Nesta terça-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília), o Real Garcilaso, do Peru, recebe o Deportivo La Guaira, da Venezuela, no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, no Peru, em partida que dá vaga à 2ª fase da pré-Libertadores. Os peruanos precisam de uma vitória, pois perderem por 1 x 0 para o estreante em Copa Libertadores, La Guaira, no Estádio Olímpico UCV, em Caracas.

Real Garcilaso

Na partida de ida, os donos da casa não foram melhores que os visitantes, mesmo vencendo. O Garcilaso não conseguiu transformar sua maior posse de bola e, consequentemente, o maior número de passes trocados, em chances criadas e concluídas com gol. Em um dos poucos espaços deixado pela zaga peruana na entrada de sua área, o La Guaira aproveitou para dar início à sua trajetória em Copas Libertadores de forma vitoriosa.

Apesar da vitória, o meio-campista Juan Carlos Azócar, autor do gol histórico na primeira partida, e seus companheiros, terão que atuar melhor do que em Caracas.  A Máquina Celeste tem uma espécie de 12º jogador – e não é a sua torcida. Trata-se da altitude de 3.400 metros, em Cusco, aliado do Garcilaso em diversas partidas que era necessária uma virada, como no jogo diante do La Guaira. A equipe comandada pelo técnico chileno, Héctor Tapia, busca disputar a fase de grupos da Libertadores pelo segundo ano consecutivo.

La Guaira terá que driblar os jogadores do Garcilaso e a altitude de Cusco (Reprodução/Deportivo La Guaira)

O Real Garcilaso estreia no Campeonato Peruano diante do El Pirata, fora de casa, entretanto, o torneio nacional tem início marcado apenas para o dia 17/2. Com isso, diferente do La Guaira, a Fuerza Celeste tem pensamento voltado exclusivamente ao jogo da pré-Libertadores.

Provável escalação: Luis Ortiz; Jhoel Herrera, Alexis Cossío, Minzúm Quina e Jean Archimbaud; Pablo Míguez, Javier Núñez, Alfredo Ramúa e Andrés Robles; Cristian Souza e Danilo Carando. Técnico: Héctor Tapia.

Deportivo La Guaira

No sábado (26), o La Guaira foi derrotado em casa pelo Monagas, por 3 x 2, em partida válida pelo Campeonato Venezuelano (Apertura). No dia seguinte, os comandados de Daniel Farías partiram para Lima, capital do Peru. A equipe chegou na segunda-feira (28) em Cusco, para uma adaptação melhor à altitude, onde se concentra para a partida mais importante de sua história.

 

https://twitter.com/DvoLaGuaira/status/1090072673080823810

 

Os venezuelanos jogam por um empate. Caso o 1 x 0 se repita, mas de forma favorável aos peruanos, a partida será decidida nos pênaltis. Dois ou mais gols de diferença para o Garcilaso dão vaga para o time da casa. O classificado para a segunda fase enfrentará o Atlético Nacional, da Colômbia.

Provável escalação: Mario Santili; José Velásquez, Diego Luna, Edwin Peraza e Yohan Cumaná; Juan Azócar, Arles Flores, Vicente Suanno e Jesús Lugo; José Balza e Luiz Cabezas. Técnico: Daniel Farías.

Retrospecto

Por se tratar de uma equipe nova no futebol (apenas cinco anos), o Deportivo La Guaira só foi adversário do Real Garcilaso em uma ocasião, justamente na partida de ida da pré-Libertadores 2019, na quarta-feira (23) passada, onde os venezuelanos venceram o jogo por 1 x 0.

Edson Guimarães
Meu nome é Edson Guimarães, tenho 24 anos e sou estudante de Jornalismo. Minha paixão pelo futebol vem desde 2002, e com o tempo eu fui me apaixonando pelos meios de comunicação voltados ao esporte, até começar a fazer parte deles.

Artigos Relacionados