O Figueirense está envolto em uma crise sem precedentes, que gerou um W.O. em protesto por salários atrasados. Tamanha situação resultou na lanterna do Campeonato Brasileiro Série B, com 27 pontos. Em um ambiente conturbado, surgiram informações do fechamento do clube, que não se concretizou, e a torcida decidiu abraçar o Figueira, dando show ao receber os jogadores para o confronto contra o Bragantino. Há um mês sem técnico oficial, o clube anunciou na última segunda-feira (14), a contratação de Pintado como novo comandante do Alvinegro.
Assim, esta será a segunda passagem do ex-volante no Furacão do Estreito. A primeira havia sido há 11 anos, quando chegou, igualmente, para livrar o clube de um rebaixamento. Na ocasião, o técnico foi contratado para fazer os últimos três jogos da Série A de 2008. Entretanto, mesmo com 100% de aproveitamento, não foi suficiente para evitar a queda. Dessa forma, ele iniciou os trabalhos no ano seguinte, mas foi demitido logo no começo da temporada. Ao todo, foram 15 partidas, com seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
A missão não é das mais fáceis. Faltando 10 rodadas para o fim do Brasileiro Série B, o Figueirense está na lanterna, com 27 pontos, quatro a menos que o primeiro fora do Z4, Londrina. Na última partida, a equipe encerrou um jejum de 18 jogos sem vitória ao bater o América-MG, por 2 x 0, no Orlando Scarpelli.
https://www.instagram.com/p/B3mjWDBnhFY/?utm_source=ig_web_copy_link
Em nota, o clube informou que Pintado viajará com o elenco para o confronto direto ante o Londrina, hoje (15), às 19h15 (horário de Brasília), pela 29ª rodada da Série B. Mas, será Márcio Coelho quem comandará a equipe. O novo treinador será apresentado, oficialmente, na quarta-feira (16), em Florianópolis. Junto com ele, chega ao Figueira o auxiliar Dino Camargo.
Dessa forma, a equipe estava sendo treinada pelo interino Márcio Coelho, após demissão de Vinicius Eutrópio, no começo de setembro. Com Pintado, Coelho retorna ao cargo de auxiliar-técnico permanente do Figueirense.
TRAJETÓRIA DE PINTADO ATÉ O FIGUEIRENSE
Como jogador, o ex-volante Pintado foi revelado pelo Bragantino e atuou por vários clubes entre os anos de 1983 e 2003. Dessa forma, sua fase mais gloriosa foi na passagem pelo São Paulo, entre 1985 e 1993, quando foi duas vezes campeão paulista e da Libertadores da América. Pelo tricolor paulista, ainda conquistou a Copa Intercontinental, considerado o Mundial de Clubes de 1992, no eterno time de Telê Santana. Ainda ostenta os títulos da Série B pelo time de Bragança Paulista, em 1989, e pelo América MG, em 1997.
Assim, iniciou a carreira de treinador em 2004 pelo Inter de Limeira. Já no primeiro ano, conquistou sua primeira taça como técnico, o Campeonato Paulista da Série A2. Após, teve passagens por clubes tradicionais do futebol brasileiro, como América-MG, Paraná, Náutico, Ponte Preta e Guarani. Seu último trabalho foi no São Caetano, entre 2018 e 2019, mas depois de 39 jogos foi demitido em março deste ano.
Foto destaque: Reprodução / Fabrício Cortinove / AD São Caetano