, vencendo o rival do Timão nas duas partidas (1 x 0 na Argentina e 2 x 1 na Vila Belmiro).
- Jogo de ida: Corinthians x Newell's Old Boys – Neo Química Arena, em São Paulo – semana de 2 de agosto (data e horário a confirmar)
- Jogo de volta: Newell's Old Boys x Corinthians – Estádio Marcelo Bielsa, em Rosario (Argentina) – semana de 9 de agosto (data e horário a confirmar)
Os próximos jogos do Corinthians
- Bahia x Corinthians, pelo Brasileirão, em Salvador – 22 de julho (sábado), às 18h30 (horário de Brasília)
- Corinthians x São Paulo, pela Copa do Brasil (semifinal – ida), em São Paulo (Neo Química Arena) – 25 de julho (terça-feira), às 21h30 (horário de Brasília)