Passaporte Rússia – Curiosidade da Seleção Japonesa

Passaporte Rússia é mais uma coluna do Futebol na Veia que apresentará curiosidades de todas as seleções que participarão da Copa do Mundo deste ano. Este é o quarto de sete textos sobre a Seleção Japonesa.

A seleção japonesa, é sempre uma das seleções que mais desperta a curiosidade dos torcedores que vão aos estádios durante as copas do mundo, tendo em vista que os japoneses, participam das edições dos mundiais desde 1998 na França e uma das curiosidades é o símbolo que os jogadores carregam no escudo da seleção.

O Yatagarasu, também conhecido como, corvo de três pernas, é um dos símbolos mais antigos da mitologia. Devido a lenda, Yatagarasu é reconhecido como o animal que guia à vitória, além de seu senso de direção e habilidade de navegação.

Um dos quesitos que fez a, associação de futebol japonesa adotar o corvo como mascote, uma maneira simbólica, de garantir que a bola sempre encontre o seu caminho para o gol.

Mas não se sabe exatamente sua origem, as fontes mais antigas a citarem o pássaro, o Nihon Shoki e o Kojiki, não mencionam a quantidade de patas, o que provavelmente foi adicionado posteriormente.

Seleção Japão
Reprodução

Segundo a crença, as patas representam as três virtudes principais dos deuses: chi (sabedoria), jin (benevolência) e yuu (valor). De acordo com antigos monges, elas representam os três clãs antigos que dominaram a história de Kumano no antigo Japão.

Outros acreditam que as três pernas do “corvo do sol” representam o amanhecer, o meio-dia e o anoitecer, e que apontam o céu, a terra e a humanidade.

Na mitologia Japonesa, essa criatura voadora é um Corvo-de-bico-grosso chamado Yatagarasu, “corvo de oito palmos” e a aparência do grande pássaro é interpretada como evidência da vontade do céu ou intervenção divina nos assuntos humanos e tanto a associação japonesa de futebol, quanto os clubes utilizam o símbolo do Yatagarasu em seus emblemas e distintivos, respectivamente.

Além disso, o vencedor da Copa do Imperador também recebe a honra de vestir o emblema Itachi na temporada seguinte.

Um outro fato curioso, é que no templo Yatagarasu-jinja, na cidade de Uda, província de Nara, existe uma estátua que faz referência ao mascote da JFA, onde é possível observar um corvo de três pernas com uma bola de futebol sobre a cabeça.

A imagem do corvo, além dos santuários, pode ser vista em uma série de itens de pré e pós-guerra japonês, como medalhas de honra e mérito.

Já a palavra Yata-Garasu, ainda foi traduzida como “corvo de oito pernas” (ou seja, grande corvo, o que pode ser entendido como algo supremo, divino e o numeral “oito”, significa dentro da numerologia japonesa como: “muitos”, “perfeito” ou “supremo”.

Mas o escudo atual dos “Samurais Azuis”, foi modificado recentemente, mas mudança já era prevista no plano de fortalecimento da marca firmado em 2005.

Atualmente o novo escudo, pode ser visto como uma atualização do modelo anterior, trazendo elementos que já eram presentes, como por exemplo, o fundo branco com uma faixa vertical vermelha e o Yatagarasu, ave símbolo do país.

E o que muda realmente é o formato do escudo, que ganha mais segmentos de reta, ao invés do formato arredondado, e o contorno dourado, substituindo o antigo amarelo.

O nome do país é grafado em inglês na parte de cima do escudo, enquanto a sigla JFA é colocada abaixo do Yatagarasu, em preto. A bola que a ave segura também mudou, passando a ser toda vermelha, diferentemente da antiga, que trazia gomas.

Emblema Seleção do Japão
Reprodução

Outro detalhe importante foi a mudança também dos logos importantes da associação, como o patch utilizado pelos juízes registrados, além da unificação dos logos que serão utilizados em eventos realizados com o apoio ou parceria da entidade, seja eles o próprio futebol, mas também o futsal e o futebol de areia.

Outra modificação feita pela JFA, foi em relação as quatro areas de atuação diferentes no futebol local, ou seja, a “Organization”, “Various Tournament”, “Various Projects” e “Japan Representatives”, que também ganharam novas logos e grafia nova.

Para explicar melhor todas essas mudanças, através de uma nota oficial, a JFA disse que, as novas logos marcas foram implementadas nos conceitos de “modernidade universal que continua a ser amada através dos tempos”, a “atitude sincera e espírito justo universal constantemente no cara a cara”, “desafiando o espírito a evoluir e se desenvolver”, “paixão”, “respeito” e “espírito familiar, confiança e segurança”.

Tabela Japão
Reprodução

Com todas essas mudanças já feita e consolidadas, em novembro do ano passado, a Adidas, fornecedora oficial de material esportivo da seleção japonesa, lançou os novos uniformes das seleções femininas e masculinas, essa inclusive, poderá ser vista na Copa do Mundo Rússia 2018.

Reprodução
Reprodução
logo rosa Japão
Reprodução
Andreas Borges
Andreas Borges, 24 anos, estudante do último semestre de Jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto e estagiário na rádio CBN. Louco por esportes principalmente futebol e desde pequeno acompanha os mais variados campeonatos ao redor do mundo. Procura entender como os fatores extra campo influenciam no rendimento de um time dentro de um jogo ou campeonato, também é apaixonado por analise tática e gestão esportiva. Fã do futebol de Cristiano Ronaldo, defende que Messi e CR7 não tem comparação por terem estilos diferentes e tem uma opção clara pela formação 4-4-2 diamante.

Artigos Relacionados