O Passaporte Rússia é mais uma coluna do Futebol na Veia que apresentará curiosidades de todas as seleções que participarão da Copa do Mundo deste ano. Este é o quarto de sete textos sobre a Seleção Japonesa.
A seleção japonesa, é sempre uma das seleções que mais desperta a curiosidade dos torcedores que vão aos estádios durante as copas do mundo, tendo em vista que os japoneses, participam das edições dos mundiais desde 1998 na França e uma das curiosidades é o símbolo que os jogadores carregam no escudo da seleção.
O Yatagarasu, também conhecido como, corvo de três pernas, é um dos símbolos mais antigos da mitologia. Devido a lenda, Yatagarasu é reconhecido como o animal que guia à vitória, além de seu senso de direção e habilidade de navegação.
Um dos quesitos que fez a, associação de futebol japonesa adotar o corvo como mascote, uma maneira simbólica, de garantir que a bola sempre encontre o seu caminho para o gol.
Mas não se sabe exatamente sua origem, as fontes mais antigas a citarem o pássaro, o Nihon Shoki e o Kojiki, não mencionam a quantidade de patas, o que provavelmente foi adicionado posteriormente.
Segundo a crença, as patas representam as três virtudes principais dos deuses: chi (sabedoria), jin (benevolência) e yuu (valor). De acordo com antigos monges, elas representam os três clãs antigos que dominaram a história de Kumano no antigo Japão.
Outros acreditam que as três pernas do “corvo do sol” representam o amanhecer, o meio-dia e o anoitecer, e que apontam o céu, a terra e a humanidade.
Na mitologia Japonesa, essa criatura voadora é um Corvo-de-bico-grosso chamado Yatagarasu, “corvo de oito palmos” e a aparência do grande pássaro é interpretada como evidência da vontade do céu ou intervenção divina nos assuntos humanos e tanto a associação japonesa de futebol, quanto os clubes utilizam o símbolo do Yatagarasu em seus emblemas e distintivos, respectivamente.
Além disso, o vencedor da Copa do Imperador também recebe a honra de vestir o emblema Itachi na temporada seguinte.
Um outro fato curioso, é que no templo Yatagarasu-jinja, na cidade de Uda, província de Nara, existe uma estátua que faz referência ao mascote da JFA, onde é possível observar um corvo de três pernas com uma bola de futebol sobre a cabeça.
A imagem do corvo, além dos santuários, pode ser vista em uma série de itens de pré e pós-guerra japonês, como medalhas de honra e mérito.
Já a palavra Yata-Garasu, ainda foi traduzida como “corvo de oito pernas” (ou seja, grande corvo, o que pode ser entendido como algo supremo, divino e o numeral “oito”, significa dentro da numerologia japonesa como: “muitos”, “perfeito” ou “supremo”.
Mas o escudo atual dos “Samurais Azuis”, foi modificado recentemente, mas mudança já era prevista no plano de fortalecimento da marca firmado em 2005.
Atualmente o novo escudo, pode ser visto como uma atualização do modelo anterior, trazendo elementos que já eram presentes, como por exemplo, o fundo branco com uma faixa vertical vermelha e o Yatagarasu, ave símbolo do país.
E o que muda realmente é o formato do escudo, que ganha mais segmentos de reta, ao invés do formato arredondado, e o contorno dourado, substituindo o antigo amarelo.
O nome do país é grafado em inglês na parte de cima do escudo, enquanto a sigla JFA é colocada abaixo do Yatagarasu, em preto. A bola que a ave segura também mudou, passando a ser toda vermelha, diferentemente da antiga, que trazia gomas.
Outro detalhe importante foi a mudança também dos logos importantes da associação, como o patch utilizado pelos juízes registrados, além da unificação dos logos que serão utilizados em eventos realizados com o apoio ou parceria da entidade, seja eles o próprio futebol, mas também o futsal e o futebol de areia.
Outra modificação feita pela JFA, foi em relação as quatro areas de atuação diferentes no futebol local, ou seja, a “Organization”, “Various Tournament”, “Various Projects” e “Japan Representatives”, que também ganharam novas logos e grafia nova.
Para explicar melhor todas essas mudanças, através de uma nota oficial, a JFA disse que, as novas logos marcas foram implementadas nos conceitos de “modernidade universal que continua a ser amada através dos tempos”, a “atitude sincera e espírito justo universal constantemente no cara a cara”, “desafiando o espírito a evoluir e se desenvolver”, “paixão”, “respeito” e “espírito familiar, confiança e segurança”.
Com todas essas mudanças já feita e consolidadas, em novembro do ano passado, a Adidas, fornecedora oficial de material esportivo da seleção japonesa, lançou os novos uniformes das seleções femininas e masculinas, essa inclusive, poderá ser vista na Copa do Mundo Rússia 2018.