Reinaldo Rueda é anunciado como novo técnico da Colômbia (Foto destaque: Reprodução / Twitter)

Reinaldo Rueda, treinador de 63 anos, foi anunciado nessa quinta-feira (14) como o novo comandante da seleção colombiana de futebol para o ciclo da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Então, o técnico assumirá o lugar que antes era do português Carlos Queiroz, que foi demitido em dezembro, após uma campanha ruim nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Assim, o treinador assumirá a equipe que tem o mesmo número de pontos do Chile, sua antiga seleção, mas ocupa uma posição acima devido ao saldo de gols. Ambos estão com quatro pontos na tabela e, hoje, estão fora da zona de classificação para o próximo mundial.

Então, a Federação Colombiana de Futebol divulgou a informação por meio de um comunicado. Dessa forma, a entidade agradeceu a Federação Chilena e seu presidente, Pablo Milad, pela postura na negociação. O treinador, que é colombiano, também irá dirigir a seleção na Copa América 2021, da qual a própria Colômbia será sede ao lado da Argentina.

https://twitter.com/FCFSeleccionCol/status/1349733033260142593?s=20

A estreia de Rueda será exatamente contra o Brasil, em partida válida pela quinta rodada das eliminatórias, no dia 25 de março, jogando em casa. Cinco dias depois, o duelo será contra o Paraguai, fora de casa.

Não é a primeira vez que Rueda assume o cargo de treinador principal da Colômbia. Em janeiro de 2004, ele assumiu o time com um único ponto após quatro rodadas, mas não conseguiu alcançar a vaga para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Nessa passagem, o treinador acumulou 16 vitórias, 12 empates e 11 derrotas. Entretanto, pelo Chile, seus números foram de nove vitórias, oito empates e dez derrotas.

Carreira em clubes

Antes de comandar o Chile, o treinador dirigiu o Flamengo em uma breve passagem em 2017. Naquela temporada, ficou com o vice-campeonato da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Também treinou as seleções de Honduras e Equador, ambas por cinco anos.

O melhor trabalho do treinador foi no Atlético Nacional, pelo qual conquistou a Copa Libertadores de 2016, sendo eleito o melhor técnico da América do Sul. Então, no ano seguinte conquistou a Recopa ao derrotar a Chapecoense na final.

Foto destaque: Reprodução/Twitter

Celso Junior
Sou Celso Junior, carioca e moro em Rio das Ostras - RJ. Sou pai da Maria Sofia e amante do futebol, esporte o qual vivo desde criança. Sou professor, treinador, e estudo intensamente o futebol em suas diversas áreas.

Artigos Relacionados