Sócios torcedores do São Paulo ouvidos pela reportagem do Futebol na Veia entraram reclamações contra o clube no Procon, órgão responsável pela defesa do consumidor. O motivo? A decisão controversa na venda dos ingressos para semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, na próxima quarta-feira (16).
Tudo começou na última sexta-feira (4), quando foi anunciado nas redes do sócio torcedor que as vendas aos planos “Branco” (mais caro) e “Vermelho” (mais barato) seriam feitas de forma simultânea, a partir das 12h (horário de Brasília), e sem desconto – prática não prevista no termo de uso. Na publicação, o clube alegou que “os ingressos que contemplam benefícios para sócios torcedores estão esgotados”. Por isso, disponibilizaram apenas entradas da arquibancada e cadeira norte, chamados de setor popular.
#TorcidaQueConduz, informações importantes sobre a venda de ingressos para o Majestoso. pic.twitter.com/Ptpxhp1hiJ
— Sócio Torcedor | São Paulo FC (@SocioTorcedor) August 4, 2023
O termo de uso do programa de Sócio Torcedor (ST) do São Paulo F.C (pode ser lido clicando aqui), diz que todo sócio torcedor terá direito a desconto no ingresso em jogos no estádio do Morumbi (70% de desconto para o plano Branco e 50% ao Vermelho). Torcedores do Branco também têm direito a ter prioridade quatro na compra das entradas, à frente do Vermelho. Porém, não foi o que o Tricolor fez ao disponibilizar simultaneamente para ambos os planos, para irã dos torcedores.
O processo de comprar do ingresso foi “confuso e desgastante” para Pedro Matsunaga, sócio torcedor do plano Branco ouvido pelo Futebol na Veia. No dia da venda, 4 de agosto, o clube anunciou que os assinantes do plano Branco teriam prioridade e a venda seria às 10h. Mas assim que o suposto horário da venda chegou, o São Paulo atrasou a abertura e igualou com o plano Vermelho, às 12h.
“Eu estava pronto para realizar a compra (às 10h), inclusive pedindo uma pequena pausa no trabalho para tal. Para a minha surpresa e de vários socio-torcedores, as 10h01 foi avisado – pelas mesmas redes sociais – que abririam apenas a arquibancada norte, e venda seria aberta ao 12h para todos os socio-torcedores, sem direito a nenhuma prioridade. Além disso, houve o fato ilegal da venda do ingresso pelo preço cheio, pois no regulamento do programa diz que há 70% de desconto no ingresso de qualquer arquibancada, sem distinção para a arquibancada norte”, relatou Matsunaga.
Pedro, sócio desde 2014, disse que irá entrar com uma reclamação no Procon e está disposto a entrar em uma ação coletiva com outros torcedores para processar o clube. É o caso de Ana Aguiar, que já nos comentários da publicação do São Paulo, solicitou aos STs que fizessem capturas de tela de todo processo, desde a compra sem desconto a abertura simultânea com outro plano para estudar uma forma de processar o programa.
“Se for preciso vou entrar com ação, tudo para o Sócio Torcedor de alguma maneira entender que não é porque somos torcedores que somos ‘trouxas'. Vou ajudar todo mundo a fazer o mesmo. Como eu falei, não é para enriquecer não, mas é para eles (São Paulo) aprenderem que o ST é uma relação de consumo”, desabafou a torcedora, assinante há quatro anos do programa de sócio.
ATENÇÃO STs DO PLANO BRANCO:
FAÇAM PRINT DE TUDOOO, DA COMPRA SEM DESCONTO, DA ABERTURA DA VENDA PRO PÚBLICO GERAL, TUDOOOOOO.
