Palmeiras e Corinthians fazem o primeiro dérbi entre os clubes no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado (29). A bola vai rolar a partir das 18h30, no estádio Allianz Parque, casa do Alviverde. Os dois times não venceram na 2ª rodada da competição, e vão em busca da reabilitação. O Verdão empatou, em 2 x 2, com o Vasco, após estar perdendo pelo placar de 2 x 0, e o Alvinegro foi derrotado pelo Goiás, de virada, jogando fora de casa. No meio da semana, os dois clubes tiveram compromissos pela Copa do Brasil, e se deram melhor, ambos se classificaram para a fase oitavas de final da milionária competição da CBF.
O Palmeiras viajou até Uberlândia, em Minas Gerais, para enfrentar o Tombense, e com um empate em 1 x 1, garantiu a vaga para a próxima fase. Já o Corinthians, venceu o Remo pelo placar de 2 x 0, igualou o placar agregado da eliminatória, já que tinha perdido o primeiro jogo pelo mesmo resultado em Belém, e avançou nas cobranças de pênaltis, com mais uma brilhante atuação de Cássio, que foi bem no tempo normal, e ainda defendeu uma penalidade durante a série decisiva.
A torcida do Palmeiras está em estado de graça com o time, que faturou o Paulistão em 2023, e vem competindo bem em todas as competições que disputa. Já o Corinthians, viveu dias de muita turbulência com a saída do técnico Cuca, com menos de duas semanas de trabalho, e corre nos bastidores para anunciar um técnico o quanto antes, sendo que o provável neste momento, seja Vanderlei Luxemburgo, que está sem time desde 2021. Apesar de estarem em situações diferentes, o dérbi entre Timão e Verdão é sempre equilibrado, e o resultado, muito surpreendente, na maioria dos casos.
O histórico do confronto quando é realizado no Allianz Parque mostra um equilíbrio para lá de impressionante. Inaugurado em 2014, Palmeiras e Corinthians já se enfrentaram no estádio em 11 oportunidades, com quatro vitórias para cada lado, e três empates, o Verdão marcou 13 gols, e o Timão 11, números que assustam, tamanha similaridade, no último jogo entre os times na casa do Alviverde, vitória dos palestrinos, pelo placar de 3 x 0, em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.
https://twitter.com/SofascoreBR/status/1652321006134886402
Palmeiras pode aumentar vantagem, e crise no maior rival
Sem perder para o Corinthians desde 2021, quando foi derrotado na Neo Química Arena pelo placar de 2 x 1, em jogo válido pela 22ª rodada do Brasileirão daquele ano, o Palmeiras está a quatro jogos seguidos sem perder para o Timão. Neste intervalo, o Alviverde venceu três jogos e empatou uma vez, no último encontro entre os dois times, que foi realizado em Itaquera, em jogo válido pelo Campeonato Paulista. Somando todos os jogos entre os dois clubes em todas as competições, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram em 331 oportunidades, com o Alviverde levando ampla vantagem em relação ao maior rival.
O Verdão venceu 120 vezes, contra 112 do Corinthians, e ainda houve mais 99 empates. Quando o assunto é o confronto entre os dois no Campeonato Brasileiro, a vantagem palmeirense diminui um pouco, são 21 vitórias do Alviverde, contra 18 do Alvinegro, e mais 20 empates, em 59 partidas. Caso vença e aumente o tabu diante do maior rival, o Palmeiras vai afundar o Corinthians ainda mais na crise, que pede a saída de Alessandro do departamento de futebol, e também do presidente Duílio Monteiro Alves.