Nesta quinta-feira (21), o Palmeiras acertou o empréstimo da revelação do Vitória, de 20 anos, Luan. O jogador ficará no verdão até maio de 2020 e terá 50% do passe estipulado no valor de 3,5 milhões de euros. Como parte do acordo de cooperação, o clube paulista irá perdoar uma dívida de R$ 150 mil do rubro-negro, além do empréstimo de três ou quatro jogadores com salários pagos e parte dos direitos econômicos de Matheus Rocha, que chegou ao Barradão no início do ano.
Luan ganhou destaque internacional na Copa São Paulo de 2018, quando marcou um belo gol e chamou atenção do Barcelona. Pela equipe principal, o atacante sofreu com lesões que atrapalharam o desenvolvimento e não conseguiu ter sequencia. No ano de 2018, Luan jogou 17 partidas e marcou dois gols, um deles no Allianz Parque, no triunfo palmeirense sobre o Vitória, pelo placar de 3 x 2.
Vitória e Palmeiras fecham parceria de cooperação https://t.co/VT8iQTyd9A pic.twitter.com/6Lh8NDarlD
— EC Vitória (@ECVitoria) March 21, 2019
Palmeiras e Vitória também serão parceiros fora de campo. As duas instituições passarão a trocar informações nos departamentos de futebol e tecnologia. Recentemente, a relação entre as equipes têm aumentado. João Paulo Sampaio era coordenador das categorias de base do Vitória antes de assumir o Palmeiras, assim como Wesley Carvalho, ex técnico sub-20 do leão e Yan, revelação da base baiana, que está emprestado para o Estoril.
Em 2019, Luan fez apenas duas partidas. No duelo contra o Moto Clube, o atleta rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, após uma colisão com um atleta visitante, e se recupera no departamento médico do Vitória. Inicialmente, o Palmeiras não irá gastar para contar com Luan. O jogador será acolhido pelo verdão e só poderá jogar no segundo semestre de 2019.