No apagar das luzes no Allianz Parque, o Palmeiras venceu o Cruzeiro na última segunda-feira (14) pelo Campeonato Brasileiro. A presidente Leila Pereira, como de costume, estava no estádio e publicou um vídeo nas redes sociais onde é abraçado por crianças. Um dos jovens torcedores palmeirenses fez um pedido inusitado para a mandatária do Alviverde: “Compra jogador! Compra, compra, por favor”, implorou o fã mirim.
A torcida do clube paulista adorou a atitude genuína da criança e exaltou o pedido. “Nasce um ídolo”, escreveu um palmeirense. “Alguém dá um prêmio para esse moleque”, brincou outro. Assista ao vídeo do momento inusitado.
https://twitter.com/gabrilamorim/status/1691251481423253505
Pedido do garoto tem motivo: Palmeiras contratou apenas dois jogadores em 2023
O pedido do jovem palmeirense não é em vão: o clube contratou apenas dois jogadores em 2023. Chegaram ao Alviverde, ambos em março, o titular pela ponta direita Artur, vindo do Red Bull Bragantino, e o colombiano Richard Ríos, após longa novela com o Guarani.
As poucas chegadas pesam porque, como campeão brasileiro em 2022, o Palmeiras perdeu os titulares Gustavo Scarpa e Danilo, ambos para o futebol inglês, além de reservas recorrentes na equipe, como Wesley e os mais recentes Giovani, Bruno Tabata e Rafael Navarro. Teoricamente, a lacuna de Scarpa, melhor jogador no último ano, foi preenchida por Artur, mas até hoje Abel Ferreira não tem um “camisa cinco” no meio-campo.
Por essa falta de substituto para Danilo, o treinador português teve que improvisar Zé Rafael na função desde o início do ano, ao lado de Gabriel Menino ou Ríos no meio. Na última janela de transferências, entre julho e o início de agosto, o clube ficou sem contratar pela primeira vez desde que a Crefisa começou a patrocinar, em 2015. Apesar das especulações de Jean Lucas (hoje no Santos), Walace, Wendel e Aníbal Moreno, os valores afastaram qualquer possibilidade de reforço.
Os movimentos tímidos no mercado de transferências incomodam a torcida, que promoveram protestos no Allianz Parque e nas redes sociais em 22 de julho, antes de um jogo pelo Brasileirão. Soma-se a essa pressão a aquisição de um avião por US$ 64 milhões (R$ 328 milhões) pela presidente Leila para os deslocamentos do Palmeiras.
Próximos jogos do Palmeiras
Com elenco enxuto, Abel terá que se virar no restante da temporada em busca de dois títulos possíveis: Brasileirão e Libertadores. O Alviverde conquistou no início do ano o Campeonato Paulista e a Supercopa, mas foi eliminado pelo rival São Paulo na Copa do Brasil.
No Brasileirão, a situação é complexa e apenas um segundo turno perfeito, somado a uma queda de desempenho do Botafogo, daria o bi ao Alviverde. Isso porque o time carioca soma 47 pontos, 13 a mais que o clube paulista.
Já na Libertadores, o Palmeiras “deu sorte” na chave e enfrenta o modesto Deportivo Pereira, da Colômbia, nas quartas de final, nos dias 23 e 30 de agosto. A decisão é no Allianz Parque. Caso avance, enfrenta Racing ou Boca Juniors. A suposta sorte alviverde seria porque os rivais com elenco mais capacitado estão do outro lado, casos de Fluminense e Internacional.
😍 ¡El camino a la #GloriaEterna! Así quedó el cuadro de Cuartos de Final de la CONMEBOL #Libertadores. pic.twitter.com/FvWlPafcbC
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) August 11, 2023
Veja os próximos compromissos do time de Abel:
- Cuiabá x Palmeiras – Campeonato Brasileiro – Arena Pantanal – sábado (19), às 18h30 (horário de Brasília);
- Deportivo Pereira x Palmeiras – Copa Libertadores – Estádio Hernán Ramírez Villegas – quarta-feira (23), às 21h30 (horário de Brasília);
- Palmeiras x Vasco – Campeonato Brasileiro – Allianz Parque – domingo (27), às 18h30 (horário de Brasília).