Passaporte Rússia – Por que o uniforme croata é quadriculado?

- Completamente fora do usual, a camisa Vatreni é única entre as seleções

Passaporte Rússia é mais uma coluna do Futebol na Veia que apresentará curiosidades de todas as seleções que participarão da Copa do Mundo deste ano. Este é o quarto de sete textos sobre a Seleção Croata.

Antes de mais nada, uma breve contextualização sobre história Vatreni. O país era parte da antiga Iugoslávia (que deu origem a Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Kosovo, Montenegro, Macedônia e Eslovênia) até 1991, quando se tornou uma nação independente. Entretanto, em dezembro de 1990 já adotava sua atual bandeira, esta que explica o porquê do uniforme croata ser quadriculado, o único neste padrão entre as seleções.

A antiga bandeira tem poucas mudanças com relação a vigente, tendo como principal diferença a substituição de uma estrela vermelha de cinco pontos (em alusão ao regime socialista) pelo brasão de armas croata, conhecido por šahovnica no idioma local. A ordem e a proporção das cores das listras (vermelho, branco e azul, de cima para baixo) foi mantida.

Bandeira croata enquanto membro da antiga Iugoslávia

Atual bandeira croata, vigente desde 21 de dezembro de 1990

As cores das listras na bandeira croata são as cores pan-eslavas, ícones do movimento pela união dos povos eslavos do começo do século XX. Países que compartilham desta origem, como Eslováquia, Eslovênia, República Checa, Rússia e Sérvia, possuem estas cores em suas respectivas bandeiras. O significado delas na composição da bandeira Vatreni não é oficial, mas uma das teorias é que o azul simboliza a devoção a Deus, o branco a paz e o vermelho o sangue dos mártires.

Brasão de armas croata

O brasão de armas, formado por um principal e cinco acima do maior, que dão um formato de coroa, dá a inspiração para o uniforme da seleção. O xadrez vermelho e branco é um símbolo dos reis croatas desde o século X, tendo variado em tamanho até chegar ao 5×5 atual, com 13 quadrados vermelhos e 12 brancos.

Os cinco brasões que completam o šahovnica

Os cinco brasões adjacentes representam regiões da Croácia. Da esquerda para a direita: Croácia (a capital Zagreb, mas de forma geral o país inteiro), Dubrovnik, Dalmácia, Istria e Eslavônia.

O xadrez vermelho e branco é um verdadeiro símbolo para o povo Vatreni, sendo sinônimo de muito orgulho. Além claro de ser o padrão dos uniformes esportivos croatas, bem diferente dos demais que contam com listras, faixas e afins.

Confira as camisas que a Croácia utilizará na Copa do Mundo da Rússia 2018:

Modric com o uniforme principal para a Copa (Reprodução/Federação Croata de Futebol)
Mandzukic veste o segundo uniforme para a Copa (Reprodução/Federação Croata de Futebol)
Guilherme Papa

Sobre Guilherme Papa

Guilherme Papa já escreveu 268 posts nesse site..

Guilherme Papa é estudante, de 21 anos, da turma do 5º semestre de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. Completamente louco por futebol, tem como objetivo transmitir informações do mundo da bola da melhor maneira possível.

BetWarrior


Poliesportiva


Guilherme Papa
Guilherme Papa
Guilherme Papa é estudante, de 21 anos, da turma do 5º semestre de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. Completamente louco por futebol, tem como objetivo transmitir informações do mundo da bola da melhor maneira possível.

Artigos Relacionados

Topo