O Passaporte Rússia é mais uma coluna do Futebol na Veia que apresentará curiosidades de todas as seleções que participarão da deste ano. Este é o quarto de sete textos sobre a Seleção Croata.
Antes de mais nada, uma breve contextualização sobre história Vatreni. O país era parte da antiga Iugoslávia (que deu origem a Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Kosovo, Montenegro, Macedônia e Eslovênia) até 1991, quando se tornou uma nação independente. Entretanto, em dezembro de 1990 já adotava sua atual bandeira, esta que explica o porquê do uniforme croata ser quadriculado, o único neste padrão entre as seleções.
A antiga bandeira tem poucas mudanças com relação a vigente, tendo como principal diferença a substituição de uma estrela vermelha de cinco pontos (em alusão ao regime socialista) pelo brasão de armas croata, conhecido por šahovnica no idioma local. A ordem e a proporção das cores das listras (vermelho, branco e azul, de cima para baixo) foi mantida.
Atual bandeira croata, vigente desde 21 de dezembro de 1990
As cores das listras na bandeira croata são as cores pan-eslavas, ícones do movimento pela união dos povos eslavos do começo do século XX. Países que compartilham desta origem, como Eslováquia, Eslovênia, República Checa, Rússia e Sérvia, possuem estas cores em suas respectivas bandeiras. O significado delas na composição da bandeira Vatreni não é oficial, mas uma das teorias é que o azul simboliza a devoção a Deus, o branco a paz e o vermelho o sangue dos mártires.
O brasão de armas, formado por um principal e cinco acima do maior, que dão um formato de coroa, dá a inspiração para o uniforme da seleção. O xadrez vermelho e branco é um símbolo dos reis croatas desde o século X, tendo variado em tamanho até chegar ao 5×5 atual, com 13 quadrados vermelhos e 12 brancos.
Os cinco brasões adjacentes representam regiões da Croácia. Da esquerda para a direita: Croácia (a capital Zagreb, mas de forma geral o país inteiro), Dubrovnik, Dalmácia, Istria e Eslavônia.
O xadrez vermelho e branco é um verdadeiro símbolo para o povo Vatreni, sendo sinônimo de muito orgulho. Além claro de ser o padrão dos uniformes esportivos croatas, bem diferente dos demais que contam com listras, faixas e afins.
Confira as camisas que a Croácia utilizará na Copa do Mundo da Rússia 2018: