Por que o Corinthians usa no hino a frase “Campeão dos Campeões”?

Incluso ao hino do Sport Club Corinthians Paulista composto na década de 1950, por Lauro D’Ávila, a frase “o campeão dos campeões” é uma referência atribuída ao título honorário do clube da Taça APEA, também conhecida como Taça Campeão dos Campeões, diante do Vasco da Gama, em 1930. Promovida pela Associação Paulista de Esportes Atléticos, a competição foi uma disputa entre o campeão carioca e o paulista do ano anterior.

Já tendo vencido a primeira partida por 4 x 2, no parque São Jorge, o Corinthians sagrou-se campeão após nova vitória por 3 a 2, em São Januário, com gols de De Maria, Peres e Gambinha, no dia 23 de fevereiro de 1930. Foi a primeira conquista interestadual da história do clube. Assim, não demorou muito para que o time, famoso na época pela luta dentro de campo, ganhasse a alcunha de “Campeão dos campeões”.

Antes da criação de D’Ávila, o Corinthians teve um outro hino gravado na década de 1930,  com letra de Eduardo Dohmen, música de La Rosa Sobrinho.

Por que o Corinthians usa no hino a frase "Campeão dos Campeões"?

Campanha – Taça APEA de 1930
16 de fevereiro de 1930  – CORINTHIANS 4 X 2 VASCO DA GAMA
23 de fevereiro de 1930 – VASCO DA GAMA 2 X 3 CORINTHIANS

FICHA TÉCNICA do jogo decisivo

CORINTHIANS: Tuffy, Rafael e Del Debbio; Nerino, Guimarães e Munhoz; Filó, Peres, Gambinha, Rato e De Maria. Téc.: Virgílio Montarini
VASCO: Waldemar, Itália e Brilhante; Tinoco, Fausto e Mola; Paschoal, Paes, Russinho, Mário Mattos e Bahiano. Téc.: Henry Welfare

Jonathan Silva

Jonathan Silva

Um jornalista de 23 anos que simplesmente ama futebol. Trabalhou nos jornais Folha Metropolitana e Metrô News, de São Paulo, todos como repórter. Atualmente é assessor na empresa TBL Comunicação. Por paixão, há três anos criou o blog Gol de Canela Futebol Clube, que procurar contar um pouco sobre história do futebol.