VOU ESTUDAR UMA FORMA DE TODOS OS STs DO PLANO BRANCO (E DOS STs DO PLANO VERMELHO TB) PROCESSAREM ESSA MERDA DE ST
— Ana 🇾🇪 (@portuganaa) August 4, 2023
O sócio Rafael Felipe não perdeu tempo e acionou o Procon contra o São Paulo: “quando contratamos o plano, está bem claro que todo sócio torcedor tem direito ao desconto”, justificou. Assinante há 17 anos, ele alega nunca ter visto o clube optar por venda de ingressos dessa forma como foi contra o Corinthians.
Mas algo parecido aconteceu duas vezes em 2022. Na ocasião, o São Paulo recebeu o Flamengo e Atlético-GO no Morumbi para as semifinais da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, respectivamente. A gestão do presidente Julio Casares optou por uma venda em “lotes”, que iriam se esgotando. Quando esgotou o primeiro, o lote número 2 de ingressos não tinham descontos para os sócios torcedores e tinham opções limitadas, muito próximo do que acontece nesse ano.
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Torcedores são unânimes sobre o que pode melhorar no sócio do São Paulo
Atualmente, o sócio torcedor do São Paulo possui cinco planos: além do Vermelho e Branco, ainda tem “Preto”, “Tricolor” e “Diamante”. O último adquire o ingresso em um preço simbólico de R$ 0,30 e tem direito de comprar quatro entradas de convidados a preço cheio. Para muitos torcedores, esse é o principal problema.
A quantidade abusiva de convidados favorecem cambistas, que assinam o plano mais caro (R$ 199,99 ao mês), compram quatro ingressos para “convidados” e vendem por preços abusivos. O Futebol na Veia flagrou torcedores vendendo ingressos para a semifinal contra o Corinthians em grupos no Facebook e em comentários no X, antigo Twitter.
O valor do ingresso vendido por esses torcedores chegam aos R$ 130 no setor laranja.
O torcedor Edson Fraga, sócio Branco que não conseguiu adquirir o ingresso para a partida contra o Corinthians, desabafou sobre a forma atual do programa e afirmou que prefere ficar em casa do que comprar com cambista.
“(O programa de) sócio torcedor não levar em conta a frequência de jogos em nenhum quesito de compra é um absurdo. Desta vez pior que nem desconto teríamos, além da compra dos convidados do plano diamante que claramente está sendo feita por cambista para revender. Fico em casa (durante o jogo), mas não compro de cambista”, afirmou Edson.
Para Douglas Pereira, o excesso de convidados também atrapalha no crescimento do número de sócios do São Paulo (nesse momento, são 49 mil, atrás dos rivais Palmeiras e Corinthians, além de Flamengo, Grêmio, Inter, dentre outros).
“Precisam limitar a compra de ingressos para os planos mais caros. Impossível crescer o número de sócios torcedores, permitindo que o plano mais caro compre 5 ou 6 ingressos. O estádio tem capacidade de 68 mil. A conta não fecha”, disse.
A solução para os torcedores ouvidos pelo Futebol na Veia seria um ranking que privilegia torcedores que mais frequentam o estádio e quem é sócio há mais tempo.
“O sistema de prioridade leva em conta apenas o valor do plano, e acredito que o tempo de socio e a assiduidade aos jogos também deveriam ser levados em conta na prioridade”, argumentou Pedro Matsunaga.
“Eu acho que deveria volta o sistema de frequência, quem vai mais tem a mesma preferência de quem paga mais. O sistema de estrelas era bom”, reiterou Ana Aguiar, citando o formato anterior do programa de sócio do clube.
Total Acesso, plataforma de vendas dos ingressos do clube, é alvo de críticas há muito tempo
A Total Acesso é a plataforma responsável pela venda dos ingressos do São Paulo. Quando tem alta demanda, constantemente o site cai e, quando o torcedor tenta comprar o ingresso, diz que foram esgotados – mesmo ainda tendo entradas à disposição.
Foi o que aconteceu com Edson Fraga nas tentativas de comprar o ingresso para a semifinal da Copa do Brasil. Nas tentativas, às 12h16 (16 minutos após a abertura), capturas de tela mostraram que os ingressos estavam disponíveis, mas, ao comprar, aparecia a mensagem “Os produtos não estão mais disponíveis”.
