O São Paulo viveu uma noite de sonhos no estádio do Morumbi na última quarta-feira (16). A equipe de Dorival Júnior abriu 2 x 0 ainda no primeiro tempo em uma atuação histórica contra o rival Corinthians. A etapa final poderia se tornar um pesadelo, mas o clube conseguiu segurar a vantagem graças a Rafael, autor de defesa comparada a Rogério Ceni, na final do Mundial de Clubes de 2005, contra o Liverpool. Os torcedores exaltaram a consolidação do goleiro, e o colocaram como o sucessor do ídolo no clube.
A história de Rafael no jogo contra o Corinthians fica ainda mais interessante, pois, em 6 de agosto, contra o Atlético-MG, ele falhou em um gol de falta de Hulk muito longe, na derrota de 2 x 0 para o Atlético-MG. A torcida também lembrou desse momento para destacar a volta por cima do goleiro, que ainda salvou outro gol corintiano no último minuto, apesar de impedido.
Veja abaixo as duas intervenções cirúrgicas do goleiro tricolor, titular em 46 dos 48 jogos do São Paulo em 2023.
Rafael: seguro! 🧤🇾🇪pic.twitter.com/gS0j6AzHnp
— SPFC Info (@spfcinfoss) August 17, 2023
TAVA IMPEDIDO, MAS QUE DEFESA DO RAFAEL pic.twitter.com/g7GV0SUxq0
— colunatricolor (@colunatricolor) August 17, 2023
Para a torcida são-paulina, a defesa no chute de Rojas lembrou a de Rogério contra o inglês Steven Gerrard, em 2005, quando o Tricolor sagrou-se tricampeão mundial. Rafael também parece, enfim, ter ser firmado como o “melhor goleiro pós-Ceni”, após o clube passar sete temporadas procurando um arqueiro que substituísse um dos maiores jogadores da história do clube.
Aquela bola no ângulo me lembrou muito o Rogério vs Gerrard
Obrigado Rafael Ceni pic.twitter.com/Hb9JYCbBcf
— CANSADO (@_spfcdlq) August 17, 2023
— Somente Fran (@FranzitodaMassa) August 17, 2023
Merece dms ser o titular…disparado o melhor goleiro pós Ceni. Estamos bem servidos
— Irineu Cansado 🥱 (@Iriinneeu) August 17, 2023
eu quero emoldurar a defesa do rafael. eu quero almoçar com a defesa do rafael. quero me casar com aquele ato de impedir o gol do goleiro rafael. meus filhos vão se chamar defesa e do rafael. são paulo.
— Rai É HOJE. (@raibello3) August 17, 2023
Índice
São Paulo enfrenta Flamengo na decisão da Copa do Brasil
O placar de 2 x 0 deu a soma necessária no agregado para o Tricolor avançar à grande decisão da Copa do Brasil pela segunda vez na história (a primeira foi em 2000, quando perdeu para o Cruzeiro). O Flamengo, ex-time de Dorival Júnior, venceu a ida (2 x 0) e a volta (1 x 0) contra o Grêmio e será o adversário nas finais.
A data da ida e da volta já estão marcadas: 17 e 24 de setembro, ambas no domingo. Os mandos de campo serão definidos em sorteio pela CBF, ainda com data a confirmar.
Rafael é finalmente o substituto de Rogério Ceni no São Paulo?
O ídolo histórico e campeão de tudo Rogério Ceni se aposentou dos gramados ao fim de 2015, deixando uma lacuna que não foi planejada pela diretoria a ter um substituto. Inicialmente, Denis foi o titular da meta tricolor, mas as falhas em sequência minaram sua permanência.
Passaram ainda, em ordem cronológica, Renan Ribeiro, Sidão, Tiago Volpi (este, o que mais defendeu o gol com 195 jogos e quatro anos de clube), Jandrei e Felipe Alves, além dos reservas, mas utilizados, Lucas Perri, Léo e Thiago Couto.
Sem tanto holofote, Rafael fechou com o São Paulo no início desse ano por R$ 5 milhões e, com Rogério Ceni (técnico até abril) ou Dorival, permaneceu como titular absoluto da posição. Na temporada, o arqueiro ex-Galo e Cruzeiro não jogou apenas duas partidas, frente a Red Bull Bragantino e Flamengo, ambas pelo Brasileirão, quando apenas reservas atuaram.
Das 46 partidas na meta tricolor em 2023, o goleiro foi vazado apenas 35 vezes, média de 0,76 gol por jogo. No Brasileirão, o clube do Morumbi tem a sexta melhor defesa ao lado do Fluminense com 19 gols sofridos.
São Paulo é o único clube brasileiro vivo em três competições; veja próximos jogos
Com a classificação à final da Copa do Brasil, o Tricolor do Morumbi é o único brasileiro vivo em três competições. Na Copa Sul-Americana, o time de Dorival Júnior duela com a LDU, do Equador, nos dias 24 e 31 desse mês, decidindo uma vaga na semifinal em casa.
Já no Brasileirão, o time de Dorival não é tão regular e é apenas o nono colocado com 27 pontos em 19 rodadas. Veja os próximos compromissos do clube paulista.
- São Paulo x Botafogo – Campeonato Brasileiro – Morumbi – sábado (19), às 16h (horário de Brasília);
- LDU x São Paulo – Copa Sul-Americana – Estadio Rodrigo Paz Delgado – quinta-feira (24), às 19h (horário de Brasília);
- América-MG x São Paulo – Campeonato Brasileiro – Arena Independência – domingo (27), às 16h (horário de Brasília).