Na última quarta-feira (3), o Salgueiro anunciou que não iria participar da Copa do Nordeste e a Copa do Brasil deste ano. No entanto, o time pernambucano voltou atrás. Ou seja, agora afirma que vai disputar as duas competições. A princípio, o motivo do recuo é a pressão que o clube sofreu. Torcida e jogadores não haviam gostado da decisão inicial.

RENÚNCIA DA DESISTÊNCIA

Ontem o Salgueiro comunicou à FPF que não iria participar da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil de 2021. Além disso, afirmou que quem poderia participar era a equipe do Náutico. Porém, nesta quinta-feira (4), o clube pernambucano mudou de ideia. Voltou atrás e anunciou que vai disputar ambas as competições. O presidente da FPF, Evandro Carvalho, confirmou a informação.

O clube realizou uma entrevista coletiva hoje. Nela, o presidente do Salgueiro, José Guilherme da Luz, explicou o ocorrido:

“O que aconteceu? Mandei a carta para a Federação dizendo que não ia participar. Quem ia ter direito era o Náutico. Quando chegou na Federação, a CBF não aceitou. Quando estava conversando com os atletas, comissão técnica e os funcionários, o telefone tocou e era o pessoal da CBF e Liga do Nordeste dizendo que a vaga estava retornando para o Salgueiro. O Náutico não teria direito a vaga. Se o Salgueiro não fosse participar, a vaga não iria para um clube de Pernambuco”, afirmou o presidente.

A princípio, Zé Guilherme afirmou que a Liga do Nordeste e o Náutico contribuíram financeiramente com o clube. Mas, depois o presidente corrigiu a informação. Pois, explicou que, na realidade, adiantou a cota de participação com a Liga. Dessa forma, caso o Timbu participasse da competição, não teria cota.

PRESSÃO PARA VOLTAR ATRÁS

À primeira vista, houve um fator determinante para voltar atrás. Os jogadores do Salgueiro ameaçaram abandonar o clube. Em suma, os atletas organizaram uma reunião com a diretoria. E, além de cobrar responsabilidade, o elenco deixou clara a insatisfação com a decisão.

O Tricolor Sertanejo enviou um ofício para o presidente da FPF nesta-quinta. Nele, afirmou que “estava sofrendo pressão de toda a torcida quanto a atitude desesperada de não participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil”. Sendo assim, logo depois do anuncio de que vai disputar as duas competições, o clube divulgou uma nota em suas redes sociais:

Foto: Divulgação/Salgueiro
Foto: Divulgação/Salgueiro

COPA DO NORDESTE

Apesar de toda a situação, o Salgueiro vai participar da Copa do Nordeste. Aliás, o sorteio da competição aconteceu hoje à tarde. O torneio vai começar no dia 27 de fevereiro. Em síntese, será o mesmo formato de disputa das últimas duas edições. Ou seja, 16 clubes divididos em dois grupos de oito equipes cada. O Carcará está no Grupo B do campeonato. Assim, vai enfrentar  Vitória, Sport, Fortaleza, CSA, Botafogo – PB, ABC e Altos.

Foto destaque: Divulgação/Copa do Nordeste/Lucas Merçon

Carlos Soares
Carlos Soares
Além da enorme paixão pelo esporte, eu sempre tive facilidade com a comunicação no geral. É uma habilidade que me destaca em qualquer ambiente que esteja. O desejo de fazer jornalismo surgiu devido a vontade de fazer com que essa aptidão possa me proporcionar grandes desafios em minha carreira profissional, principalmente na área esportiva. Ao ingressar na faculdade e estagiar na área, descobri diversas abordagens diferentes que o jornalismo pode ter e a quantidade de histórias que estão esperando para serem contatadas. O que fez eu me interessar ainda mais pela profissão e querer desempenhar um fazer jornalístico objetivo e de qualidade.