O que diz o clube?
Em nota enviada ao Futebol na Veia, o São Paulo justificou que os ingressos que tinham desconto foram esgotados pelos planos Diamante, Tricolor e Preto, por isso, os torcedores membros do Branco e Vermelho ficaram sem o desconto e com a possibilidade das entradas nos setores populares (arquibancada e cadeira norte). Segundo o clube, esses locais do estádio normalmente não tem benefícios na compra, como prioridade e desconto.
Em relação à abertura simultânea de planos com preços distintos (Branco e Vermelho), o clube alegou que buscou oferecer, de forma expecional, uma chance dos sócios adquirirem os ingressos.
A nota esclareceu que o São Paulo está atento para coibir a prática de cambismo. Ainda salitou que caso comprovado que algum sócio torcedor utilizou a compra antecipada e revendeu a entrada a fim de vantagem financeira, poderá sofrer punições do regulamento do ST.
Por fim, o clube destacou que não irá comentar as reclamações no Procon por envolver esfera judicial.
Leia na íntegra a nota enviada pelo São Paulo:
No dia 4 de agosto, quando a venda para o jogo contra o Corinthians estava aberta apenas para Sócios Torcedores membros dos planos Diamante, Tricolor e Preto, todos os ingressos para os setores que contemplam benefícios para os adeptos do programa foram esgotados, portanto antes que os membros dos planos Branco e Vermelho pudessem ter a chance de exercerem suas prioridades de compra. Por conta disso, foi aberta a exceção para que os membros desses planos pudessem tentar comprar antecipadamente bilhetes dos chamados Setores Populares Superior e Inferior -áreas do Estádio que normalmente não estão entre os espaços contemplados com os benefícios de compra (prioridade e desconto) nos planos do Programa Sócio Torcedor.
A estratégia de abrir simultaneamente para ambos os planos visou proporcionar, em caráter excepcional, a todos os membros dos planos Branco e Vermelho do Programa, uma oportunidade extra de tentativa de compra, uma vez que todo o lote original já havia se esgotado. Os setores populares (Superior e Inferior), que normalmente não têm lugares ofertados para os membros do programa, são as áreas com valores de ingressos mais baratos do estádio em caráter promocional. Dessa forma, o Clube buscou atender ao máximo possível à grande demanda por ingressos para este jogo, além de manter a concessão de desconto e também o benefício da possibilidade de aquisição antecipada aos Sócios Torcedores antes da abertura para venda do setor ao público em geral.
Casos de abuso comprovado do direito exercido pelo Sócio Torcedor em compras antecipadas, e com valor diferenciado, que seja utilizado para que haja vantagem financeira ficam sujeitos às punições previstas no regulamento do Programa ST. O São Paulo está atento para, dentro de suas possibilidades legais, coibir a prática de cambismo.
(Sobre as possíveis reclamações no Procon) O Clube não comentará casos que potencialmente envolvam esfera judicial.
Em meio a críticas, São Paulo chega a um milhão de torcedores no estádio em 2023
Até esta quinta-feira (10), 952.321 torcedores estiveram nas arquibancadas do Morumbi para acompanhar o São Paulo em 2023. Hoje, o Tricolor recebe o San Lorenzo, da Argentina, pelas oitavas da Copa Sul-Americana e o clube antecipou que 48 mil entradas foram vendidas, totalizando mais de um milhão de espectadores.
“O mais popular”, escreveu o time do Morumbi em suas redes sociais. A torcida tricolor precisou de apenas 24 partidas para alcançar o milhão de público na temporada, tendo média acima de 44 mil fãs por jogo.
No ano passado, o São Paulo alcançou essa marca, mas precisou de sete jogos a mais do que em 2023 (24 x 31).
https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1689616893437427715