Na vitória do Palmeiras por 4 x 0 em cima do Deportivo Pereira, na última quarta-feira (23), o meia Raphael Veiga marcou o primeiro gol da partida, de pênalti, mas não fez sua comemoração característica de chute na bandeira. O jogador do Alviverde correu para a bandeirinha, parou e fez um sinal negativo. Após abraçar seus companheiros, o palmeirense alisou os braços como se estivesse com frio, em alusão à comemoração de Trae Young, astro do Atlanta Hawks, da NBA.
Assista ao momento e compare as comemorações do craque de Raphael Veiga com o astro da NBA.
O cara É GELADO!🥶#Libertadores2023 #PERxPAL pic.twitter.com/LjfLyqauWV
— Betfair Brasil (@Betfair_net) August 24, 2023
Os torcedores do Palmeiras gostaram da criatividade de Raphael Veiga para fugir de cartões após polêmicas em relação ao chute na bandeirinha. Alguns até culparam o Luciano, do São Paulo, pela mudança no gesto de comemorar seus gols.
invejaram tanto que agora nem no veiga essa comemoração pode brilhar mais pic.twitter.com/UTEVngoEdE
— geovana ☪︎ (@ifenrys) August 24, 2023
O invejoso do Luciano acabou com a comemoração do Veiga 🥺
— Angélica PALESTRINA 💚 (@AngelicaComenta) August 24, 2023
essa comemoração do veiga me pegou muito KKKKKK
— clara (@claradosep) August 24, 2023
Luciano foi culpado por palmeirenses porque a polêmica da comemoração começou justamente quando marcou um gol contra o Corinthians, em 25 de julho, pela ida da semifinal da Copa do Brasil. Na ocasião, o atacante tricolor pediu para todos esperarem antes de abraçá-lo e chutou efusivamente a bandeirinha com o símbolo alvinegro, além de parar na frente da torcida adversária, única naquele dia por determinação do estado.
O árbitro daquele Majestoso, Wilton Pereira Sampaio, advertiu o jogador do São Paulo com cartão amarelo – fato que o suspendeu para o jogo de volta – e justificou a decisão na súmula: “Apliquei cartão amarelo ao Sr. Luciano da Rocha Neves por comemorar o gol da sua equipe de forma provocativa contra a torcida adversária chutando a bandeira de canto”.
A partir disso, iniciou a polêmica em relação aos chutes nas bandeirinhas em comemorações e, toda vez que um jogador comemorou assim, vinha um adversário reclamar com o juiz. Menos de duas semanas depois, justamente contra o São Paulo, Cristian Pavón, do Atlético-MG, repetiu a ação na vitória por 2 x 0 pelo Brasileirão, viu os jogadores do Tricolor reclamarem e tomou cartão amarelo.
Depois, o próprio Raphael Veiga sofreu com a polêmica de Luciano. O chute na bandeira é sua marca registrada desde o início desse ano, quando comemorou assim na Supercopa do Brasil, vencida pelo Palmeiras em cima do Flamengo. Isso aconteceu novamente no último sábado (19) ao balançar as redes contra o Cuiabá, mas dessa vez o ídolo alviverde tomou cartão amarelo do jovem árbitro Andre Luiz Skettino Policarpo Bento, de 29 anos.
Raphael Veiga comemorou o seu gol dando uma voadora na bandeirinha de escanteio do Cuiabá e foi punido com cartão amarelo.
📸 Reprodução/Premiere pic.twitter.com/xA0d8yAaq4
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) August 19, 2023
Com Raphael Veiga, Palmeiras encaminha 4ª semi de Libertadores
O 4 x 0 dificilmente será revertido pelo modesto Deportivo Pereira no Allianz Parque, na próxima quarta-feira (30), pelo jogo de volta. Por isso, em sua quarta Libertadores sob o comando do português Abel Ferreira, o Palmeiras praticamente garantiu a quarta semifinal. Nesse período, o Alviverde conquistou dois títulos seguidos (2020 e 2021) e só foi eliminado uma vez, para o Athletico-PR no ano passado, ao perder a ida por 1 x 0 e empatar em 2 x 2 em casa.
O desempenho com Abel é tão absurdo que foram apenas quatro derrotas em 41 jogos de Libertadores com o português à beira do campo, com 29 vitórias e oito empates, marcando 103 gols e sofrendo apenas 28.
Além da Libertadores, o Palmeiras segue vivo no Brasileirão e tenta diminuir a vantagem do líder Botafogo. Em segundo, o Alviverde soma 37 pontos, 11 a menos que o Glorioso. Com 18 rodadas a serem disputadas, ainda há um confronto direto a acontecer entre os times, provavelmente no fim de outubro, no Rio de Janeiro.
Confira os próximos compromissos do Palmeiras na temporada.
- Palmeiras x Vasco, Brasileirão Série A, Allianz Parque, São Paulo-SP – 27 de agosto (domingo), às 18h30 (horário de Brasília).
- Palmeiras x Deportivo Pereira, Libertadores, Allianz Parque, São Paulo-SP – 30 de agosto (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).
- Corinthians x Palmeiras, Brasileirão Série A, Neo Química Arena, São Paulo-SP – 03 de setembro (domingo), às 16h (horário de Brasília).