Relembre polêmica de Savarino com Cuca; atacante é alvo de SPFC e Fortaleza

O atacante venezuelano Jefferson Savarino, de 26 anos, teve uma passagem bem sucedida pelo Atlético-MG entre 2020 e 2022, com quase 100 jogos, títulos mineiros (três vezes), brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa nacional. Atualmente no Real Salt Lake, dos Estados Unidos, o jogador desperta interesse de São Paulo e Fortaleza, segundo a imprensa brasileira.

Pelo lado do Leão do Pici, o venezuelano chegaria para suprir a saída de Moisés, negociado com o Cruz Azul, do México, por mais de R$ 20 milhões. Já o Tricolor Paulista quer dar mais qualidade e opções ao seu elenco.

Quando esteve no Galo, Savarino teve algumas polêmicas com o técnico Cuca. Relembre.

Savarino revelou “treta” após saída, mas colocou panos quentes na situação.

À Rádio Itatiaia, Savarino revelou, em julho de 2022, que, após uma lesão com a seleção venezuelana, gostaria de jogar contra o Fortaleza pelo Brasileirão 2021, mas acabou poupado por Cuca, fato que rendeu um desentendimento entre os dois.

“Sim, existiu (um desentendimento). Acho que foi que eu machuquei da seleção da Venezuela, num jogo contra o Fortaleza. Na verdade, não brigamos muito forte. Ele me falou algumas palavras, eu falei outras, porque queria jogar aquela partida, para pegar ritmo, pois voltava de lesão. Não foi algo muito forte”, contou.

Porém, o atacante falou também a gratidão que tem ao experiente técnico.

“Eu agradeço por tudo que o Cuca me ensinou. Aprendi muito com ele e com os outros treinadores que passaram pelo Atlético […] Isso (a briga) ficou no ano passado e não foi nada para ser feito muito barulho. Foi uma briga de jogador com treinador, que foi resolvida no dia seguinte; ele me pediu desculpas e já continuamos nosso trabalho e as nossas conquistas”, completou.

Também tiveram outros dois assuntos que renderam polêmicas. Um deles aconteceu novamente no Brasileirão de 2021, onde foram campeões, e que Savarino foi informado por Cuca que ficaria no banco, e Matías Zaracho seria o titular na partida contra o Palmeiras pela 35ª rodada. Isso irritou o venezuelano, que se recusou a viajar com o elenco do Galo para partida.

Esse fato foi revelado por Eudes Pedro, auxiliar do Galo, em entrevista ao canal Breno Galante, no YouTube.

“O Cuca conversou com ele: ‘eu vou começar com o Zaracho por isso, por isso e por isso'. Demonstramos. Ele não aceitou. Isso que eu estou falando com você, eu falei com ele, o Cuca falou com ele. Acho um menino formidável. Foi tudo contornado. Ele pediu desculpa ao grupo, naquele momento e depois”, revelou Eudes.

O auxiliar ainda contou o poder de convencimento de Cuca, falando da importância de Savarino a equipe, e na partida seguinte o venezuelano já estava à disposição para jogar.

O outro aconteceu no ano passado, quando o Galo enfrentou o Independiente del Valle, do Equador, fora de casa. Levantaram-se questionamentos do porquê Savarino não ter sido relacionado para o jogo, como se ele tivesse recusado enfrentar a equipe equatoriana. Porém, ele explicou, também à Itatiaia:

“Muita gente falou mal de mim e pensaram que eu não quis viajar para tirar o visto. Mas são coisas que os funcionários do clube é que precisam fazer. Não vou falar o nome, mas nós tínhamos jogo em um sábado e eu tinha que viajar um dia antes para tirar o visto. Como eu iria fazer isso? Eu teria que passar o dia inteiro tirando o visto lá para depois voltar e jogar no dia seguinte. Era uma coisa que teria que ser feita pelo clube”, afirmou.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.