Após um longo período de boatos e especulações, a confirmação da vinda de Alexandre Pato para o São Paulo foi oficializada na tarde desta sexta-feira (26). Por meio das redes sociais oficiais do clube, o Tricolor deu as boas-vindas ao atacante, que passou pelo time paulista em duas oportunidades. Na primeira em 2014, em troca com o Corinthians envolvendo o meio-campista Jádson e a segunda, um pouco mais apagada em 2019. O contrato com o atacante terá duração até o fim de dezembro de 2023, com possibilidade de renovação para a próxima temporada.
Um dos pontos do contrato de Alexandre Pato com o São Paulo diz respeito à produtividade do atleta com o clube. O atacante vinha utilizando o centro de treinamento do Tricolor desde fevereiro para se recuperar de uma cirurgia no joelho, e sempre se mostrou disposto a voltar para o time paulista. Porém, por conta de sua idade, Rogério Ceni poderia barrar a contratação do jogador. Com a saída do antigo treinador e a chegada de Dorival Júnior ao comando, esta possibilidade se tornou mais real.
Inclusive, o clube abriu as negociações com atleta após receber a autorização de Dorival Júnior. O valor que será pago para Alexandre Pato deve ser fixo por mês, mas com adicionais por produtividade. Por enquanto o montante que será pago ao jogador ainda não foi revelado. Na publicação oficial do São Paulo sobre o acerto com o jogador, Alexandre Pato narra um pouco da sua história com o clube, e fala sobre a felicidade de voltar ao Morumbi pela 3ª vez em nove anos.
“Minha história com o São Paulo começou em 2014, vivi os melhores momentos da minha carreira, e me identifiquei com o clube e sua torcida. Se tem algo que descobri naquelas duas temporadas é que o São Paulo é sentimento e nossa história não terminaria ali. Nunca deixei de acompanhar o São Paulo, e aí entendi outro canto: “Sempre estarei contigo”. Sempre estive, seja à distância ou no Morumbi. Hoje volto para o lugar onde me sinto em casa, e se o três de tricolor e de tricampeão representa tanto para o torcedor, posso dizer que estou muito feliz em poder vestir essa camisa pela terceira vez. São Paulo, você é o primeiro no meu coração. Torcida que conduz, eu voltei”, disse Alexandre Pato no vídeo.
https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1662180659157237760
Números de Alexandre Pato pelo São Paulo nas duas últimas passagens
Alexandre Pato disputou 137 partidas com a camisa do São Paulo, marcou 47 gols e deu outras 15 assistências entre 2014 e 2015, e 2019 e 2020. Somando dados de desempenho do Campeonato Brasileiro, os números são animadores. Pelo Brasileirão, Pato disputou 82 partidas pelo Tricolor, marcando 24 gols, e dando outras 12 assistências. O atacante teve papel fundamental no time em 2014, quando ao lado de Ganso, Kaká, e Luís Fabiano, conquistou o vice-campeonato nacional naquela temporada, sob a batuta do técnico Muricy Ramalho.
Ao longo de sua carreira, Alexandre Pato, revelado no Internacional de Porto Alegre, em 2007, acumulou passagens de destaque em grandes times do futebol europeu, como Milan e Chelsea. Pasou também pelo Villarreal, da Espanha, pelo Corinthians, Tanjin Tianhai, da China, e estava no Orlando City, dos Estados Unidos. Pela Seleção Brasileira, Pato disputou 49 partidas, contando os jogos que fez pelas seleções de base, e marcou 20 gols.