Pernambucano 2021: Trio de Ferro em busca de confirmar o favoritismo

Na próxima quarta-feira (24), terá início a 107ª edição do Campeonato Pernambucano, trazendo o, “Trio de Ferro de Recife“, como os naturais favoritos ao título. No entanto, forças do interior e um rival da capital almejam atrapalhar a festa dos grandes, como aconteceu em 2020, quando o Salgueiro foi campeão em pleno Arruda.

Assim, ao longo de sua história, o maior vencedor é o Sport, com 42 títulos, em seguida aparecem, Santa Cruz com 29 e Náutico com 22.

Para esta temporada, a fórmula que deu certo no último ano será mantida. Logo, a competição conta com uma primeira fase com 10 clubes em turno único, onde os seis primeiros avançam de fase, sendo os dois melhores para a semifinal e os demais para as quartas de final.

Enquanto que os quatro piores da primeira fase disputam o quadrangular do rebaixamento para definir dois clubes que jogarão a Série A2. Assim, além do atual campeão e dos três grandes, disputam também AfogadosRetrôCentralVitóriaVera Cruz e Sete de Setembro.

Santa Cruz: o título vale muito para a Cobra-Coral

Santa Cruz Futebol Clube, fundado em 3 de fevereiro de 1914, é um dos clubes mais tradicionais e populares do Estado. Não à toa, é conhecido como Time do Povo. A Cobra-Coral manda seus jogos no Mundão do Arruda, e em tempos sem pandemia, sempre é empurrado pela imensa massa coral.

No Pernambucano, o Santa acumula 29 troféus. E a conquista da 30ª taça, em 2021, é muito importante. Já que, o estado só terá duas vagas para competições nacionais. Uma é do arquirrival Sport. E no ranking da CBF, o Náutico passará a Cobrinha, portanto, para estar nas próximas Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o Santa Cruz precisa ser campeão estadual. Antes, um título do Sport puxava o Santinha, contudo, com a ultrapassagem do Timbu, Tricolor depende apenas de seu próprio sucesso.

Recentemente, o clube passou por um processo eleitoral. Pela segunda vez em sua história, a oposição venceu, e a chapa “ProSanta” foi eleita por unanimidade.  Dessa maneira, não raro será o assunto da reforma do estatuto do clube sendo debatido nas dependências corais, visto que, essa foi a principal pauta do chapa, reestruturar o clube a partir de um novo estatuto.

Dessa maneira, a nova direção já trouxe um novo treinador, e esse é João Brigatti. No mais, poucas contratações de atletas foram feitas até o momento. Apenas dois goleiros foram contratados. Martín Rodríguez e Filipe Silva. Por fim, o Santa Cruz estreia na quarta-feira (24), contra o Vitória- PE

https://twitter.com/SantaCruzFC/status/1364330860921704450?s=20

Náutico: focado apenas no Pernambucano, sua  única competição no primeiro semestre

O Clube Náutico Capibaribe foi fundado no dia 7 de Abril de 1901. O Timbu da Rosa e Silva manda seus jogos no famoso Estádio dos Aflitos. Ainda mais, o Timba é o único clube do Estado campeão por seis vezes seguidas. O Alvirrubro coleciona 22 títulos da competição. O último foi na edição de 2018.

Por conta do insucesso na edição passada do Pernambucano, e do título inédito do Salgueiro, o Hexacampeão ficou de fora da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil em 2021. Portanto, se espera que o clube venha bastante focado para o estadual. Visto que, é a única competição que disputará no primeiro semestre do ano.

Para iniciar a temporada de 2021, o Náutico fez jogo treino contra o Botafogo-PB, nos Aflitos, e o placar final foi de 1 x 1. Juntamente com os que permaneceram, o Timbu anunciou as contratações de Marciel, Alex Alves e Giovanny.

Contudo, na semana anterior a estreia, o Náutico recebeu várias ações trabalhistas, de ex-atletas cobrando salários atrasados. Aliás, o único lateral-esquerdo, Kevyn também moveu ação contra o clube, e saiu do Timba, nessa semana. O Timbu estreia no sábado (27), contra o Central.

https://twitter.com/nauticope/status/1356617347683999745?s=20

Sport: a hora de colocar a garotada para trabalhar

O Sport Club do Recife foi fundado em 13 de Maio de 1905, o Leão manda seus jogos na Ilha do Retiro, local de suas maiores conquistas. O Rubro-negro é o maior campeão do Estado, e tem 42 títulos do Pernambucano em sua sala de troféus.

Antes de tudo, por conta da pandemia e do calendário agitado, a estreia do Sport na temporada de 2021, será feita antes da temporada de 2020 acabar. O confronto contra o Vera Cruz acontece uma dia antes do jogo da última rodada da Série A, contra o Athletico. Dessa maneira, o Leão começará o estadual com uma equipe repleta de jovens da base e de jogadores pouco aproveitados no elenco principal.

Ainda mais, outro ponto de 2020 ainda não acabou no Sport. As eleições do ano passado, que anteriormente estavam adiadas, será realizada no próximo dia 5 de março. O bate chapa tende a ser um dos maiores da história do clube. Com quatro chapas concorrendo no pleito.

Por isso, em questões de planejamento e contratações o clube tende a começar a temporada um tanto quanto atrasados dos demais. Por fim, rumores indicam que a primeira contratação possa ser de Maxwell, atacante que defendeu o Cuiabá em 2020. No mais, o clube busca renovar contratos com atletas que se destacaram, e também com o treinador Jair Ventura.

https://twitter.com/sportrecife/status/1363539659318566914?s=20

Foto Destaque: Divulgação / FPF-PE

Ayrton Niño

Ayrton Niño

Historiador pela UFPE e graduando em Jornalismo pela UniNassau.