Por que Messi só troca camisa com jogadores argentinos?

Craque do Inter Miami trocou seu uniforme com o compatriota Alan Velasco no último jogo

O Inter Miami avançou às quartas de final da Leagues Cup ao superar o FC Dallas nos pênaltis no último domingo (6). O gênio Lionel Messi marcou dois gols – incluindo uma pintura de falta -, igualou o placar em 4 x 4 e ainda converteu sua penalidade na disputa vencida por 5 x 3. No fim da partida, o argentino trocou sua camisa com o compatriota Alan Velasco, e o gesto trouxe a tona uma antiga entrevista em que abordava o assunto.

À TyC Sports da Argentina, em 2021, Messi detalhou seus critérios para trocar de camisa com um adversário: ele nunca pede, exceto que o jogador seja argentino ou Zinedine Zidane. Com o francês, no caso, aconteceu em sua primeira temporada como profissional, em 2005, quando o Barcelona venceu o Real Madrid por 3 x 0 em pleno Santiago Bernabéu.

Com argentinos é comum que o camisa 10 peça, como quando trocou uniformes Pablo Aimar ou Gerónimo Rulli. “Eu não peço camisas para ninguém, geralmente só troco, mas pedi a Zidane uma vez. Se houver um argentino (no jogo) eu troco com ele”, afirmou Messi.

Inter Miami de Messi pode vencer dois títulos em pouco mais de um mês

Pelas quartas da Leagues Cup, o Inter Miami joga nesta sexta-feira (9) contra Houston Dynamo ou Charlotte, equipes que atuam nesta segunda-feira (7), às 22h30 (horário de Brasília). A grande decisão da competição está marcada para 19 de agosto, sendo a primeira chance de título do argentino nos Estados Unidos.

Depois, em 23 de agosto, o clube da Flórida visita o FC Cincinnati pelas semifinais da US Open Cup, a copa nacional do país. Caso avance, enfrenta Houston Dynamo ou Real Salt Lake em 27 de setembro na final. A competição terá a transmissão gratuita da CazéTV.

Se depender do desempenho em campo de Messi, os títulos parecem ser possíveis. O argentino tem apenas quatro jogos no Inter, mas já marcou sete vezes e distribuiu uma assistência. O craque ainda tem ao seu lado Jordi Alba e Sergio Busquets, ex-companheiros de Barcelona, além de ser treinado por Tata Martino, técnico com passagens pelo próprio Barça e seleção da Argentina.

Inter Miami vive mau momento na MLS

A Major League Soccer (MLS) está paralisada por conta da disputa da Leagues Cup. Quando retornar, Messi terá grande desafio pela frente. Em 22 partidas, o Inter Miami venceu apenas cinco, perdeu 14 e empatou outras três. Com esse desempenho, o clube é o lanterna na Conferência Leste e na classificação geral da liga.

No campeonato, o time de Miami não vence há 11 partidas. O último triunfo foi em 13 de maio, sobre o New England Revolution por 2 x 1.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.