Quem era o técnico da Seleção Brasileira antes do Tite na Copa do Mundo?

Que a Copa do Mundo está próxima, isso já não é novidade para ninguém. Mas, para o Brasil, a preparação para o Mundial já começou bem antes de 2022, pois quem era o técnico da Seleção Brasileira antes do Tite já convivia com o fardo da busca pelo hexacampeonato.

Então, após perder para a Bélgica por 2 x 1 e ser eliminado da Copa de 2018, a Seleção Brasileira passou por uma vasta reformulação no elenco, e se perguntavam se quem era o técnico da Seleção Brasileira antes do Tite não teria melhores resultados. Em contrapartida, Adenor seguiu no cargo de técnico. Porém, vocês sabem quem era o técnico da Seleção Brasileira antes do Tite?

Quando Tite assumiu a Seleção Brasileira?

No dia 20 de junho de 2016, a Seleção Brasileira anunciou a chegada de Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, para assumir o cargo de técnico do Brasil. O treinador chegou com um vasto currículo, onde conquistou dois Campeonatos Estaduais, dois Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores, um Mundial de Clubes e uma Recopa. Tudo isso dirigindo o Corinthians.

Mas mesmo assumindo em junho, Adenor não pode comandar a seleção nas Olimpíadas de 2016. Assim, Rogério Micale foi o responsável de conquistar o tão sonhado ouro. Esse que foi o primeiro na história do Brasil na modalidade futebol masculino.

Após o término das Olimpíadas, o gaúcho de 61 anos, mas que tinha 55 na época, fez sua estreia no comando da Seleção diante do Equador, lá em Quito. Assim, com a estrela do jovem Gabriel Jesus, que também fazia sua estreia pela Seleção principal, o Brasil venceu com tranquilidade.

Quem era o técnico da Seleção Brasileira antes do Tite?

Mas a pergunta que não quer calar, quem era o técnico da Seleção Brasileira antes do Tite? Rogério Micale chegou assumir a Seleção Brasileira, mas foi a Seleção Olímpica, ou seja, não conta como a principal. Assim, antes de Adenor assumiu um dos cargos mais importante do futebol mundial, Dunga era quem comandava a Seleção canarinha.

Dunga deixou de ser o técnico do Brasil após perder para o Peru por 1 x 0 e acabar sendo eliminada ainda na fase de grupos da Copa América Centenária. Assim, depois de uma longa conversa com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o treinador deixou pela segunda vez o comando de treinador da Seleção Brasileira.

Nesta segunda oportunidade, Dunga acabou sendo eliminado para o Paraguai nas quartas de final da Copa América do Chile, caiu para o Peru na fase de grupos da Copa América Centenária e deixou a Seleção Brasileira de fora da zona de classificação para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Quem era o técnico da Seleção Brasileira antes do Tite na Copa do Mundo?
Divulgação / CBF

Números da “Era Tite”

Agora com Adenor, que já completou mais de seis anos à frente da Seleção Brasileira, o Brasil vem de ótimos números. Ao todo, a Seleção Canarinho já disputou 76 jogos nessa “Era Tite”, onde perdeu apenas duas vezes em partidas oficiais, mas essas duas muito marcantes. Ou seja, o público nem se lembra quem era o técnico da Seleção Brasileira antes do Tite.

A primeira foi na Copa do Mundo na Rússia, quando a Seleção acabou perdendo para Bélgica, por 2 x 1. A saber, a partida acabou sendo polêmica após o árbitro não marcar pênalti em cima de Gabriel Jesus. Após o apito final, o próprio admitiu ter errado e a FIFA também admitiu que esse foi um dos únicos erros cometidos no Mundial. Vale lembrar que a competição marcou a estreia do VAR em Copas do Mundo.

Já a segunda derrota aconteceu na Copa América 2020, mas que foi disputada em 2021. O Brasil acabou sendo superado pela Seleção Argentina por 1 x 0. Por certo, o título marcou o primeiro da carreira do Messi vestindo a camisa dos Hermanos.

Artilheiros na “Era Tite”

Com a troca no comando da Seleção, algumas peças novas começaram a aparecer. Uma delas foi Gabriel Jesus, que estreou no Brasil no mesmo dia que Tite.

Ainda no Palmeiras, Gabriel Jesus teve sua primeira oportunidade com a camisa da Canarinho ainda nas Olimpíadas. Assim, após fazer bonito com a 9 do Brasil, o jovem teve a felicidade de ser convocado para a Seleção principal.

Agora, com 19 gols marcados na “Era Tite”, Gabriel Jesus é o vice-artilheiro da Seleção Brasileira, ficando atrás apenas de Neymar, que já marcou 29 gols. Outros nomes que surgiram no comando de Tite também aparecem nessa lista, como: Coutinho (17 gols), Richarlison (15 gols) e Lucas Paquetá (7 gols).

Decerto, a Seleção Brasileira é favorita ao título do Mundial no Catar nas casas de apostas. A Copa do Mundo acontece em novembro e o Brasil vem em ótima fase, tanto que os torcedores nem se lembram mais quem era o técnico da Seleção Brasileira antes do Tite.

Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Catar

Por fim, a Seleção Brasileira está no grupo G, e irá disputar as partidas da primeira fase nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro. De fato, os adversários do Brasil serão as seleções da Suíça, Sérvia e Camarões.

Foto destaque: Divulgação/ CBF

Enzo Pires

Enzo Pires

Tenho o sonho de trabalhar com o que eu mais amo, que é o FUTEBOL. Amante desse esporte desde criança, queria ser jogador, mas como não deu certo, agora eu busco trabalho com isso, só que fora de campo.