O Vasco da Gama vive uma fase muito complicada na temporada de 2023. Depois de ser anunciada a venda da SAF do clube para o Grupo 777 Partners, o desempenho do clube dentro de campo decepciona os torcedores cruz-maltinos até aqui.
Com isso, a demissão de Maurício Barbieri do comando técnico abre também a possibilidade de outros nomes, para reforçar o elenco, possam ser anunciados em breve. Um deles é o meio-campista chileno Gary Medel, que estava no Bologna, da Itália, e deve ser anunciado nas próximas horas pelo clube carioca. Confira aqui, com exclusividade para o Futebol na Veia, o desempenho do jogador na última temporada.
O Vasco da Gama acertou a contratação do volante chileno Gary Medel, que está livre no mercado após deixar o Bologna.
Nesta sexta-feira Paulo Bracks chegou a um acordo sobre luvas e salários com o staff do jogador, que aguarda apenas a assinatura para sacramentar o negócio… pic.twitter.com/UPxAF9plSE
— NewsColina (@newscolina) June 24, 2023
Os números de Gary Medel, novo reforço do Vasco, na última temporada
O Sofascore, portal especialista em estatísticas esportivas e parceiro do Futebol na Veia, realizou um levantamento exclusivo com os números do novo jogador do Vasco da Gama. Em resumo, o meia chileno disputou 31 jogos com a camisa do Bologna, entre Campeonato Italiano e Copa da Itália.
Medel concedeu uma assistência nesse meio tempo, além de ter bons números defensivos em termos de recuperação de bola: foram 6,7 posses retomadas. Além disso, o jogador soma 1,1 cortes por jogo, 56% dos duelos ganhos e uma porcentagem de acerto nos passes invejável. Isso porque o atleta teve um aproveitamento de 90% dos passes bem sucedidos em 2022/23.
Os números da carreira de Gary Medel, novo jogador do Vasco da Gama
Em suma, o volante foi revelado pela Universidad Católica, do Chile. Na temporada de 2010, o jogador se transferiu para o Boca Juniors, da Argentina, onde ficou por duas temporadas.
A partir daí, Medel migrou para o futebol europeu, onde defendeu Sevilla, da Espanha, Cardiff, do País de Gales, Inter de Milão, da Itália, Besiktas, da Turquia, e Bologna, também na Velha Bota.
O jogador de 35 anos disputou 543 jogos por clubes e marcou 29 gols, além de conceder nove assistências. Além disso, Gary Medel conquistou duas edições de Copa América com a camisa da Seleção Chilena.