A princípio uma rivalidade ducentésima!!!! Ainda mais que Guarani x Ponte Preta se enfrentam no próximo sábado (19). E para dar ainda mais “gás” na partida os dois times vivem momentos distintos: a Ponte chega pressionada e enfrenta seu maior rival em um dos clássicos mais importantes do Brasil. Assim também amarga a lanterna na série B. Em contrapartida o Bugre chega em uma situação “boa” no campeonato. Da mesma forma posso adiantar que será emoção nos noventa e poucos minutos…
Juntamente com isso as atenções estarão votadas para este lugar: Brinco de Ouro, em Campinas, às 18h30. Do mesmo modo a partida é válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Consequentemente quem sabe o que isso significa, entende que é difícil dormir desde a semana anterior. Ansiedade a mil para a grande partida, coração acelerado e na véspera do jogo é até mais difícil. Juntamente com isso a manhã do jogo: acordar cedo, pois já não dormiu na noite anterior, olhar no relógio toda hora, programar o dia para nada atrapalhar na hora do jogo. Simultaneamente responder diversas mensagens dos grupos de whatssap… É bem comum!
Assim também quem nunca né? Sempre rola aquelas apostas: “A Ponte cresce ainda mais em dérbis”; “Seja qual for situação da Ponte acredito que vamos ganhar” Em contrapartida: “Veja aí o histórico, quem ganhou mais?” e essa discussão prolonga até a hora do jogo.
Chegando a hora todo torcedor tem aquela camisa da sorte e já coloca, pendura a bandeira, faz a fezinha. Ou seja, pode pendurar no carro, na porta de casa, na mesa cedo trabalho. Em suma, vale tudoo para aguardar pela partida.
Assim também o resultado de um dérbi pode definir como será sua próxima semana inteira, e os números do seu time no campeonato. Em suma, no caso da Ponte é sair da degola. Vale lembrar que uma vitória dará uma moral enorme ao time.
Muitos podem não entender o que significa a rivalidade dos times, não importa, o que interessa mesmo é que vai acontecer. Bem como teremos ainda mais. hitórias para adicionar nesse dérbi 200.
Torcer mesmo, sentado no sofá ou em pé, na TV ou no rádio, ou na internet.
Em conclusão, somos favoritos, por convicção e torcida.
Por fim, é no derbi que o jogador prova que merece vestir a camisa ou não, né… É DECISÃO!!!
Torcida Jovem da Ponte Preta – com alguns membros da Raça Rubro-Negra, sua aliada – caminhando em Campinas para o derby em 2009, pela Série B.
⠀
Logo mais tem Guarani x Ponte Preta, também pela Série B. pic.twitter.com/6X35f1Kl5f— O Canto das Torcidas (@OCantoOficial) January 5, 2021
Guarani x Ponte Preta- quantas histórias!
Inicialmente com essa minha curiosidade de uma jornalista fiquei entusiasmada em saber por parte da torcida sobre as partidas inesquecíveis. Assim como em conversa com Carlos Corsato, narrador pela rádio Futebol no Interior, Corsato compartilhou um jogo que marcou:
“Foi o dérbi 199 o narrador do Guarani caiu do meu lado…”
Assim como Carlos ressalta que foi isso mesmo o narrador do Bugre que caiu após o terceiro gol pontepretano. Simultaneamente lembrei que esse encontro têm muitas histórias pelos dois lados e da torcida, então… Separei alguns depoimentos marcantes: é Guarani x Ponte.
https://twitter.com/ainahcarvalho/status/1404535221622554627
“Meu primeiro dérbi foi em 1969 com 6 anos. Acompanho há muito tempo. Um dérbi inesquecível foi no Campeonato Brasileiro de 2003 os gols do Gena, argentino nosso ídolo no estádio do outro time e foi inesquecível além da vitória, do GiGena, do jogo além de tudo que aconteceu da emoção meu filho tinha 7 anos no retorno dos jogadores quando o Gigena desceu do ónibus a primeira pessoa que ele viu foi meu filho Lucas e abraçou para o meu filho é inesquecível isso. Então o derbi 3×1 para nós, o Dérbi do GiGena foi o último dérbi inesquecível”, José Moraes Neto, autor do livro Sempre Ponte Preta.
“Dérbi da quebra do tabu que caiu o parapeito em 2002. Foi um dérbi atípico uma segunda-feira 8 da noite pós-eleição foi quando o Lula venceu a eleição teve o Derbi tão esperado na época e fazia 15 anos que a gente não ganhava deles no estádio deles e fazia quase 18 pelo Campeonato Brasileiro. Teve uma confusão porque eles colocaram o som voltado para a torcida da Ponte tocando o hino da galinha sem parar e aí os torcedores foram lá e puxaram o fio da caixa de som e começou a virar o ambiente do estádio e os policias estavam naquela truculência de sempre, pois estava um chuva de pedra dos dois lados e a torcida revidou. Eu tinha 18 anos e a Ponte virou para 4 x 2”. Negro John, torcida jovem da Ponte.
“Meu primeiro derbi no estádio foi em 2008 e fui com os pais de um amigo no setor família que existia na época, ganhamos(normal né) por 4×2 se não me engano. E tenho a memória nítida do estádio inteiro cantando “tá chegando a hora, o dia já vem raiando meu bem e eu tenho que ir embora….” e aumentando o volume pra cantar “tem franguinho na panela. Foi no Paulistao de 2008, dia 16/03/2008”, Caio Correia, torcedor do clube.
“Agora é uma semana dos inferno. Já passei da fase de curtir derbi, ainda qdo tava mais jovem, fazias os churrasco de madruga e curtia”, Henrique Souza, mais um torcedor.
Quem vai apitar no dérbi?
Desde já a vida de juiz não é tão fácil: Muitas cobranças e a mãe do responsável, então. Vale lembrar a partida anterior entre as equipes a Veterana saiu vitoriosa no placar de 3×1. Dessa vez a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu quem comandará o dérbi 200: catarinense Ramon Abatti Abel, de 31 anos. Assim também foi um dos destaques do estadual e terá a oportunidade de apitar o clássico pela primeira vez.
Do mesmo modo Abatti será auxiliado por Alex dos Santos e Éder Alexandre. Assim também os dois representam a Federação Catarinense de Futebol.
Em 2020 apitou dois jogos da Veterana: a vitória contra o Cruzeiro no Moisés Lucarelli na Série B. Além disso a classificação da Macaca na Copa do Brasil diante do Vila Nova. Em contrapartida do Bugre foi o árbitro na derrota para o Náutico por 2 x 1 no Brinco de Ouro.
Apesar do momento sou do time: EM DÉRBI A PONTE CRESCE! Juntamente com isso mesmo jogando fora coloco a confiança na equipe!!! VAMOS PONTE!!!!!!!
Por outro lado após a partida, conversamos!!!
Foto destaque: Marcos Ribolli


