Retrospectiva 2021: Confira o desempenho do Ypiranga na Temporada

A saber, o ano do Ypiranga foi marcado altos e baixos. Assim, apesar de chegar perto do acesso para a Série B duas vezes em 2021, a equipe decepcionou nos jogos decisivos.

Série C 2020

Primeiramente, no começo do ano, o Canarinho ainda disputava a Série C válida pela temporada de 2020. Assim, devido às pausas causadas pela pandemia da Covid-19, a reta final da competição se estendeu até janeiro deste ano. Dessa forma, o clube jogou o quadrangular final do campeonato nacional. Em suma, fez bons jogos mas não alcançou o objetivo de subir para a Serie B.

Gaúchão 2021: Mesmo com boa campanha, Ypiranga não garante vaga nas semi-finais

Após isso, a direção do clube buscou reformular o elenco para a temporada de 2021. Assim, promoveu algumas mudanças na comissão técnica do clube. Nesse sentido, o clube optou pela a escolha de um jovem técnico  para assumir o comando da equipe. Dessa maneira, após a demissão de Celso Teixeira, apostou na figura de Junior Rocha para ser o treinador do time. Assim, o jovem profissional acumulava passagens por importantes clubes no cenário nacional. Nesse sentido, Junior chegou ao canarinho com a meta  de levar o clube à Serie B do Brasileirão.

Contudo, o time iniciou a temporada focando na disputa do campeonato gaúcho. Assim, na competição regional, o grupo comandado por Junior Rocha fez bons jogos e conseguiu alguns resultados positivos. Entretanto, o bom desempenho não foi suficiente para garantir a classificação do time para as semi-finais. Portanto, o Ypiranga encerrou a competição ocupando a 5°colocação na tabela de classificação, com dezesseis pontos.

Copa do Brasil 2021: Participação curta

Na copa do Brasil, o clube de Erechim  não teve bom desempenho e foi eliminado de forma precoce. Assim, a equipe caiu logo na 2ª fase da competição. Contudo, na 1ª rodada, jogando fora de casa, o time empatou pelo placar de 1 x 1 com o Penarol-AM e garantiu a classificação para a fase seguinte. Entretanto, na 2ª rodada, o Ypiranga viajou até o estado do Ceará e enfrentou o Fortaleza, no Castelão. Nesse sentido, os donos da casa venceram o jogo por 1 x 0 e eliminaram os gaúchos da Copa do Brasil.

Série C 2021: Apesar de Inicio empolgante, Ypiranga não atinge acesso para a Série B

Após a eliminação no estadual, o Canarinho sofreu com a saída de algumas peças importantes do elenco. Assim, Caprini, Reinaldo Dutra e Jean Silva deixaram o clube. Apesar disso, para a disputa da 3ª divisão nacional, o clube manteve a base da equipe que jogou o Gaúchão. Dessa forma, na Série C, o objetivo inicial  do clube era buscar a classificação para a 2ª fase. Dessa maneira, a equipe teve bom desempenho na fase de grupos e acabou na 3ª colocação do grupo B, com 32 pontos, garantindo vaga no quadrangular final.

Além disso, terminou a fase classificatória tendo o melhor ataque da competição. Nesse sentido, o atacante Quirino foi o destaque do time na primeira parte da competição. Assim, o jogador marcou o total de nove gols. Por outro lado, na reta final da competição, o time não repetiu o mesmo desempenho. Dessa forma, obteve apenas uma vitória no quadrangular  final e acabou na última posição da chave D, tendo conquistado apenas seis pontos.

Foto destaque: Divulgação/Ypiranga

Caetano dos Santos