O duelo entre Fluminense e Olímpia, pela Libertadores da América, acabou também envolvendo o Flamengo. Na noite de quarta-feira (23), alguns torcedores do Rubro-Negro entraram em confronto com os paraguaios, que vieram para o Rio de Janeiro para assistir ao jogo contra o Fluminense, nesta quinta-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, e acabaram detidos pela Polícia Militar.
A briga tem um tom de ‘resposta' aos acontecimentos envolvendo torcedores do Flamengo em Assunção, no Paraguai, quando as duas equipes se enfrentaram pela fase de oitavas de final.
Madrugada foi de tensão em Copacabana. Membros de organizada do Flamengo se envolveram em briga com uma outra organizada do Olimpia.
Vale lembrar que, no Paraguai, muitos torcedores flamenguistas passaram por alguns perrengues após o jogo no Defensores Del Chaco. pic.twitter.com/dVYmrq6cmo
— Cauã Tinoco (@cauatinocoTLe) August 24, 2023
Após a confusão, os paraguaios foram contidos pela PMERJ. pic.twitter.com/Mx1icMbokr
— Cauã Tinoco (@cauatinocoTLe) August 24, 2023
Índice
Episódios de violência entre Flamengo e Olímpia no Paraguai
Flamengo e Olímpia-PAR disputaram justamente uma vaga nas quartas de finais da Libertadores. Apesar da vitória por 1 a 0 na partida de ida, no Maracanã, o time de Jorge Sampaoli foi superado por 3 a 1 no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, dando adeus ao sonho do tetracampeonato.
Fora dos gramados, algumas cenas de violência foram registradas, com agressões fortes dos torcedores do Olímpia contra um dos flamenguistas, ainda na saída do estádio.
No término da partida de ontem entre Flamengo e Olimpia, um torcedor do Flamengo foi agredido por diversos torcedores do Olimpia em uma das saídas do Defensores del Chaco em Assunção, Paraguai. pic.twitter.com/SiNxzAyfx4
— Diário das Torcidas (@DTorcidas) August 11, 2023
Às vésperas do jogo, alguns cariocas acabaram sendo vítimas de racismo em shopping na capital do Paraguai, sendo retirados por alguns dos seguranças. Os flamenguistas acusaram alguns atendentes de chamá-los de ‘macacos'.
No término da partida de ontem entre Flamengo e Olimpia, um torcedor do Flamengo foi agredido por diversos torcedores do Olimpia em uma das saídas do Defensores del Chaco em Assunção, Paraguai. pic.twitter.com/SiNxzAyfx4
— Diário das Torcidas (@DTorcidas) August 11, 2023
Torcida do Olímpia acusada de racismo contra outro brasileiro
Além do incidente na partida contra o Flamengo, nas oitavas de final, o Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, também foi palco de outro episódio lamentável na fase de grupos, no duelo entre Galo e Olímpia. Isso porque o goleiro brasileiro Everson foi vítima de atos racistas por partes dos paraguaios.
Imagens mostram um torcedor do Olímpia fazendo a imitação de macaco em direção ao arqueiro do Galo, além de terem sido captados gritos de “mono”, que significa macaco em espanhol, durante as cobranças de tiro de meta do goleiro do Atlético-MG.
Indignação é a palavra que define o sentimento do Galo diante das manifestações racistas de torcedores do Libertad, dirigidas ao goleiro Everson.
Punições realmente severas precisam ser aplicadas para que essas cenas covardes e inadmissíveis, vistas no Defensores del Chaco, não… pic.twitter.com/t2TE3ICRnN
— Atlético (@Atletico) June 28, 2023
Foguetório Tricolor antes do jogo contra o Olímpia
Já pensando no jogo de ida da Libertadores, a Sobranada, torcida organizada do Fluminense, realizou um foguetório em frente ao hotel onde a delegação paraguaia está hospedada. O vídeo mostra diversos uma sequência de foguetes em frente ao Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca, por volta das 4h da manhã.
A Sobranada, torcida organizada do Fluminense, postou vídeos nesta madrugada de um foguetório em frente ao hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca.
É onde a delegação do Olimpia está acomodada no Rio de Janeiro. pic.twitter.com/aPgmkARgS5
— Cauã Tinoco (@cauatinocoTLe) August 24, 2023
Quando será o jogo da volta entre Fluminense e Olímpia?
A decisão de quem avançará para a fase de semifinais da Copa Libertadores da América acontece na próxima quinta-feira (31), também às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
Na última fase, o Olímpia eliminou o próprio Flamengo, enquanto o Fluminense despachou o Argentinos Juniors. Quem garantir a vaga na semifinal encara Internacional ou Bolívar, tendo em conta que o Colorado venceu a partida de ida, em La Paz, por 1 a 0.
Próximos jogos do Fluminense
- Athletico-PR x Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro – Ligga Arena – domingo (27/8), 18h30 (horário de Brasília);
- Olímpia x Fluminense, pela Copa Libertadores – Defensores del Chaco (Assunção-Paraguai) – quinta-feira (31/8), às 21h30 (horário de Brasília);
- Fluminense x Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro – Maracanã – domingo (3/9), às 16h (horário de Brasília);