Neste domingo (13) começou a principal competição de seleções do continente. A Copa América 2021 acontece no Brasil em um grave momento da pandemia causada pelo novo coronavírus. Com isso, como era de se esperar, as delegações vêm apresentando casos confirmados da doença.
Casos confirmados na Copa América
Assim, desde o início da Copa América 2021, quatro seleções já tiveram casos positivos da Covid-19. A saber, a primeira que relatou o problema foi a Venezuela. Nesse sentido, a seleção, que perdeu para o Brasil em sua estreia, detectou um surto com 13 infectados no elenco.
Com isso, a Conmebol teve que mudar o regulamento, permitindo a troca ilimitada de jogadores contaminados com a doença. Dessa forma, a seleção venezuelana convocou, de última hora, 15 novos atletas.
Em seguida foi a vez da Bolívia anunciar quatro casos no elenco, sendo três atletas e um membro da comissão técnica. Sendo assim, os bolivianos que estreiam nesta segunda-feira (14) contra o Paraguai também foram expostos ao vírus.
Além disso, a seleção da Colômbia também enfrenta o mesmo problema. Os colombianos, que 0, descobriram dois casos positivos, ambos confirmados em pessoas da comissão técnica.
Por fim, a notícia mais nova vem do Peru, que anunciou que o preparador físico da seleção testou positivo. Assim, ele não virá ao Brasil com o resto da delegação peruana, que entra em campo pela primeira vez nessa Copa América na quinta-feira (17) contra o Brasil.
https://twitter.com/SeleccionPeru/status/1404433061689888773
Copa América no Brasil
A Copa América 2021 veio parar no Brasil após algumas polêmicas. A princípio planejada para acontecer em 2020 e ser sediada entre Argentina e Colômbia, a competição foi adiada para 2021 por conta da pandemia.
Em seguida, com problemas políticos, a Colômbia desistiu de sediar os jogos, que ficaram todos com a Argentina. Por sua vez, os argentinos também abriram mão do seu posto de sede, sob a justificativa de que o país passava por um mau momento na pandemia.
Por fim, a Rogério Caboclo foi afastado da presidência da CBF após denúncia de assédio moral e sexual por parte de uma funcionária.
Jogadores incomodados
A seleção brasileira se mostrou insatisfeita com a Copa América no Brasil. Assim, jogadores e comissão soltaram um comunicado em conjunto, pontuando o incômodo. Apesar do rebuliço, o comunicado frustrou as expectativas de que os jogadores se negassem a participar da competição.
— Alisson Becker (@Alissonbecker) June 9, 2021
Próximas partidas
Apesar de tudo, a competição está rolando. Nesta segunda-feira (14) a Argentina joga com o Chile às 18h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro. Mais tarde, às 21h (horário de Brasília), Paraguai e Bolívia estreiam, em Goiânia. O Brasil volta a campo contra o Peru na quinta-feira (17), às 21h (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos.
Foto Destaque: Eraldo Peres/AP Photo





