De antemão, representantes da Câmara Municipal de Curitiba, homenagearam nessa quarta-feira (28), o elenco campeão da Copa do Brasil Sub-20 do Coritiba. Desse modo, o órgão aprovou voto de congratulações e aplausos a equipe do Coxa pela inédita conquista.
“Essa é uma homenagem para enaltecer, registrar e homenagear essa conquista do Coritiba Sub-20. Não é apenas para o torcedor do Coxa, mas para todo o futebol paranaense. Ficamos felizes enquanto vereadores por fazer essa homenagem ao Coritiba Foot Ball Club por esse título inédito no Paraná. Em nome da Câmara e dos outros 37 vereadores que assinaram esse voto de louvor, queremos dar os parabéns e desejar todo o sucesso a esses meninos”, disseram o trio de vereadores Nori Seto, Mauro Bobato e Sidnei Toaldo.
Câmara Municipal também menciona Renato Follador
Além disso, o ex-presidente Renato Follador do Coritiba, que faleceu no começo de julho, vítima da Covid-19, foi outro homenageado no campo do Couto Pereira. Vale ressaltar, que o dirigente era um dos maiores apoiadores das categorias de base do Coxa.
Inclusive, uma de suas promessas de campanha consistia em valorizar mais a Piázada do Couto. Pois, nos últimos anos foi um dos departamentos mais criticados pela torcida porque as gestões anteriores não acabaram dando tanta atenção aos juniores.
“O Coritiba não foi apenas campeão da Copa do Brasil Sub-20, foi também um representante da cidade de Curitiba. É uma homenagem também ao Renato Follador”, agradeceu o presidente, Juarez Moraes e Silva.
Campanha da Piázada na Copa do Brasil Sub-20
Em suma, o Coxa estreou com tranquilidade na 1ª fase da competição. Sem dificuldades, o Coritiba goleou o União Rondonópolis por 8 x 0. Nas oitavas de final, o adversário foi o vice-campeão da edição passada, o Bahia. Desse modo, o Verdão venceu a partida de ida, no Couto Pereira, por 1 x 0. Assim, no jogo de volta em Salvador, a equipe paranaense conseguiu segurar o empate em 2 x 2.
A partir das quartas, o Coritiba teve pedreiras no caminho, o adversário da vez foi o Atlético-MG, um dos favoritos ao título. Sendo assim, o Alviverde empatou no Paraná em 2 x 2, e conseguiu superar o rival em Minas Gerais por 2 x 0. Chegando a semifinal, a Piázada enfrentou o Internacional. Com o primeiro encontro sendo em Porto Alegre, o Coxa ficou na igualdade de 1 x 1.
Assim, decidindo em casa, o clube paranaense superou o Colorado por 3 x 2. O goleiro Coxa Branca Rafael Willian foi o grande destaque do jogo, pois, fez diversas defesas importantes que garantiram a vaga na final. Portanto, na final o Coritiba enfrentou a equipe do Botafogo. Vale ressaltar, que alguns atletas do elenco profissional de ambas equipes desceram para disputar a final. E, após os dois jogos terminando em 1 x 1, a decisão foi para os pênaltis. Desse modo, os paranaenses foram campeões vencendo a disputa por 6 x 5.
Foto destaque: Divulgação/Coritiba


