River Plate copiou o Botafogo de Ribeirão Preto? Entenda o caso

Gigante clube argentino lançou nova camisa com design parecido com uniforme anterior do Botafogo-SP

O River Plate, atual campeão argentino, divulgou seu novo terceiro uniforme para temporada 2023/24 nesta sexta-feira (22). Com as tradicionais cores vermelha, preta e branca, a camisa possui uma faixa serrilhada no centro que chama atenção. O manto do gigante clube tem uma semelhança com a camisa de 1992 do Botafogo de Ribeirão Preto, produzida pela extinta fornecedora esportiva Dellerba com as mesmas cores e o formato da faixa. Veja a comparação entre os uniformes.

River Plate copiou o Botafogo de Ribeirão Preto? Entenda o caso
Camisa do River de 2023 lembra uniforme de 1992 do Botafogo de Ribeirão Preto (Fotos: Divulgação/Adidas e Reprodução/Football Kit Archive)

A camisa de 1992 do Botafogo não pegou – principalmente pelo desempenho dentro de campo. Nessa temporada, o clube de Ribeirão Preto terminou apenas em 11º na primeira fase do Campeonato Paulista e, na Série B do Campeonato Brasileiro, não conseguiu o acesso. Um ponto positivo desse ano foi a fundação da Torcida Fiel Força Tricolor, principal organizada do clube e apontada como uma das maiores do interior de São Paulo.

Mas a real inspiração da camisa do River não está no Botafogo – pelo menos é o que diz a fornecedora esportiva Adidas. O novo uniforme dos Milionários é uma homenagem para uma camisa marcante utilizada em 1997 pelo clube argentino, temporada na qual terminou campeão do Apertura do Campeonato Argentino.

– A nova camisa alternativa do River Plate é uma releitura do icônico modelo tricolor que o time utilizou nos anos 90 – escreveu a Adidas, em seu site oficial. Confira abaixo o uniforme homenageado.

Power Rangers? Camisa do River Plate gera memes nas redes sociais

Para além da brincadeira pela proximidade com a do Botafogo de Ribeirão Preto, muitos internautas perceberam a semelhança da camisa com o uniforme utilizado pelos Power Rangers, série de sucesso estadunidense que também virou febre no Brasil.

Os uniformes são parecidos especialmente pela edição de 1999 dos Power Rangers, intitulado “Perdidos na Galaxia”, produção na qual a roupa do ranger vermelho tem a mesma faixa serrilhada no centro do River Plate.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.